cultura

MT Escola de Teatro abre processo seletivo para contratação de professores de teatro

Publicados

em

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de contratação de professores de teatro da MT Escola de Teatro. Os profissionais selecionados irão atuar como docentes no Curso Superior de Tecnologia em Teatro para as áreas de Atuação, Direção, Dramaturgia, Produção Cultural e Língua Portuguesa no município de Cáceres MT (Distante 218km de Cuiabá).

As inscrições seguem até o dia 12 de julho de 2022, exclusivamente pela internet. O edital completo está disponível nos sites do Cine Teatro Cuiabá e da MT Escola de Teatro.

Alguns itens importantes devem ser observados pelos interessados, como comprovar experiência na área almejada, apresentar currículo lattes e/ou portfólio, com participação em produções teatrais e áreas afins comprovada; ter, obrigatoriamente, formação acadêmica superior de graduação e/ou pós-graduação na área de teatro, das artes cênicas ou áreas correlatas.

“Também pedimos que o candidato tenha capacidade de liderança, organização, planejamento de atividades do ponto de vista artístico, pedagógico e de produção. Embora não seja fator determinante para a seleção, o tempo de experiência na atividade artística e em processos pedagógicos será considerado na avaliação dos interessados”, explica o coordenador geral da MT Escola de Teatro, Flávio Ferreira.

O curso superior de tecnologia em teatro é uma importantíssima linha de qualificação profissional, que visa oferecer uma ponte direta com criadores e pensadores de outras esferas, mobilizando a população, artistas e profissionais de diversas áreas, interessados em aperfeiçoar ou ampliar seus conhecimentos no campo das artes, da filosofia e outros conhecimentos. A intenção é proporcionar à comunidade o acesso gratuito à formação superior em teatro.

Os interessados devem enviar currículo para o e-mail: [email protected] (Assunto: PROFESSOR DE TEATRO – 002/2022). O equipamento cultural, que é vinculado à Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), recebe as inscrições dos candidatos de 27 de junho a 12 de julho de 2022, por e-mail.

Sobre a MT Escola de Teatro

Maior projeto de artes cênicas de Mato Grosso, a MT Escola de Teatro foi inaugurada em 2016 pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e oferece o curso superior de Tecnologia em Teatro gratuitamente para os alunos. Nesses anos, já formou profissionais graduados que atuam tanto em Mato Grosso quanto fora do Estado, nas áreas de teatro, cinema, televisão e docência.

O polo de formação funciona no Cine Teatro Cuiabá, com gestão compartilhada entre a Secel e a Associação Cultural Cena Onze. Após a conclusão de quatro módulos de ensino (quatro semestres), o estudante recebe a formação de tecnólogo.

Serviço

O que: Seleção para contratação de professores de teatro para polo da MT Escola de Teatro em Cáceres/MT

Quando: de 27 de junho a 12 de julho de 2022

Edital: sites da mtescoladeteatro.org.br (https://mtescoladeteatro.org.br/graduacao/noticias/contratacaoodeprofessoresdeteatro/) e cineteatrocuiaba.org.br

Para mais informações: (65) 9 9339-8570

 

Comentários Facebook
Propaganda

cultura

Exposição “Ser Mato-Grossense”, promove imersão na cultura e nas tradições regionais

Publicados

em

Uma imersão na cultura regional é a proposta da exposição “Ser Mato-Grossense”, aberta para visitação na galeria do Sesc Arsenal, em Cuiabá. As obras proporcionam um passeio pelo tempo por meio do olhar de artesãos, músicos e artistas plásticos que recortam um pedaço da história de suas gerações.

A exposição é organizada pelo Sistema Fecomércio-MT, por meio do Serviço Social do Comércio(Sesc-MT).

Os visitantes poderão conhecer mais sobre os costumes, crenças, cerimônias religiosas e tradições. Os curadores utilizam peças do acervo do Sesc-MT. Entre os elementos em destaque estão fotos, quadros, trajes utilizados na dança dos mascarados em Poconé, violas-de-cocho e cerâmicas moldadas por povos indígenas da etnia Iny Karajá.
O diretor regional do Sesc-MT, Carlos Rissato, destaca a proposta da entidade. “Mato Grosso é rico em memórias e representamos parte desse repertório histórico nesta exposição. Com certeza, todos que visitarem o espaço serão surpreendidos com a seleção preparada pelos curadores do Sesc”.
A galeria está aberta ao público de terça a sábado, das 14h às 21h, e aos domingos, das 14h às 20h.
Tecitura de ancestralidade
A exposição ultrapassa os limites da galeria com um mural na entrada da unidade assinado por Paty Wolff. Os desenhos riscados em papelão descortinam personagens tipicamente mato-grossenses com cores que retratam o calor da arte local.
A obra da artista plástica é carregada de referências ancestrais. Natural de Cacoal, em Rondônia, ela chegou à capital do estado quando criança, aos dois anos, e se reconhece como mato-grossense. Sua inquietação para conhecer suas raízes familiares a conduziram em uma longa pesquisa cujas referências influenciam nos traços moldados com estilete e pincelados com tinta acrílica.
“Faço uma conversa com o acervo sobre a cultura mato-grossense a partir das referências que encontrei em livros e arquivos de fotografias, dando vida a personagens conhecidos, como dona Danda, que todos os anos participa da lavagem das escadarias da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, em Cuiabá”, compartilhou.
Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

TECNOLOGIA

MATO GROSSO

Política Nacional

Mais Lidas da Semana