MULHER

Mulheres indígenas falam sobre a resistência dos povos originários

Publicados

em


source
Mulheres indígenas protestam no Dia da Resistência Indígena
Reprodução: ACidade ON

Mulheres indígenas protestam no Dia da Resistência Indígena

Comemorado no dia 19 de abril, o Dia de Resistência dos Povos Indígenas é uma data sobre as lutas dos direitos dos povos ordinariatos. Em suas redes sociais, mulheres indígenas se manifestaram como forma de protesto e resistência.

A luta pela proteção das terras indígenas vem sendo um dos principais desafio para a população originária. Segundo Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), só em 2020, houve um crescimento de 63% nos assassinatos de indígenas, foram 182 mortes naquele ano. Sendo os seus principais causadores o mercado de garimpo, o agronegócio e a extração de madeira. 

Ressaltando está violência, a ativista e comunicadora indígena, Alice Pataxó, afirma que a data não é sobre comemorações, mas de resistência e luta contra a exploração das terras indígenas e dos direitos civis dos povos originários. 

Sônia Guajajara, pré-candidata à Deputada Federal pelo PSOL também se manifestou, compartilhando um video em seu instagram da marcha pelos direitos as terras indígenas.

Leia Também

“De 4 a 14 de abril, os povos indígenas do Brasil marcharam para defender seus direitos à terra e por um planeta habitável para todos nós. O Acampamento Terra Livre trouxe mais de 7.000 indígenas de 200 povos do Brasil à capital para exigir que o governo honre seus direitos que são protegidos pela constituição federal adotada em 1988, e pare as indústrias extrativas como mineração e extração de madeira em seus territórios”, escreve em sua publicação. 

A jornalista Juliana Lourenço, da etnia Kariri, também relembra que o “Dia do índio”, criado em 1943, não representa totalmente os povos originários, em parte por usar uma nomenclatura desrespeitosa. Chamando também a atenção para as falhas em nosso sistema educacional, que desumaniza e encobre a história das pessoas indígenas.

Proposto pela deputada Joenia Wapichana, a primeira deputada indígena brasileira, o nome “Dia do Índio”, está em processo de mudança de nomenclatura, para o Dia de Resistência dos Povos Indígenas, aprovado em dezembro de 2021 na Câmara dos Deputados, agora aguarda a aprovação do Senado. 

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Propaganda

MULHER

Horóscopo Chinês: descubra o que julho reserva para o seu signo

Publicados

em

Horóscopo Chinês: descubra o que julho reserva para o seu signo
Redação EdiCase

Horóscopo Chinês: descubra o que julho reserva para o seu signo

Confira as características de cada animal e veja como a energia da Cabra vai influenciar os 12 signos neste mês

O ano de 2022 tem a energia do Tigre de Água Yang, mas cada mês tem a referência da energia de um dos animais do Horóscopo Chinês. Julho traz a influência da Cabra (ou signo do Carneiro).

Conforme explica Adriana Di Lima, professora e consultora de Astrologia Oriental Chinesa, para esse nativo, a família tem grande influência em sua vida e escolhas e é o seu porto seguro. Sua vida se mantém em equilíbrio quando essa área está em harmonia. “Seu desafio é equilibrar suas emoções quando está passando por algum desafio, pois é muito emotivo e sua tendência é minimizar os aspectos da razão quando se sente inseguro”, acrescenta.

Ainda de acordo com Adriana Di Lima, esse também será o desafio para os demais signos neste mês de julho, porém, cada um com sua especificidade própria. “Vamos conhecer o que o mês de julho com o signo da Cabra, símbolo de integridade e sinceridade – mas também de grande intensidade emocional –, pode trazer para cada signo em particular”, convida a consultora de Astrologia Oriental Chinesa.

Rato

O Rato é curioso por natureza , hábil por enfrentar desafios e dificuldades que surgem em seu caminho. Neste mês de julho, siga a natureza da energia direcionada aos aspectos familiares para apreender lições e experiências vividas pelos seus ancestrais. Isso lhe trará estímulo para sua busca de aprendizado e curiosidade nata.

Búfalo

O Búfalo age, na maioria das vezes, com calma e bom senso. Geralmente é conservador e busca naturalmente ser independente. Neste mês de julho, as energias intensas entre o emocional e o instinto podem garantir para você ações mais ágeis e determinadas. Aproveite e siga o fluxo de suas emoções, que podem lhe orientar em suas escolhas.

Tigre

O nativo de Tigre apresenta um dinamismo excepcional em suas ações, seu vigor é estimulante e, ainda, é cativante quando está determinado a conseguir alguma coisa. Neste mês de julho, cuide com carinho da área familiar. Entre em contato com sua história de vida e dos seus antepassados, para aliviar a correria do dia a dia e poder seguir com mais calma e suavidade.

> Tigre: conheça as características desse signo do horóscopo chinês

Coelho

Considerado um dos mais afortunados signos, o Coelho tem uma graciosidade natural na conduta e modo de ação. Traz, na maioria das vezes, um julgamento sensato das coisas mais cotidianas. Por isso, a diplomacia nele é evidente. Neste mês de julho, aproveite sua facilidade com a diplomacia e tente estabelecer nas reuniões familiares o consenso com as possíveis diferenças entre seus parentes. Use a coerência para equilibrar essas condições.

Dragão

O nativo de Dragão tem muita vitalidade e uma forma de viver mais extravagante. Ele se coloca com certa altivez nos processos ordinários. Neste mês de julho, estar próximo à família ou aos entes queridos, que podem ser amigos escolhidos, lhe trará mais potência e estímulo para continuar a conduzir seu cotidiano de forma equilibrada e harmoniosa.

> Dragão: conheça as características desse signo do horóscopo chinês

Serpente

A Serpente é o signo do filósofo . Com sua astúcia, este nativo é um pensador profundo. Neste mês de julho, aproveite seu dom de pesquisador para conhecer mais sobre você por meio do contato com sua árvore genealógica. É um bom momento para expandir os horizontes de conhecimento nesse âmbito.

Símbolo de Cavalo no Horóscopo Chinês
Previsão do Horóscopo Chinês para o signo de Cavalo (Imagem: Shutterstock)

Cavalo

A aventura empolga o Cavalo a viver com mais liberdade e prazer. Por vezes, pode parecer egocêntrico pelas escolhas e autoconfiança em agir de acordo com suas inclinações. Neste mês de julho, conduza seus impulsos de forma a não ultrapassar limites emocionais radicais. Use racionalmente seu poder de conquista para desbravar seu próprio limite em aventuras longevas.

Cabra

A Cabra é um signo que se apresenta com integridade e sinceridade. Consegue o que quer sem recorrer à força. A resposta emocional, na maioria das vezes, prevalece em suas ações. Neste mês de julho , suas características naturais, que são intensidade emocional e cuidados com família, estarão mais intensas. É importante ter atenção para seguir de modo equilibrado e estável este período sensível.

Macaco

O Macaco é o signo do inventor. É um nativo que tem facilidade de improvisar quando algum desafio se apresenta, e sabe usar recursos inovadores pela sua habilidade natural. Julho será um bom mês para se dedicar às tarefas domésticas, seja na manutenção do lar ou nas invenções (que você pode se beneficiar com sua criatividade). Aproveite para colocar em ordem suas coisas de casa, pois servirão como reflexo nas outras áreas da vida.

Símbolo do Cão no Horóscopo Chinês
Previsão do Horóscopo Chinês para o signo de Cão (Imagem: Shutterstock)

Cão

A lealdade do nativo de Cão é muito aparente. Ele mantém, na maioria das vezes, a constância em suas ações e pode ser compreensivo. Neste mês de julho, cultive o sentimento dócil e familiar que o período oferece. Esteja mais seguro e confiante em receber amigos e parentes na sua casa, que é seu território. Não se preocupe em dominar as situações sempre. Relaxe e se relacione de modo mais leve.

> Conheça os 5 elementos do Horóscopo Chinês

Galo

Pela sua altivez marcada em seu território, o Galo aparenta ser um herói impávido, pois precisa se sentir seguro no seu domínio de território. Neste mês de julho, siga um pouco o fluxo que outras pessoas podem desenvolver quando estiverem próximas a você. Possibilite-se conhecer novas maneiras de conduzir os acontecimentos do dia a dia.

Javali

O Javali é um signo de honestidade e simplicidade. A força moral se torna parte considerável em suas condutas. Neste mês de julho, sua aptidão nata com os cuidados do local em que você vive será enaltecida. Aproveite para organizar seu lar de forma tranquila e amorosa, para que essas ações possam reverberar no seu estado de ser.

Confira a previsão dos signos de 27 de junho a 03 de julho de 2022

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

Mais Lidas da Semana