BRASIL E MUNDO

Novo presidente da Colômbia quer reatar relações com os Estados Unidos

Publicados

em

source
Gustavo Petro, senador e candidato eleito à Presidência da Colômbia
Reprodução

Gustavo Petro, senador e candidato eleito à Presidência da Colômbia

Após ser eleito presidente da Colômbia neste domingo (20), Gustavo Petro concretiza a chamada ‘onda rosa’ – nome atribuído à crescente dominância da esquerda nos governos sul-americanos.

Com isso, a possibilidade de novas trocas entre os líderes da América do Sul e de outros países está cada vez mais próxima – inclusive, é um dos objetivos do novo presidente colombiano, que quer abrir uma nova página nas relações entre a Colômbia e os Estados Unidos.

A nação – que pela primeira vez tem um presidente de esquerda – é a aliada mais próxima de Washington na região já há alguns anos. Mas a eleição do ex-guerrilheiro de esquerda para o cargo mais alto do país pode trazer mudanças drásticas para essa relação.

Em entrevista à CNN na semana passada, Petro disse que tem o objetivo de renegociar os acordos comerciais da Colômbia com os EUA.

De acordo com o Petro, a renegociação vai girar em torno de três questões principais: a proteção da floresta amazônica; o fim da guerra causadas pelas drogas; e afastar a economia colombiana de projetos extrativistas, como combustíveis fósseis.

Mesmo que os objetivos traçados sejam de comum interesse entre as duas nações, as futuras conversas com o presidente dos EUA, Joe Biden, provavelmente serão difíceis para Gustavo Petro: os dois líderes têm convicções opostas em algumas questões de bastante influência, como as relações com a Venezuela.

Mesmo tentando se distanciar do regime do venezuelano de Nicolas Maduro durante sua campanha eleitoral, Petro é um dos apoiadores do reconhecimento de Maduro como presidente do país, algo que a Casa Branca é contra.

Apesar dos possível impedimentos, Petro tem seus próprios aliados em Washington – ele disse à CNN que conversa “muitas vezes” com o senador dos EUA Bernie Sanders e se encontrou pessoalmente no início deste ano com o Progressive Caucus, um grupo de representantes de esquerda dos EUA.

O mais novo presidente da Colômbia também falou que pretende criar uma nova aliança progressista na América do Sul. Essa nova união provavelmente envolveria o presidente chileno Gabriel Boric e o presidente argentino Alberto Fernandez.

Durante a Cúpula das Américas, que aconteceu em Los Angeles no início de junho, Biden provocou oposição entre alguns líderes latino-americanos ao barrar Cuba, Nicarágua e a Venezuela de participarem do evento.

Em solidariedade aos países excluídos, o presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador decidiu por não participar inteiramente do evento. Petro, por outro lado, disse que ele teria comparecido de qualquer maneira.

“Claro”, disse ele. “Eu teria dito a Biden que era errado não convidar alguns países, mas nunca recusaria uma oportunidade de diálogo”, disse à CNN.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Mundo

Comentários Facebook
Propaganda

BRASIL E MUNDO

Programa de Transformação Digital aproxima a gestão municipal e o povo

Publicados

em

Sede da Prefeitura de São Paulo
Divulgação/SMTUR

Sede da Prefeitura de São Paulo

A busca pela melhoria dos processos e das ferramentas de atendimento ao Cidadão é um dos objetivos do novo Programa de Transformação Digital.

O decreto que cria a iniciativa, liderada pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), foi assinado nesta quinta-feira (18) pelo prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.

A medida também tem a meta de melhorar o relacionamento da gestão municipal e o cidadão comum, além de usar a tecnologia e a inovação como instrumento de inclusão, diminuindo as desigualdades na cidade.

Para o prefeito Ricardo Nunes, a Secretaria de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) será um dos órgãos com os maiores desafios na questão da transformação digital. “Ninguém aguenta mais a burocracia, um dos maiores inimigos da cidade hoje”, afirmou o prefeito.

“Já avançamos muito, por exemplo, no caso da abertura de empresa. Antes, demorava 100 dias e, hoje, você faz em 23 horas. Porém ainda temos muito para progredir, precisamos ter mais agilidade. Mas estamos no caminho certo”, finalizou o prefeito Ricardo Nunes.

O Programa de Transformação Digital é baseado em um conjunto de diretrizes relacionadas à prestação de serviços digitais e às plataformas de governo digital.

“O mais importante com a assinatura do decreto é caminhar para uma aproximação maior dos serviços do município com o cidadão, com humanização e padronização.”, avalia o secretário municipal Juan Quirós.

Outro ponto do Programa de Transformação Digital será o aprimoramento das capacidades internas dentro da administração municipal. A iniciativa vai facilitar a implantação de ferramentais digitais, que darão agilidade a implantação de avanços de tecnologia e inovação.

A criação do Programa é mais um passo importante na transformação digital da cidade, afirmou a secretária municipal de Gestão. “A digitalização permitirá ao cidadão receber um serviço com igualdade”, destacou Márcia Arruda.

InspiraSAMPA

Nesta quinta-feira, também foi lançado o InspiraSAMPA, uma parceria da Prodam com a Secretaria de Inovação e Tecnologia (SMIT) e o Conecta.HUB.SP.

Trata-se de um centro de excelência em tecnologia e inovação com base nos pilares ESG (environmental, social, and corporate governance). Estará localizado na Rua Líbero Badaró, 425, 6°andar – Centro Histórico.

O objetivo é criar um ecossistema que promova a inovação em tecnologia da informação para a cidade de São Paulo, integrando iniciativas e soluções com a participação do poder público, grandes empresas de tecnologia, universidades e demais entidades interessadas.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Nacional

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

TECNOLOGIA

MATO GROSSO

Política Nacional

Mais Lidas da Semana