Cuiabá

Novos ônibus garantem mais dignidade, conforto e segurança no transporte de trabalhadores da limpeza pública

Publicados

em


Jose Ferreira

Clique para ampliar

O modelo de gestão humanizada implantado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, que tem alcançado também os servidores públicos municipais, garantiu a renovação da frota de ônibus utilizados para transporte dos trabalhadores da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb). A entrega dos cinco novos veículos destinados para as equipes de limpeza foi realizada nesta terça-feira (12).

A substituição dos antigos ônibus é feita com o objetivo de melhorar as condições dos mais de 450 servidores que diariamente se deslocam para diversos pontos da cidade, visando solucionar as demandas das vias e outros equipamentos públicos. Além de assegurar mais conforto e segurança aos trabalhadores, os veículos são equipados com rastreadores que permitem o monitoramento em tempo real.

“Quando vi de perto o tipo e o estado dos ônibus que carregavam mulheres e homens que atuam na limpeza de Cuiabá, fiquei horrorizado. Me coloquei no lugar das pessoas e constatei que não era um tratamento digno. Para transformar a cidade, as melhorias têm de começar dentro de casa, dando dignidade, segurança e humanização. É o que representa a entrega desses cinco ônibus”, explica o prefeito Emanuel Pinheiro.

A entrega marcou ainda a apresentação da nova identidade visual da Limpurb que, de forma moderna e inovadora, marca uma virada de página na metodologia de atendimento das demandas de zeladoria e serviços urbanos. Conforme relatado pelo diretor-geral Júnior Leite, toda frota da empresa pública passa a ser totalmente adesivada com a marca da Prefeitura de Cuiabá, facilitando a identificação de cada um dos veículos.

“Seguindo a determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, toda frota da Limpurb está sendo renovada, identificada, e rastreada, para que possamos ter controle e gestão desses veículos. No caso dos ônibus, eles vão ofertar segurança e, principalmente, mais conforto para esses cidadãos que acordam de madrugada para que às 7h30 já possam estar nos locais de trabalho”, completa Júnior Leite.

A servidora Aline Meira é uma das dezenas de mulheres que todos os dias realizam serviços de limpeza e comemorou a chegada dos novos veículos. “Em nome da nossa equipe feminina, posso dizer que somos muito gratas, primeiramente, pela oportunidade de trabalhar e contribuir para a limpeza na nossa Capital. Com esses novos ônibus, a Limpurb está valorizando nosso serviço. O que queremos é cada dia dar o nosso melhor”, destacou.

Participaram da solenidade o secretário municipal de Governo, Luis Claudio, o adjunto de Governo, Wilton Coelho, o adjunto de Serviços Urbanos, Anderson Matos, o adjunto de Zeladoria, João Hauer, e o vereador Dídimo Vovô. Ainda estiveram presentes diversas lideranças comunitárias, o presidente da UCAM, José Mauricio, e o presidente da FEMAB, Walter Arruda. 

Comentários Facebook
Propaganda

Cuiabá

Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher promove roda de conversa com foco na melhoria dos entendimentos

Publicados

em

A Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica do município de Cuiabá realizou nesta quarta-feira (17) a roda de conversa “Conhecendo a rede de enfrentamento. A violência contra a mulher em Cuiabá”. O grupo é formado por representantes das secretarias municipais da Mulher, de Educação, e também de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência.

O objetivo do evento foi articular os diferentes setores, visando ampliar e melhorar a qualidade do atendimento e encaminhamento adequado dos casos de violência doméstica, por meio do debate sobre políticas públicas de humanização. Nas reuniões técnicas, os participantes da Rede também discutem os casos, formas, e os serviços oferecidos, além da capacitação dos servidores que trabalham diretamente com famílias.

Para a secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira, a meta é aprimorar e qualificar a Rede sob a perspectiva do trabalho em conjunto. Ela destacou que esta parceria foi construída e vem sendo fortalecida ao longo dos anos, o que, segundo ela, demonstra que a gestão Emanuel Pinheiro tem sido sensível e se preocupa com este assunto.

“Aqui estão servidores de toda rede de assistência social. Nós tivemos várias rodas de conversa ao longo do ano e, com o novo concurso, muitas mudanças aconteceram, novos profissionais chegaram para somar. Por isso, este é um momento oportuno para que possamos capacitar e fazer com que esses servidores repliquem nas suas unidades de trabalho as informações colhidas”, afirmou.

De acordo com a secretária da mulher, Cely Almeida, é fundamental reunir a rede de apoio, para que discussões e políticas públicas efetivas sejam desenvolvidas. Ela ainda enfatizou que é preciso encorajar e empoderar a mulher que se encontra em uma situação de violência. “Não queremos que a mulher que já foi vítima de violência se afaste. Queremos mostrar que estamos à disposição para o que precisar e que oferecemos a ela toda uma equipe de apoio”, relatou.

Conforme a assessora de Políticas Públicas para Mulheres, Elaine Aparecida, a rede consiste em possibilitar que todos os equipamentos do Município estejam aptos para atender às mulheres vítimas de violência. “Se a mulher vítima de violência procurar atendimento no CREAS ou demais atores que integram a Rede, será orientada como proceder e, automaticamente, encaminhada para a Saúde e outros órgãos públicos caso seja necessário”, exemplificou Elaine.

Segundo a psicóloga Marialice Mundim, essa construção de uma rede de enfrentamento à violência contra mulher é extremamente importante e vem ao encontro do que uma gestão humanizada prioriza. Ela reforçou ainda que essa forma de atuação proporciona enormes avanços para as famílias que ainda vivem nesse ciclo de violência.

“Temos uma rede protetiva integrada, capacitada e extremamente engajada, o que nos proporciona avançar em união e definição de fluxo, nos capacitando para oferecer cada vez mais atendimento, acolhimento e proteção para estas mulheres “, concluiu Marialice.

Também estiveram presentes no evento a delegada titular da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM), Jozirlethe Criveletto, a Defensora Pública de Mato Grosso, Rosana Leite, Tenente Coronel PM Emirella Martins, Secretária-adjunta Municipal de Educação, Débora Marques Vilar, A juíza da 1ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Cuiabá, Ana Graziela Vaz, representantes da Secretaria Municipal de Saúde e Espaço de Acolhimento da Mulher.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

TECNOLOGIA

MATO GROSSO

Política Nacional

Mais Lidas da Semana