Cuiabá

Nota oficial sobre a questão envolvendo convênios entre a Prefeitura de Cuiabá e Governo do Estado

Publicados

em

Nota à Imprensa 

– A Prefeitura de Cuiabá vem a público esclarecer que o governador do Estado de Mato Grosso atua de maneira irresponsável ao propagar inverdades que servem a finalidade eleitoreira. 

– A gestão atua em observância à legislação e cumpre ritos e prazos devidamente constituídos, tendo como premissa o bem-estar coletivo, verdadeiro sentido de uma administração pública.  

– A tentativa de macular a gestão e induzir a população ao erro, somente evidenciam o desrespeito aos mais de 600 mil cidadãos que aqui residem, trabalham e são personagens fundamentais na construção de um Estado cada vez melhor. 

– Diferentemente do que foi propagado, a Prefeitura enfatiza que as certidões exigidas pelo sistema SIGCom-MT para celebração de convênios entre o Estado e Municípios estão todas dentro do prazo de validade. 

– Destaca que dentro do próprio sistema é possível constatar a validade de todos esses documentos. 

– O que existe atualmente é um impeditivo à habilitação plena por pendências na prestação de contas em convênios firmados em 2012 e 2015, esse último ano em que o atual governador do Estado ocupava o cargo de prefeito de Cuiabá. 

– Importante ressaltar que o vice-prefeito José Roberto Stopa entregou todos os projetos, atendendo também dessa forma os requisitos que são estabelecidos pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra).

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Propaganda

Cuiabá

Escola municipal ganha espaço literário organizado com material reciclado

Publicados

em

Uma iniciativa de incentivo à leitura está mobilizando estudantes, equipe gestora e a comunidade escolar da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Professora Orzina de Amorim Soares, localizada no bairro Jardim Vitória. A unidade, que atende 665 estudantes, da Pré Escola ao 5º Ano, ganhou um novo espaço literário. Organizada com material reciclado, a sala possui um ‘Cantinho Cuiabano’, com 20 livros de autores mato-grossenses, espaço para contação de histórias e também um teatrinho. Tiodos os materiais utilizados na montagem do espaço foram reaproveitados com moveis e caixas, organizados pelos profissionais da unidade.

O diretor escolar, José Paes explicou que o projeto, conta com o apoio de todos os profissionais e tem como objetivo, despertar nos estudantes, o hábito e o gosto pela da leitura. “As bibliotecas são as principais fontes de conhecimento da humanidade e, esse espaço, dentro da escola, é essencial. A nossa unidade pertence a uma comunidade carente onde a cultura é diversificada, porém o hábito da leitura ainda não faz parte do seu cotidiano. A escola vem fazendo um papel muito importante para o desenvolvimento educacional dessa comunidade. E, é na escola, muitas vezes, que se oportuniza o único contato com a leitura na vida das crianças”, disse José Paes.

A coordenadora pedagógica da EMEB Profª. Orzina de Amorim Soares, Suênia Corrêa da Silva Santos contou que a escola desenvolve vários projetos de leitura. “A ‘Mala Viajante’ disponibiliza livros de literatura infantil periodicamente para que os estudantes leiam em casa com a participação da família. Para atingir esse objetivo, é utilizada uma maleta decorada onde serão colocados os livros previamente escolhidos pelas professoras de acordo com a faixa etária de cada turma. O projeto atende todos os estudantes, da Pré-escola ao Ensino Fundamental”, explicou a coordenadora pedagógica, Suênia Corrêa da Silva Santos.

Os projetos de leitura são organizados pelos professores das turmas, porém, visando ampliar o acesso à literatura, os profissionais sonhavam com um espaço dedicado aos estudantes. “Esse projeto se tornou possível com o novo espaço literário, um lugar que foi abraçado pela equipe gestora e a comunidade interna da escola com muito carinho e, vem sendo organizado para que as crianças possam interagir e ter um espaço de viagem na literatura, pois é lendo que se aprende a ler e se desenvolve a paixão pela leitura”, contou a técnica de Multimeios Didáticos (TMD), Rosimeire Maria de Amorim.

A professora Maria dos Santos Ribeiro destacou a importância da leitura para a alfabetização dos estudantes. “A ambiência adequada favorece o processo ensino aprendizagem e podemos observar os resultados na sala de aula. As crianças tiveram um ganho na alfabetização com os projetos de incentivo à leitura”, disse ela.

Os estudantes Helena de Amorim Bezerra e João Ricardo Oliveira da Silva disseram adorar o espaço. E, para agradecer, leram poesias e participaram da contação de histórias organizada para comemorar a abertura da sala literária.

 

.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

TECNOLOGIA

MATO GROSSO

Política Nacional

Mais Lidas da Semana