cultura

Mostra de cinema exibe produções mato-grossenses a partir desta quinta-feira (28)

Publicados

em

A primeira edição da Mostra Miraluz exibe coletânea de produções do coletivo homônimo e apresenta a estreia do documentário Areão, obra mais recente do grupo, realizada em 2022. A exibição dos curtas-metragens e debates sobre cinema em Mato Grosso ocorrem dias 28 e 29 de abril, no YouTube e Facebook do coletivo, a partir das 19h30 (horário de Cuiabá).

O evento marca o aniversário de oito anos do Coletivo Audiovisual Miraluz, que surgiu em 2014 com a exibição de seu primeiro filme, Sísifo.

“Nesse período, foram realizados, entre lançamentos e pós-produção, mais sete curtas-metragens. Com espírito coletivista e amor ao cinema, Miraluz Films reúne um grupo de amigos apaixonados pela sétima arte”, recorda Wuldson Marcelo, cineasta e membro do coletivo.

Os debates sobre cinema que ocorrem na mostra discutem pautas como: produção independente, processos criativos, distribuição e perspectivas audiovisuais.

A Mostra Miraluz foi financiada pelo Edital Movimentar Cultura, desenvolvido pela Secretaria De Cultura, Esporte e Lazer, e visa fomentar projetos de ações culturais com o objetivo de fortalecer e reestruturar o setor produtivo em Mato Grosso.

Programação

28.04

Sísifo (de Valdecy Azambuja, 2014, 3 minutos);

Risos na Madrugada (de Felippy Damian e Valdecy Azambuja, 2015, 11 minutos);

A Primeira Morte de Pedro (de Felippy Damian, 2015, 11 minutos);

Se Acaso a Tempestade Fosse Nossa Amiga, Eu me Casaria com Você (de Felippy Damian e Wuldson Marcelo, 2015, 20 minutos);

Mediação: Francisco Krauss.

29.04

Aquilo que me Olha (de Felippy Damian, 2018, 26 minutos);

Lançamento: Areão (de Felippy Damian, 2022, 47 minutos)

Mediação: Francisco Krauss

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Propaganda

cultura

MT Escola de Teatro abre processo seletivo para contratação de professores de teatro

Publicados

em

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de contratação de professores de teatro da MT Escola de Teatro. Os profissionais selecionados irão atuar como docentes no Curso Superior de Tecnologia em Teatro para as áreas de Atuação, Direção, Dramaturgia, Produção Cultural e Língua Portuguesa no município de Cáceres MT (Distante 218km de Cuiabá).

As inscrições seguem até o dia 12 de julho de 2022, exclusivamente pela internet. O edital completo está disponível nos sites do Cine Teatro Cuiabá e da MT Escola de Teatro.

Alguns itens importantes devem ser observados pelos interessados, como comprovar experiência na área almejada, apresentar currículo lattes e/ou portfólio, com participação em produções teatrais e áreas afins comprovada; ter, obrigatoriamente, formação acadêmica superior de graduação e/ou pós-graduação na área de teatro, das artes cênicas ou áreas correlatas.

“Também pedimos que o candidato tenha capacidade de liderança, organização, planejamento de atividades do ponto de vista artístico, pedagógico e de produção. Embora não seja fator determinante para a seleção, o tempo de experiência na atividade artística e em processos pedagógicos será considerado na avaliação dos interessados”, explica o coordenador geral da MT Escola de Teatro, Flávio Ferreira.

O curso superior de tecnologia em teatro é uma importantíssima linha de qualificação profissional, que visa oferecer uma ponte direta com criadores e pensadores de outras esferas, mobilizando a população, artistas e profissionais de diversas áreas, interessados em aperfeiçoar ou ampliar seus conhecimentos no campo das artes, da filosofia e outros conhecimentos. A intenção é proporcionar à comunidade o acesso gratuito à formação superior em teatro.

Os interessados devem enviar currículo para o e-mail: [email protected] (Assunto: PROFESSOR DE TEATRO – 002/2022). O equipamento cultural, que é vinculado à Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), recebe as inscrições dos candidatos de 27 de junho a 12 de julho de 2022, por e-mail.

Sobre a MT Escola de Teatro

Maior projeto de artes cênicas de Mato Grosso, a MT Escola de Teatro foi inaugurada em 2016 pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e oferece o curso superior de Tecnologia em Teatro gratuitamente para os alunos. Nesses anos, já formou profissionais graduados que atuam tanto em Mato Grosso quanto fora do Estado, nas áreas de teatro, cinema, televisão e docência.

O polo de formação funciona no Cine Teatro Cuiabá, com gestão compartilhada entre a Secel e a Associação Cultural Cena Onze. Após a conclusão de quatro módulos de ensino (quatro semestres), o estudante recebe a formação de tecnólogo.

Serviço

O que: Seleção para contratação de professores de teatro para polo da MT Escola de Teatro em Cáceres/MT

Quando: de 27 de junho a 12 de julho de 2022

Edital: sites da mtescoladeteatro.org.br (https://mtescoladeteatro.org.br/graduacao/noticias/contratacaoodeprofessoresdeteatro/) e cineteatrocuiaba.org.br

Para mais informações: (65) 9 9339-8570

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

Mais Lidas da Semana