programe se

MT Escola de Teatro vai à prática e realiza 1ª Mostra de Cena

Espetáculo é resultado do trabalho desenvolvido pelos aprendizes dos sete cursos regulares oferecidos pela escola

Publicados

em


Assessoria

MT Escola

 

A primeira turma dos cursos regulares da MT Escola de Teatro realiza, entre 19 e 21 de julho, a 1º Mostra de Cena, às 19h, no Cine Teatro Cuiabá. O espetáculo é resultado do trabalho desenvolvido pelos núcleos de pesquisa formados pelos aprendizes desde o início do Módulo Verde, que começou em março deste ano e aborda o tema Distopia – personagem e conflito.

 

A MT Escola de Teatro é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Cultura (SEC), em parceria com a Associação Cultural Cena Onze e Associação dos Artistas Amigos da Praça Adaap (SP). Foi inaugurada em novembro do último ano, com o objetivo de atender a comunidade em geral, principalmente aos interessados no estudo do teatro como atividade profissional.

 

Serão três apresentações produzidas pelos próprios aprendizes dos sete cursos oferecidos pela Escola – atuação, cenografia e figurino, direção, dramaturgia, iluminação, produção e sonoplastia. “Aprender na prática é de suma importância para a formação. Este é um momento único para todos nós, pois torna público o resultado do nosso trabalho nesse primeiro semestre”, comenta Fabiano Muniz, produtor cultural e assistente da coordenação pedagógica da MT Escola de Teatro.

 

No primeiro núcleo, a história se passa num cenário pós-apocalíptico, onde um grupo de pessoas se refugia num teatro em ruínas. Tudo foi destruído e dizimado pela ganância humana e os fragmentos de textos antigos, que ali se encontram, tornam-se os fundamentos de uma nova sociedade.

 

Já no segundo núcleo, uma ameaça surge em uma sociedade de supremacia feminina, fazendo com que todas voltem ao passado e lembrem a histórica opressão masculina. A doutora Gor terá que conter essa ameaça para não chamar a atenção do Departamento de Investigação Federal.

 

O terceiro núcleo aborda a temática dos conflitos vividos por Vicente, um autômato usado para produzir obras de arte em série, adquiridas por pessoas cujos interesses estão em criar novos desejos de consumo e propiciar um refúgio aos seus anseios. O espetáculo busca levantar questões em relação ao consumo da arte como entretenimento e o porquê de ela ser usada como um meio de alcançar algum fim que consideramos importante.

 

Cada apresentação tem duração de 20 minutos, com intervalos de 15 minutos entre elas. A 1ª Mostra de Cena é gratuita e aberta ao público.

 

Comentários Facebook
Propaganda

programe se

Espetáculo na Casa Cuiabana reúne música de concerto e dança afro

A entrada são 2kg de alimentos não perecíveis. O evento tem apoio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT).

Publicados

em

Por


Divulgação

Casa Cuiabana

 Casa Cuiabana – Cuiabá (MT)

O Instituto Boca Musical & Camerata Concerto e a Cia Teatro e Dança Aylouwa apresentam o Concerto Camerata Paisagem Brasileira e o espetáculo de dança afro Fragmento! o corpo que expressa o mundo negro, nesta quinta-feira (28), às 20h, na Casa Cuiabana. A entrada são 2kg de alimentos não perecíveis. O evento tem apoio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT). 

 

A Camerata se dedicará a compositores brasileiros, com obras que compreendem o período da metade do século XVIII à contemporaneidade. O repertório traz todo o amadurecimento do grupo no domínio da performance de diferentes poéticas e estéticas, da interpretação da tradicional Mourão de Guerra Peixe à liberdade estrutural das pequenas canções folclóricas de Ernest Mahle, além de homenagear o grande compositor Heitor Villa Lobos interpretando o prelúdio da Bachiana nº4 e o famoso tema “Trenzinho do caipira”.

 

Dirigida por Fernando Pereira, artista violinista com experiência internacional em projetos educacionais em música e performance artística na música de concerto, a Camerata de Concerto nasce enquanto produto educacional das ações em música na Boca Musical. Atualmente conta com 59 alunos e é uma alternativa cultural para a democratização do acesso à música erudita no Estado de Mato Grosso.

 

Boca Musical é uma das ações do Instituto Boca de Arte, organização sem fins lucrativos cujo foco concentra-se na criação de um espaço de culminância das múltiplas linguagens, valorizando a produção artística de Mato Grosso em suas experiências estéticas e conexões entre críticos e mercado.

 

Em dezembro, como parte do processo de formação e fomento do mercado musical, o Instituto Boca de Arte, por meio da Boca Musical, abrirá novos processos seletivos para vagas a jovens bolsistas que queiram se capacitar ao mercado da música de concerto.

 

Serviço

 

Camerada de Concerto – Paisagem Brasileira

Data: Quinta-feira (28/09), às 20h

Local: Casa Cuiabana – rua General Valle, 181, bairro Bandeirantes

Entrada: dois quilos de alimento

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana