cultura

Município aplicará lei emergencial de apoio aos trabalhadores do segmento de Cultura

A Lei Aldir Blanc, como ficou conhecida a Lei Federal 14.017/2020, que tem como objetivo central estabelecer ajuda emergencial para artistas, coletivos e empresas que atuam no setor cultural e atravessam dificuldades financeiras diante da pandemia da Covid-19

Publicado

Por Fred Nogueira

.
A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer por meio da Superintendência de Cultura, tem atuado junto ao Governo Federal para garantir a efetivação e a aplicação dos recursos provenientes da Lei Aldir Blanc para a comunidade artística e cultural de Várzea Grande.

A Lei Aldir Blanc, como ficou conhecida a Lei Federal 14.017/2020, que tem como objetivo central estabelecer ajuda emergencial para artistas, coletivos e empresas que atuam no setor cultural e atravessam dificuldades financeiras diante da pandemia da Covid-19, e  prevê auxílio de R$ 600,00 reais mensais aos profissionais do setor cultural e subsídio de 3 a 10 mil reais para os espaços e entidades que tiveram suas atividades impactadas neste momento. Os pagamentos previstos serão feitos em três parcelas consecutivas e os critérios para recebimento estão descritos no texto da Lei.

A equipe da Superintendência de Cultura participa ativamente da mobilização para a liberação do auxílio emergencial ao setor cultural do município. De acordo com a superintendente Maria Alice Barros, foram mais de 3 meses de intensa articulação, reuniões com a relatoria da proposta na Câmara dos Deputados e reuniões online para as deliberações e orientações.

Na quinta-feira, 23, o secretário Silvio Fidelis se reuniu com a equipe da Superintendência de Cultura para o planejamento da implementação da lei e garantir o repasse dos recursos. No mesmo dia, a equipe se reuniu com a Secretária de Gestão Fazendária, Lucinéia Ribeiro, para alinhar os procedimentos quanto à aplicação dos recursos, levantamento de informações e comunicação com o Governo Federal.

Segundo o secretário, para efetivação das ações emergenciais, é aguardada a regulamentação da Lei com os respectivos procedimentos e repasses dos valores definidos para Várzea Grande. “Estamos orientando e dialogando com o setor cultural, principalmente através do Conselho Municipal de Cultura, que irá acompanhar todo o processo. Estamos buscando também informações na Secretaria de Estado de Cultura – Secel/MT, para realizarmos todo o trabalho de forma conjunta e articulada” informou.

O secretário informou ainda que na quarta-feira, 29,  a equipe da Superintendência de Cultura realizou um ‘Bate Papo’ virtual com o objetivo de alinhar as informações e esclarecer dúvidas e tratar sobre os aspectos da Lei Aldir Blanc, regulamentação e os encaminhamentos para aplicação dos benefícios para o segmento cultural de Várzea Grande.

Os interessados devem entrar em contato pelo  telefone (65) 9 9254-1307 ou enviar  e-mail [email protected].

 

 

 

Comentários Facebook
publicidade

cultura

Escritor lança livro espírita e reverte valor da venda às Obras Sociais Mãe Zeferina

Publicado

Voltado às causa sociais, o escritor Adhemar Fraga lança, nesta terça-feira (27),  o livro espírita Ninguém Nasce Pronto. O evento acontece na Livraria Janina, da Avenida Getúlio Vargas, a partir das 16h. O valor arrecadado com a venda da obra será destinado para as Obras Sociais Mãe Zeferina, que mantêm o Educandário Mãe Zeferina. O lançamento também acontece, com a presença de Adhemar, na sede das Obras, às 19h, na  Avenida Capivari Parque Geórgia, nº 166.   

“Além de conhecimento, as pessoas que adquirirem a obra vão ajudar manter este lindo projeto, que  hoje já atende mais de 100 crianças do jardim I até o quinto ano do ensino fundamental”, elucidou Adhemar. O escritor ainda acrescenta que, além do educandário, as Obras Mãe Zeferina promovem atividades para mais 25 crianças no período vespertino. ” Elas saem das escolas de bairros adjacentes e passam a tarde em atividades na quadra do projeto, pontua.

Os leitores  também encontrarão a obra na Livraria Casa dos Concursos, localizada à Avenida General Melo, 590, e ainda podem adquiri-la pelo WhatsApp (65) 99913-9463, pelo valor de R$ 44,90.

Após esta terça, Adhemar estará presente também para encontros com leitores,  no dia 29 de outubro, às 17h, na unidade Janina do Shopping Pantanal;  30 de outubro, às 16h, novamente unidade Janina da Getúlio Vargas, e no dia 3 de novembro, às 19h volta ao Educandário Mãe Zeferina, na  Avenida Capivari Parque Geórgia, nº 166, Cuiabá. 

Sobre a obra: Ninguém Nasce Pronto é uma obra literária de autoajuda e espiritualista, tomando por base a Primeira e a Segunda Revelação Divina  na terra, no preâmbulo dos anos desconhecidos de Moisés, Jesus e Maria Madalena. A partir de suas excepcionais  origens, suas árduas e exitosas trajetórias, que os credenciaram em transformar resultados adversos em retumbantes vitórias, tendo ambos percorrido longas e dificultosas distâncias pelos principais povos e reinos da terra de sua época.

Para conhecer mais detalhes sobre as ações desenvolvidas pelas Obras Sociais Mãe Zeferina, acesse @maezeferinacuiaba

Serviço

O que: Lançamento Livro Ninguém Nasce Pronto

Onde: Livraria Janina, avenida Getúlio Vargas 

Quando: 27 de outubro, a partir das 16h

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Agronegocio

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana