POLÍTICA NACIONAL
Moraes nega recurso da AGU contra depoimento de Bolsonaro


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alenxandre de Moraes, negou o recurso da Advocacia Geral da União (AGU) contra o depoimento do presidente Bolsonaro. O recurso pedia o adiamento da apresentação de Jair Bolsonaro à Polícia Federal marcado para esta sexta-feira (28).
Moraes alega que o direito ao silêncio, previsto na Constituição, não consagra “direito de recusa prévia e genérica à observância de determinações legais”.
“Não lhes é permitido recusar prévia e genericamente a participar de atos procedimentais ou processuais futuros, que poderão ser estabelecidos legalmente dentro do devido processo legal, máxime quando já definidos ou aceitos pela defesa, como na presente hipótese em que, inclusive, houve concordância do investigado em participar do ato procedimental e solicitação de dilação de prazo para o seu agendamento”, disse o ministro.
O depoimento do presidente estava marcado para às 14h da tarde destas sexta-feira. Bruno Bianco, advogado-geral da União, compareceu à PF por volta das 13h45, sem a compainha de Bolsonaro.
Leia Também
O mandatário deveria ser ouvido no inquérito que apura o vazamento de documentos sigilosos relacionado a um ataque hacker contra o Tribunal Superior Eleitor (TSE) em 2018.

POLÍTICA NACIONAL
PSDB cancela reunião após desistência de Doria: ‘Gesto de grandeza’


Bruno Araújo, presidente do PSDB, anunciou nesta segunda-feira (23) o cancelamento da reunião executiva do partido que estava marcada para amanhã. A decisão foi tomada após desistência de Doria em concorrer à presidência da República.
Em nota, Adolfo Viana, líder da sigla na Câmara afirmou que “a reunião da executiva foi cancelada, pois seria uma reunião com a presença do ex-governador João Doria, no qual trataríamos das deliberações do encontro que tivemos com o Cidadania e o MDB nos últimos dias. Após o gesto de grandeza de Doria, esta reunião se tornou inócua naturalmente”.
Uma nova reunião foi marcada para junho e acontecerá presencialmente na sede do PSDB Nacional. Segundo Viana, a nova data servirá para que o partido “siga alinhado”.
“Ficam os membros da Comissão Executiva Nacional convocados para reunião ampliada, com participação das bancadas na Câmara e no Senado Federal, a ser realizada presencialmente no dia 02 de junho de 2022”, diz trecho onvocação.
Governo de SP
Nesta segunda-feira (23), o PP confirmou que vai apoiar Rodrigo Garcia na campanha para o governo do Estado. Com esta decisão, partido praticamente sepulta o rumor de que poderia romper com o atual governador de São Paulo, diante de uma incerteza quanto à participação da sigla num eventual novo mandato de Rodrigo.
A melhora do desempenho do tucano nas pesquisas de intenção de votos, atrelado ao potencial de crescimento até o início da campanha eleitoral, favoreceu o acordo com o Progressistas, que conta com cinco deputados na Assembleia Legislativa do estado: Coronel Telhada, Delegado Bruno Lima, Delegado Olim, Letícia Aguiar e Professor Kenny.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
-
POLÍCIA6 dias atrás
Agonia da Rota do Oeste continua matando. Em Sorriso foram identificadas 8 das 11 vítimas; veja novos vídeos
-
artigos5 dias atrás
Concentração de renda e pobreza no Brasil
-
POLÍCIA6 dias atrás
Acidente entre ônibus e carreta mata pelo menos 11 pessoas em Sorriso; veja vídeo
-
POLÍTICA NACIONAL5 dias atrás
Lula e Janja se casam em São Paulo; uso do celular foi vetado aos convidados
-
cultura4 dias atrás
Secel prorroga para dia 31 o prazo de inscrições dos editais da Cultura
-
Mato Grosso3 dias atrás
Frio intenso faz gear em Mato Grosso; veja vídeo
-
POLÍTICA MT4 dias atrás
“Não sou papagaio de pirata. Minha candidatura será pautada pelo meu trabalho”, defende Neri Geller
-
BRASIL E MUNDO7 dias atrás
Santa Catarina registra chuva congelada e mínima chega a -2,4ºC; veja vídeo