cultura

Museologia é tema de lives transmitidas pelo projeto “MASMT em Casa”

Publicado


.

A museologia, ciência que estuda a organização e funcionamento dos espaços de preservação de memórias, será tema da programação desta semana do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso (MASMT).

Com convidados especialistas na área, o equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) exibe no projeto MASMT em Casa uma série de lives sobre algumas das muitas possibilidades de um museu.

Quarta-feira (29.07): Os museus como espaços de pesquisa:  notas sobre antropologia, arte sacra e patrimônio cultural

Discutindo a potencialidade da realização de pesquisas em museus, a doutora em antropologia, Lilian Alves Gomes, aborda questões que articulam antropologia, história da arte, da igreja católica e do patrimônio cultural no Brasil.  Na live, a pesquisadora fala de sua experiência de investigação sobre objetos originalmente concebidos para fins rituais e que posteriormente foram deslocados para locais de guarda e exposição, tais como museus e casas de colecionadores. 

Quinta-feira (30.07): Decolonialismo e culturas afro-diaspóricas, caminhos para uma museologia das encruzilhadas

Com a participação do doutor em Museologia e Patrimônio Interinstitucional, Diogo Jorge de Melo, a live aborda conceitos de museologia das encruzilhadas e questões decoloniais, de gênero e antirracistas. O tema é tratado por meio do panorama da pesquisa de tese e apresentação do projeto de extensão museu virtual Surrupira de Encantarias Amazônicas da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Sexta-feira (31.07):  Plano Museológico – aspectos do planejamento em tempos de pandemia

O museólogo Márcio Rangel mostra o papel estratégico do planejamento na consolidação e desenvolvimento dos museus. Pesquisador titular do Museu de Astronomia e Ciências Afins, o convidado expõe ainda a verificação de que instituições com planejamento estruturado conseguem passar com mais estabilidade pelos períodos de crise.

MASMT em Casa

A programação atual complementa a da semana anterior que também oportunizou o acesso a informações sobre museologia e patrimônio. Os vídeos passados podem ser acessados no IGTV no perfil do Museu de Arte Sacra no Instagram (@museudeartesacramt). Na mesma rede social são transmitidas as lives desta semana, sempre às 19h

O projeto “MASMT em Casa” também contempla a divulgação do quadro “Você Sabia? ” que nesta semana exibe curiosidades sobre imagens de Sant’Ana. E no domingo, a programação é encerrada com a a ação ‘Contos da Minha Cidade’, em que as pessoas são incentivadas a postar fotos e vídeos que falem sobre a história, pontos turísticos ou causos de seu município.

 

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade

cultura

Escritor lança livro espírita e reverte valor da venda às Obras Sociais Mãe Zeferina

Publicado

Voltado às causa sociais, o escritor Adhemar Fraga lança, nesta terça-feira (27),  o livro espírita Ninguém Nasce Pronto. O evento acontece na Livraria Janina, da Avenida Getúlio Vargas, a partir das 16h. O valor arrecadado com a venda da obra será destinado para as Obras Sociais Mãe Zeferina, que mantêm o Educandário Mãe Zeferina. O lançamento também acontece, com a presença de Adhemar, na sede das Obras, às 19h, na  Avenida Capivari Parque Geórgia, nº 166.   

“Além de conhecimento, as pessoas que adquirirem a obra vão ajudar manter este lindo projeto, que  hoje já atende mais de 100 crianças do jardim I até o quinto ano do ensino fundamental”, elucidou Adhemar. O escritor ainda acrescenta que, além do educandário, as Obras Mãe Zeferina promovem atividades para mais 25 crianças no período vespertino. ” Elas saem das escolas de bairros adjacentes e passam a tarde em atividades na quadra do projeto, pontua.

Os leitores  também encontrarão a obra na Livraria Casa dos Concursos, localizada à Avenida General Melo, 590, e ainda podem adquiri-la pelo WhatsApp (65) 99913-9463, pelo valor de R$ 44,90.

Após esta terça, Adhemar estará presente também para encontros com leitores,  no dia 29 de outubro, às 17h, na unidade Janina do Shopping Pantanal;  30 de outubro, às 16h, novamente unidade Janina da Getúlio Vargas, e no dia 3 de novembro, às 19h volta ao Educandário Mãe Zeferina, na  Avenida Capivari Parque Geórgia, nº 166, Cuiabá. 

Sobre a obra: Ninguém Nasce Pronto é uma obra literária de autoajuda e espiritualista, tomando por base a Primeira e a Segunda Revelação Divina  na terra, no preâmbulo dos anos desconhecidos de Moisés, Jesus e Maria Madalena. A partir de suas excepcionais  origens, suas árduas e exitosas trajetórias, que os credenciaram em transformar resultados adversos em retumbantes vitórias, tendo ambos percorrido longas e dificultosas distâncias pelos principais povos e reinos da terra de sua época.

Para conhecer mais detalhes sobre as ações desenvolvidas pelas Obras Sociais Mãe Zeferina, acesse @maezeferinacuiaba

Serviço

O que: Lançamento Livro Ninguém Nasce Pronto

Onde: Livraria Janina, avenida Getúlio Vargas 

Quando: 27 de outubro, a partir das 16h

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Agronegocio

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana