mato grosso

Museus estaduais têm programação especial e gratuita ao público

Publicados

em

Debates, exposições, visitas mediadas e oficinas integram a programação da 20ª Semana Nacional de Museus oferecidas em Cuiabá até domingo (22.05). O evento nacional este ano traz o tema ‘O Poder dos Museus’ e conta com participação do Museu de História Natural de Mato Grosso e Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

As atividades oferecidas são gratuitas à população.

No Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, a programação inclui debates com os temas ‘Mulheres de museus, patrimônio e cultura’, ‘Mulheres e o poder da cultura’ e ‘Café filosófico: mulheres e o poder da comunicação’. Durante o evento, o espaço cultural oferece outras atividades de reflexão sobre identidade, resistência e inclusão. Também haverá contação de histórias, visitas mediadas, tour virtual pelas exposições permanentes e temporárias. Inscrições aqui: https://linktr.ee/masmt

Durante o evento nacional, o Museu de História Natural de Mato Grosso traz a mesa redonda “O potencial transformador dos museus em Cuiabá: passado, presente e futuro’, além das visitas mediadas, oficina de customização de camisetas e exibição de filme. As inscrições podem ser feitas por este link: https://bit.ly/3wyDJ1B

A programação completa, incluindo outros museus em Mato Grosso e no restante do país, pode ser acessada AQUI.

A Semana Nacional dos Museus é realizada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e este ano reúne 877 instituições de 379 cidades do país. O tema ‘O Poder dos Museus’ remete ao papel transformador dos museus por meio da pesquisa, preservação, conservação, educação, comunicação, ação cultural, gestão, inovação tecnológica, cumprimento de suas funções sociais e criação de repertórios para o futuro.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Propaganda

Louvada Porter

Com inspiração inglesa, Louvada lança nova cerveja escura

Publicados

em

Malte de cevada, malte torrado, lúpulo, água e levedura. Esses são os ingredientes básicos que dão origem à cerveja “Porter”, novo estilo criado pela Louvada. O rótulo recém chegado conta com um sabor adocicado, teor alcoólico menor e tem aroma que lembra castanhas e chocolate. Uma combinação perfeita para os amantes da bebida de coloração escura. 

O estilo Porter foi criado ainda no século XVII, no Reino Unido, por trabalhadores portuários ingleses e irlandeses. Desde então, seu sabor foi rapidamente apreciado e a fórmula passou a ser difundida mundialmente.  

“A gente sempre teve essa vontade de produzir uma cerveja escura nossa e, hoje, conseguimos concretizar a Porter. Ela é diferente das tradicionais escuras artesanais, pois é mais adocicada, achocolatada e apresenta teor de álcool mais baixo, em torno de 5.4%, ou seja, é bem leve. O IBU dela – International Bitterness Units, escala que mede intensidade de amargor – é de 15, então, é uma bebida com drinkability muito alto”, explica Paulo Fortunato, sócio e diretor de produção da Cervejaria Louvada.

Para chegar à fórmula da Louvada Porter foi feita a combinação de sete diferentes tipos de maltes, incluindo o malte torrado que dá à tonalidade escura à cerveja. Quem provar poderá conferir que a cerveja harmoniza muito bem com alimentos como pudim de leite, brownie, petit gateau, carnes e vegetais grelhados. “Estamos com uma expectativa muito boa de que ela terá uma grande aceitação entre o nosso público. Para nós, o resultado da receita foi inspirador”, considera Fortunato. 

A bebida já pode ser conferida entre os mais de 20 rótulos artesanais que são comercializados pela Louvada. 

Premiadas

Primeira cervejaria artesanal de Cuiabá, a Louvada é a mais premiada do Centro-Oeste. Somente em 2021, foram 23 medalhas conquistadas e a marca ocupa sempre lugar de destaque, tanto nos concursos nacionais, quanto internacionais. Ao longo dos sete anos de história, a empresa conquistou reconhecimento do público, se firmando entre as mais bem aceitas no mercado. 

Recentemente, a empresa participou do World Beer Awards, que é considerado uma das disputas internacionais mais importantes no segmento. Entre as cervejas premiadas, a IPA, a Hop Lager e a Low. “Temos muito zelo quando elaboramos nossos produtos, então, quando conquistamos esses prêmios, é a validação do trabalho que estamos realizando”, ponderou Paulo Fortunato.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

TECNOLOGIA

MATO GROSSO

Política Nacional

Mais Lidas da Semana