Pesquisar
Close this search box.

municipios

Município supera média nacional no total de indicadores da educação

Comparando com a avaliação do ano anterior, Santa Rita do Trivelato tem se mantido melhor que a média Brasil nos 10 indicadores desde 2013

Publicados

em


Assessoria

Santa Rita do Trivelato

Santa Rita do Trivelato (MT)

O município de Santa Rita do Trivelato superou a média brasileira em todos os indicadores da educação no ano de 2017. Somando os pontos de cada item analisado, o município obteve nota 10. Desde 2013, o município vem apresentando resultados excelentes no setor, conforme destacou o conselheiro interino Isaías Lopes da Cunha, relator das contas anuais de governo do município, referentes ao ano passado (Processo nº 75426/2017).

 

De acordo com o relator, comparando com a avaliação do ano anterior, Santa Rita do Trivelato tem se mantido melhor que a média Brasil nos 10 indicadores desde 2013, Em relação ao desempenho de 2016, o município apresentou melhora em dois indicadores e piorou em outros dois. Foram eles: taxa de reprovação até a 4ª série, ou 5º ano; e taxa de reprovação da 5ª à 8ª série ou do 6º ao 9º ano. Seis indicadores analisados mantiveram o desempenho anterior.

 

Ao votar pelo parecer favorável à aprovação das contas do município, em consonância com o parecer ministerial, o relator recomendou ao gestor, Egon Hoepers, que adote providências no sentido de aperfeiçoar o desempenho dos indicadores educacionais, implementando programas capazes de melhorar a qualidade do ensino, principalmente em relação aos índices que pioraram em relação à avaliação anterior do seu próprio desempenho.

 

Já na área da saúde, o município vem apresentando quedas. Em 2014 e 2015, a soma dos indicadores totalizou oito. Em 2016 caiu para sete e agora teve nova queda, chegando a seis. “Diante dessa exposição, alerto o gestor acerca da importância de melhorar os indicadores que estão abaixo da média nacional e aqueles que repercutiram negativamente, comparando com o seu próprio desempenho, praticando atos eficazes, dentro do seu poder discricionário, a fim de reverter as situações negativas detectadas”, pontuou o relator no voto.

 

As contas anuais de governo de Santa Rita do Trivelato foram apreciadas na sessão ordinária do Tribunal Pleno desta terça-feira (21/08). O voto do relator foi acompanhado pela unanimidade do Pleno.

 

Comentários Facebook
Propaganda

marcelandia

Trator usado para desmatamento ilegal é apreendido em Mato Grosso

Publicados

em

A Diretoria de Unidade Desconcentrada da Secretaria de Estado de Meio Ambiente em Guarantã do Norte, em parceria com Polícia Judiciária Civil, apreendeu madeira oriunda de desmatamento ilegal e um trator de lâmina na região de Analândia do Norte, distrito de Marcelândia.

Após recebimento de denúncia na linha verde do Ibama, uma equipe de fiscalização da Sema e PJC flagrou a exploração seletiva de itaúbas durante a Operação Amazônia, realizada na região nesta semana.

Na ação, os agentes constataram a existência de uma estrutura organizada para a prática de crimes ambientais, contando com um acampamento completo e estruturado na área de mata.

Foram apreendidos, aproximadamente 600, lascas de itaúba, um trator CBT e diversos petrechos utilizados para a prática criminosa, como ganchos, correntes e ferramentas.

O acampamento foi completamente inutilizado. As multas ainda estão sendo calculadas pelos agentes ambientais.

Operação Amazônia

A Operação Amazônia foi colocada em prática por órgãos estaduais e federais, sob a coordenação da Sema. Desde o início da gestão, os investimentos para ações de combate ao desmatamento e incêndios florestais somais mais de R$ 240 milhões.

As equipes têm como auxílio equipamentos de monitoramento em tempo real por satélite de todo o território de Mato Grosso e mantêm fiscalização contínua no local onde é identificado o crime ambiental.

A ferramenta, contratada pelo programa REM, age de forma preventiva, minimiza os danos, aumenta a celeridade na resposta, facilita a responsabilização e permite o embargo da área de forma imediata por meio do monitoramento diário e alertas semanais de desmatamento.

Os agentes também apreendem e removem máquinas flagradas em uso para o crime, efetivando a responsabilização, já que a apreensão de bens promove a descapitalização do infrator.

Denúncias

Os crimes ambientais devem ser denunciados à Ouvidoria Setorial da Secretaria de Estado de Meio Ambiente pelo 0800 065 3838, pelo aplicativo MT Cidadão ou em uma das regionais da Sema.

Quem se deparar com um crime ambiental também pode denunciar à Polícia Militar, pelo 190.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

TECNOLOGIA

Mais Lidas da Semana