MINISTÉRIO PÚBLICO MT

MP articula campanha contra violência doméstica em Nova Mutum

Publicado


.
Sob a articulação do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, proprietários de farmácias no município de Nova Mutum, distante 239 Km de Cuiabá, estão sendo convidados a aderir à campanha “Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica”. Nesta sexta-feira (03), durante reunião virtual, a promotora de Justiça Ana Carolina Alves Fernandes apresentou a iniciativa aos representantes dos referidos estabelecimentos comerciais, Polícia Militar e às demais entidades que atuam nessa área.

“Neste período de pandemia, as pessoas estão em casa, muitos perderam os seus empregos, e o número de casos de violência doméstica aumentou consideravelmente se comparado a outros tipos de crimes. Daí a importância de todos aderirem a esta campanha para que as vítimas possam buscar ajuda”, destacou a promotora de Justiça.

O objetivo da campanha é incentivar denúncias por meio de um símbolo: ao desenhar um “X” na mão e exibi-lo ao farmacêutico ou ao atendente da farmácia, a vítima poderá receber auxílio e acionar as autoridades. A ação conta com a participação de quase 10 mil farmácias em todo o país, e é uma resposta conjunta ao recente aumento nos registros de violência em meio à pandemia.

Durante a reunião virtual, a promotora de Justiça explicou aos participantes que ao oferecer ajuda à vítima, levando o fato ao conhecimento da polícia, será garantido sigilo absoluto às informações e que nenhum atendente será chamado a depor no decorrer do processo. A orientação é que ao perceber o sinal, a polícia seja comunicada imediatamente.

Participaram da reunião representantes de 10 farmácias, Polícia Civil, Polícia Militar, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Nova Mutum, Assistência Social e seccional da Ordem dos Advogados do Brasil.

Material da Campanha

Fonte:

Comentários Facebook
publicidade

MINISTÉRIO PÚBLICO MT

“Fake News e qualidade da informação” será tema de live nesta terça

Publicado


.
A segunda live da nova fase do projeto “MP e Você” debaterá “Fake News e qualidade da informação” nesta terça-feira (04), a partir das 15h (horário local). Os convidados são o procurador regional eleitoral Pedro Melo Pouchain Ribeiro, e a vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT), Magda Matos. A transmissão ao vivo será realizada pelo Instagram do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (@mpemt).   

As perguntas poderão ser feitas durante a live ou enviadas antecipadamente para o e-mail [email protected] A etapa atual do projeto, idealizada em parceria com o Sindjor-MT, prevê debates centrados na liberdade de expressão e democracia. A primeira live ocorreu na semana passada, com o tema “Ameaças ao direito à informação e à liberdade de imprensa”, e reuniu o procurador-geral de Justiça do Estado, José Antônio Borges Pereira, e o presidente do Sindjor-MT, Itamar Perenha. Assista aqui.    

Ao todo estão previstos quatro encontros. Os próximos temas a serem abordados são “Lei de Abuso de Autoridade e suas consequências”, com a promotora de Justiça Alessandra Gonçalves da Silva Godoi e o coordenador do Núcleo do Sindicato dos Jornalistas em Tangará da Serra, jornalista Sergio Roberto Reichert, e “Democracia e liberdade de expressão: o que podemos fazer para não perdermos essas garantias”, com a promotora de Justiça Luciana Fernandes de Freitas e o jornalista e professor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Gibran Luis Lachowski.

Fonte:

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Agronegocio

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana