CIDADES
Municípios poderão acompanhar transações financeiras com cartões

As Fazendas Públicas Municipais poderão ter acesso às informações das transações financeiras com cartões de débito e crédito ocorridas em âmbito local depositadas na base de dados da Secretaria de Estado de Fazenda. A medida valerá a partir de dia 1º de janeiro de 2021 e vai possibilitar a fiscalização da arrecadação do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISSQN. Os procedimentos necessários para o acompanhamento estão estabelecidos na Portaria nº 219/2020, da Sefaz.
A Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM elaborou uma nota técnica para orientar os prefeitos sobre o assunto. O documento esclarece que uma das exigências para possibilitar o acompanhamento é um Termo de Cooperação para intercâmbio de dados cadastrais e de informações econômico-fiscais, entre a Sefaz e o município. A Secretaria disponibilizará sistema eletrônico com acesso restrito, de forma que os servidores municipais habilitados efetuem consultas e baixem arquivos com informações relativas às transações financeiras com cartões de débito e crédito.
Cabe ao prefeito e ao secretário de Finanças requererem à Sefaz, por meio de processo eletrônico, o cadastramento e habilitação dos servidores que serão autorizados a acessarem a base de dados da Secretaria. O acesso ao Sistema Declaração de Meios de Pagamento – DIMP somente será concedido a servidor municipal efetivo ou comissionado, desde que vinculado à área de Administração Tributária da prefeitura.
A AMM recomenda aos atuais gestores e, em especial, aos gestores eleitos e reeleitos, a leitura integral da Portaria nº 219/2020 e as providências necessárias para possibilitar o acompanhamento da receita municipal.

CIDADES
Prefeituras devem ficar atentas aos questionários sobre a campanha de vacinação contra Covid-19

A Associação Mato-grossense dos Municípios-AMM, atenta as medidas em relação ao combate à pandemia da Covid-19, divulga para os gestores municipais, a alerta do Tribunal de Contas do Estado-TCE, quando ao preenchimento dos questionários referentes a campanha de vacinação contra o coronavírus. O prazo para responder os questionários será encerrado nesta quinta-feira, 15 de abril.
O Tribunal de Contas de Mato Grosso encaminhou anteriormente um ofício circular para as prefeituras, solicitando que preencham dois questionários sobre a campanha de vacinação contra a Covid-19.
Conforme o levantamento, foram 136 respostas incompletas no questionário 1, tendo apenas 36 respostas completas e finalizadas. Já no questionário 2, foram 109 respostas incompletas, sendo somente 13 de completas. Ou seja, das 294 respostas, são válidas apenas 49 respostas.
O questionário 1 referente a pré-campanha e planejamento, tem como objetivo mapear e conhecer os planos municipais para a operacionalização da campanha de vacinação contra a Covid-19, bem como servir como um roteiro orientativo para os municípios que não formalizaram seu planejamento.
Quanto ao questionário 2 referente a campanha de vacinação e execução, visa mapear e conhecer os procedimentos e as ações para execução da campanha de vacinação nos municípios, independentemente da existência ou publicação de um plano formal para a campanha.
O resultado dos questionários servirá como base para o planejamento das ações dos Tribunais de Contas relacionadas à continuidade, eficiência e eficácia da campanha de vacinação, além de servir como uma fonte de boas práticas a serem recomendadas para outros municípios brasileiros.
Os gestores que tiverem dúvidas podem entrar em contato com a Secretaria de Tecnologia da Informação, através do telefone 65-3613-7639 ou pelo e-mail [email protected].
-
turismo7 dias atrás
Quer estudar fora? 5 dicas para planejar um intercâmbio pós pandemia
-
BRASIL E MUNDO7 dias atrás
Caso Henry: após enterrar filho, namorada de Jairinho foi a salão de beleza
-
Cuiabá7 dias atrás
Vídeo da PM homenageando os 302 anos de Cuiabá, viraliza na internet
-
BRASIL E MUNDO7 dias atrás
Dr. Jairinho: quem é o médico e vereador preso suspeito de matar o enteado
-
turismo4 dias atrás
Turismo criativo: roteiro focado no aprendizado sobre os destinos e mão na massa
-
artigos6 dias atrás
O novo anormal
-
MULHER6 dias atrás
6 deliciosas receitas com mortadela para fugir dos lanches
-
artigos6 dias atrás
100 dias de trabalho, trabalho e muito trabalho