AGRO & NEGÓCIO

Novas publicações técnicas Embrapa uva e Vinho – novembro 2021

Publicados

em


Comentários Facebook
Propaganda

AGRO & NEGÓCIO

Versão atualizada do livro “Doenças do Tomateiro” amplia a abordagem sobre novas variantes de doenças que ameaçam a tomaticultura

Publicados

em


A produção de tomate, uma das principais hortaliças na mesa do brasileiro, é ameaçada por centenas de doenças causadas por vários tipos de patógenos, como fungos, oomicetos, bactérias, vírus e nematoides. Existem ainda os distúrbios fisiológicos, também chamados de doenças abióticas, que, juntas, provocam grandes perdas de produtividade, além de afetarem a qualidade do produto.

A correta identificação das causas das doenças e indicações de formas sustentáveis para seu controle foram a mola propulsora para a elaboração da terceira edição do livro “Doenças do Tomateiro”, lançado pela Embrapa Hortaliças no final de 2021. Nesta edição, os autores esclarecem sobre as variantes dos patógenos, que passaram a inviabilizar algumas tradicionais formas de manejo, como o uso de cultivares resistentes e o controle químico. Também foram destacadas algumas mudanças taxonômicas recentes que dificultaram o diagnóstico correto das doenças.

“Não foram incluídas novas doenças, mas introduzidas novidades sobre a manifestação daquelas já conhecidas em virtude do aparecimento de variantes dos patógenos, melhor caracterizados por meio de técnicas modernas de biotecnologia, e de uso de novas cultivares”, explica o pesquisador da Embrapa Hortaliças Carlos Alberto Lopes, editor técnico do livro. Ainda dentro desse contexto, ele chama a atenção para a possibilidade do surgimento de outras novas variantes como consequência de alterações no clima.

“Há fortes evidências de que novas variantes de patógenos conhecidos e novos patógenos deverão aparecer em função das mudanças climáticas – alguns desses, hoje secundários, poderão se tornar relevantes”, avalia o pesquisador.

Temas

A partir da temática “Fatores ou condições que influenciam a ocorrência de doenças na produção de tomate e medidas gerais de prevenção e controle”, o livro descreve, em nove capítulos, as doenças do tomateiro com seus patógenos, sintomas e respectivos controles, que implicam na adoção de medidas, de forma integrada, para evitar a ocorrência ou mesmo o descontrole.

O primeiro capítulo ocupa uma boa parte do livro, já que contempla as 15 doenças causadas por fungos e oomicetos, microorganismos apontados como os maiores inimigos da tomaticultura. Os capítulos seguintes abordam as doenças causadas por bactérias, vírus e nematoides, os distúrbios fisiológicos e as doenças pós-colheita. “Também foram incluídas informações de manejo integrado visando à produção de tomates orgânicos ou com maior garantia de ausência de resíduos de produtos químicos, face ao aumento da demanda desses produtos pela sociedade”, sublinha Lopes.

Contribuição da pesquisa

O tomate ocupa no País a 9ª posição na produção mundial, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), com cerca de dois milhões de toneladas anuais, quando somados o tomate de mesa e o tomate para processamento industrial.

Para o pesquisador, a contribuição da pesquisa para os avanços da tomaticultura no Brasil tem sido realizada por meio de diversas trilhas, notadamente monitorando o aparecimento das novas doenças, com um enfoque na resistência genética, pelo uso de técnicas modernas de melhoramento, além de formas menos agressivas de controle químico, com a busca do aprimoramento do controle biológico.

“Adicionalmente, estamos trabalhando com o desenvolvimento de novas ferramentas de biotecnologia para o controle específico de doenças e pragas via ampliação dos mecanismos de proteção natural das plantas”, registra Lopes.

Serviço

Para aquisição da versão impressa, o endereço é BR 060, Rodovia Brasília-Anápolis, km 09, Fazenda Tamanduá. Caixa Postal 218 – 70.275-970 Brasília-DF. Telefone (61) 3385-9110 ou  https://www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Fonte: Embrapa

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana