MULHER

Mulher do Fim do Mundo: Elza Soares e a luta feminista

Publicados

em


source
A artista morreu aos 91 anos de causas naturais
Divulgação

A artista morreu aos 91 anos de causas naturais

“A mulher do fim do mundo é aquela que busca, é aquela que grita, que reivindica, que sempre fica de pé. No fim, eu sou essa mulher”, disse Elza Soares em entrevista ao HuffPost Brasil, em 2020. A música de Alice Coutinho e Romulo Froes ganhou vida na voz da cantora, que morreu nesta quinta-feira (20), aos 91 anos . O álbum homônimo se destaca pelas composições que marcam um posicionamento assumidamente feminista da cantora, com letras e discursos inspirados na história de vida dela e que falam de amor,  sexo, violência doméstica e liberdade.

Aos 12 anos, Elza Soares foi forçada a se casar e, aos 13, daria à luz o primeiro filho. Ficou viúva aos 21 anos do primeiro marido e, anos depois, conheceu o jogador de futebol Mané Garrincha, com quem se casou anos depois. Do relacionamento, Elza foi vítima de violência doméstica e chegou a ter os dentes quebrados em um episódio de agressão. 

Com a verdade da própria vida, gravou “Maria da Vila Matilda”, onde cantou: “Cadê meu celular, eu vou ligar pro 180. Vou entregar teu nome e explicar meu endereço. Aqui você não entra mais, eu digo que não te conheço e jogo água fervendo se você se aventurar (…) Você vai se arrepender de levantar a mão para mim”.

Elza cantava sobre amor, sobre a vida e sobre as mulheres.

Em 2015, ela lançou o marco
Redação

Em 2015, ela lançou o marco “Mulher do Fim do Mundo”

Em diversas entrevistas, a artista comentava sobre o assunto e afirmava  já ter nascido feminista e como era importante lutar e conseguir os direitos das mulheres. Em 2016, à Época, a cantora contou que se considerava uma das primeiras artistas brasileiras a defender o feminismo e se viu como feminista desde nova.

Leia Também

Leia Também

Leia Também

“Sou feminista convicta. Vivo protegendo as mulheres e vejo que, às vezes, somos burras demais. Temos que pensar mais em nós mesmas e não nos doarmos tanto. Precisamos receber mais dos homens. No meu show, eu faço um alerta para as mulheres ficarem espertas. Já passou o tempo de sofrermos calada”, disse.

Leia Também

Nas redes sociais, internautas e personalidades lamentaram a perda da artista não só para a música, mas para movimentos importantes como o antirracista e, claro, o feminismo. Djamila Ribeiro, filósofa e ativista do movimento negro e feminista, compartilhou uma lembrança com a cantora e lamentou. “O nosso país é o nosso lugar de fala. Elza, eterna. Gratidão por tudo”. 

A atriz Taís Araújo também homenageou a artista. “Eu honro Elza Soares. Honro a mulher, a artista, a cidadã, a amiga. Ela é f*da! Sempre foi e sempre será! Dura na queda, nos ensinou a levantar a cabeça a cada tombo e depois seguir (…) Perdi uma ídola e ganhei uma ancestral forte, firme, uma luz.”. 

O legado da artista que com uma incrível potência de voz ganhou um Grammy Latino foi eternizado em diversas músicas, que vão seguir reproduzindo a palavra do direito das mulheres no Brasil. 


Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Propaganda

MULHER

Horóscopo do dia: previsões para 26 de maio de 2022

Publicados

em

source
O horóscopo do dia traz as previsões do signo e ascendente para você aproveitar as oportunidades da vida
Marcelo Dalla

O horóscopo do dia traz as previsões do signo e ascendente para você aproveitar as oportunidades da vida

ÁRIES 

Você pode ficar mais direto e espontâneo com a Lua em seu signo. Mas é bom cultivar tranquilidade e recolhimento, a Lua minguante marca uma etapa de marcando uma etapa de conclusões e finalizações. Aproveite para cuidar bem de si mesmo e de suas emoções com passeios, atividades físicas e movimento. No período da noite a Lua desafia Plutão, é melhor evitar disputas de poder e situações arriscadas. Procure resguardar-se. Prefira resolver os assuntos mais importantes na primeira parte do dia.

TOURO  

Evite discussões e competições desnecessárias, procure relevar. Um pouco mais de paciência se faz necessário. Com Mercúrio retrógrado, continue a ter cuidado com enganos e mal-entendidos. Negociações pedem atenção e cuidado. A Lua segue na fase minguante, pedindo mais reflexão, revisões e conclusões. Veja o que em você em sua vida quer alterar, ou mesmo erradicar. Procure respeitar seus limites e controlar gastos. Não é hora para exageros, excesso de expectativas ou embates de poder.

GÊMEOS 

Com Mercúrio retrógrado, exercite a comunicação não violenta, mais calma, pacífica e afetuosa. Diplomacia, amor e compreensão são os antídotos. É tempo de refletir sobre seus valores, sua autoestima e seu merecimento. Conclua o que puder, mas evite atitudes impulsivas. Procure também cuidar de si mesmo, ao invés de projetar carências e expectativas. Em tempos de Lua minguante, vale diminuir o ritmo, ganhar tempo para refletir sobre questões importantes em sua vida, antes de tomar grandes decisões.

CÂNCER 

A Lua segue minguante e se desentende com Plutão no período da noite, evite bater de frente com os outros. Este é o final de um ciclo lunar, tempo de reavaliar e concluir muitos assuntos. Você pode promover uma verdadeira desintoxicação emocional e livrar-se do peso de experiências passadas. É importante voltar a atenção para si mesmo, reflita sobre as mudanças que pode promover em sua maneira de ser. Ao harmonizar seus conflitos internos, consequentemente suas relações se tornam mais harmoniosas também.

LEÃO  

O período de conclusões continua, finalize tudo o que for possível. Com a Lua minguante em Áries e o Sol em Gêmeos, todos podem ficar mais inquietos e curiosos, inclusive você. Vale movimentar o corpo para evitar a ansiedade. Mas evite acelerar demais, para não bater de frente com ninguém. Procure alimentar-se com pensamentos, mantras, afirmações e visualizações positivas. Reflita: o que deve mudar em sua vida para evoluir e crescer? Quais os projetos que pedem continuidade, perseverança e dedicação? 

VIRGEM 

Com a Lua minguante em Áries, dá mais certo agir espontaneamente. Mas no período da noite a Lua desafia Plutão, é importante evitar confrontos. Invista na harmonia e no equilíbrio de suas emoções. É importante também baixar as expectativas, o período é de importantes reflexões e análises. O céu pede a revisão de muitos conceitos, ideias e comportamentos obsoletos. Não tenha receio de pensar diferente, ou mudar de ideias. É importante cultivar flexibilidade e respeitar as mudanças nos outros também.

LIBRA 

Período de Lua minguante: é tempo de limpeza e libertação para que uma nova harmonia possa ser estabelecida. Procure baixar as expectativas em relação aos outros, evite forçar a barra com cobranças ou fazer investimentos arriscados. Não há necessidade de forçar situações, procure deixar tudo fluir naturalmente. A individualidade deve ser respeitada e o investimento deve ser em si mesmo. Vênus desafia Plutão, esteja atento para transformar possíveis sentimentos de ciúme, possessividade, carências, manipulações…

ESCORPIÃO 

É tempo de deixar velhos comportamentos para trás, promover limpezas e transformações em nome da harmonia. No período da noite a Lua desafia Plutão: cuidado com reações explosivas ou com disputas em seus relacionamentos. Melhor respirar, ponderar, se acalmar antes de bater de frente com alguém. Terapias que promovem o equilíbrio emocional são recomendadas. Prefira ganhar tempo para refletir, dialogar e ponderar. Com a Lua minguante em Áries, o clima deve ser de independência e autonomia. 

SAGITÁRIO 

Procure agir com sensibilidade, cultivar sentimentos refinados e deixar para trás crenças e pensamentos obsoletos. Procure também voltar a atenção para si mesmo, assim pode perceber quais as mudanças devem ser efetuadas. Na parte da noite a Lua desafia Plutão: cuidado pra não exagerar nas expectativas, nas cobranças e exigências. O céu pede mais introspecção e recolhimento para revisões. Você pode desfazer mal-entendidos com abertura para o diálogo, diplomacia e compaixão. Sol e Júpiter combinam forças para ajudá-lo a investir na harmonia.

CAPRICÓRNIO 

O período de mudanças, reformulações e libertações continua. É tempo de questionar-se. Planos e ambições devem ser alinhados com a realidade. É fundamental buscar o autoconhecimento e a expansão da consciência, para que sua fé se fortaleça cada vez mais. Muitos ajustes estão em pauta. Mas as mudanças devem ser promovidas por você mesmo, sem controle, cobranças ou exigências em relação aos outros. As disputas podem trazer prejuízos ou gerar reações exaltadas. Quanto mais comedimento e harmonia, melhor.

AQUÁRIO 

A autonomia ganha preferência com a Lua minguante em Áries. Evite ficar muito tempo parado, há energia para movimento e iniciativas. Mas evite a pressa, cuidado com atitudes imprudentes, é bom reservar tempo também para digerir e assimilar as experiências desta lunação. Liberdade e individualidade devem ser respeitadas sempre, sem discórdia nas relações. Procure manter-se acessível e flexível. Dialogue. Estabelecido o diagnóstico, faça o que tiver de ser feito, estabeleça pactos e conciliações.

PEIXES 

Aprendizado do momento: cultivar gratidão pelo que já conquistou, ao invés de se queixar por insatisfações ou expectativas não correspondidas. Cuidado com a carência exacerbada. Procure cultivar maturidade e autoestima para evitar gastos excessivos ou desperdícios. Com a Lua na fase minguante, invista em sua paz e tranquilidade. É tempo de concluir assuntos, consertar e reorganizar suas tarefas para encontrar soluções. Sol e Júpiter se combinam para favorecer os estudos e a expansão da consciência.

Agora você pode acompanhar todos os conteúdos do iG Delas pelo nosso canal no Telegram.  Clique no link para entrar no grupo. Siga também o perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana