mato grosso

Moradores de Acorizal recebem alimentos e cobertores do Governo de MT

Publicado


.

Garantir comida na mesa das famílias de Mato Grosso que enfrentam dificuldades neste período de pandemia tem sido a prioridade da campanha Vem Ser Mais Solidário – MT unido contra o coronavírus e do programa Aconchego.

Na manhã da quinta-feira (10.09), as ações sociais realizadas pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), lideradas de forma voluntária pela primeira-dama, Virginia Mendes, garantiram a entrega no município de Acorizal (74 km de Cuiabá) de 250 cestas básicas e cobertores.

Desempregada e sem ter o que comer em casa, a professora Gilmara de Arruda Silva, 53 anos, uma das contempladas com a iniciativa, recebeu os alimentos com a expressão de alívio. “Agradeço muito por esse trabalho da primeira-dama, que chegou na hora certa. Tenho cinco filhos e não está sendo fácil, esse sacolão dará um fôlego para a minha casa”, relatou.

A família da Eliete das Neves Santos outra beneficiada, se encontra na mesma situação. Com a chegada da pandemia ela e o marido ficaram desempregados e as dificuldades, segundo ela, só aumentaram. “Essa ajuda que vocês estão dando para a nossa comunidade é muito importante. Agradeço de coração pelo apoio”, comentou.

A entrega foi realizada na Escola Estadual Pio Machado do município pelo secretário-adjunto de Assuntos Comunitários da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Édio Martins.

Na ocasião, ele pontuou em seu discurso a importância de levar ações sociais para o interior do Estado. “Estamos percorrendo os quatros cantos de Mato Grosso para levar alimento as pessoas que mais precisam e passam por desafios neste cenário de crise”.

De acordo com o presidente da Associação Organizada Flacorizal, Junior Barreto, um dos intermediadores da iniciativa na cidade, as entregas auxiliaram famílias que moram na região urbana e comunidades da zona rural.

“Conhecemos a realidade das famílias que residem aqui, sabemos que a maioria principalmente dos locais mais afastados são extremamente pobres e precisam de projetos como esses para conseguir passar por mais esse cenário crítico”, explicou.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade

mato grosso

Recadastramento de servidores ativos começa dia 1º de novembro

Publicado


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão, começa no próximo dia 1º de novembro a atualização cadastral periódica dos servidores ativos e empregados públicos do Estado. Este ano o recadastramento obrigatório será realizado através do Portal do Servidor e estará interligado à ferramenta Banco de Talentos disponibilizada em março deste ano a todos os órgãos do Executivo. A Instrução Normativa que regulamenta a decisão foi publicada nesta quarta-feira (28) no Diário Oficial.

O recadastramento segue até 15 de dezembro e quem não atualizar os dados terá o salário suspenso até a efetiva regularização cadastral. Outra novidade este ano é que algumas informações utilizadas pelos sistemas Aplic do Tribunal de Contas do Estado e Social do Governo Federal também serão solicitadas. Cerca de 50 mil servidores e empregados públicos ativos deverão se recadastrar.

Também serão solicitadas confirmação e atualização de dados pessoais e dos dependentes, documento de identificação e comprovante de endereço legíveis, confirmação de dados acadêmicos, de capacitação e informações funcionais, bem como a indicação por meio da matrícula da chefia imediata ou do responsável pela unidade de Gestão de Pessoas para validação do vínculo funcional.

Vale lembrar que para acessar o Portal do Servidor, o servidor deverá estar com e-mail atualizado no Sistema Estadual de Gestão de Pessoas (Seap). Caso contrário, a atualização deverá ser solicitada na setorial de Gestão de Pessoas do órgão de origem.

A inserção de dados falsos na atualização cadastral será apurada mediante procedimento disciplinar, mantida a possibilidade de aplicação das demais penalidades previstas em lei. O descumprimento da obrigação da atualização cadastral periódica, acarretará a suspensão do pagamento da remuneração do servidor público inadimplente até a efetiva regularização cadastral.

Banco de Talentos

O Banco de Talentos constitui-se numa ferramenta de gestão estratégica de pessoas que possibilita conhecer as competências dos servidores e realizar cruzamentos desses perfis com a necessidade dos diversos órgãos e entidades através de um sistema de banco de dados com informações pessoais e profissionais dos servidores públicos estaduais.

De acordo com o titular da Seplag, Basílio Bezerra, a utilização dessa ferramenta auxilia no melhor aproveitamento do potencial do profissional. “Ao alinharmos o perfil dos servidores, seus conhecimentos, qualificação profissional, suas habilidades, e suas atitudes com o perfil necessário em cada setor, facilitaremos os processos de realocação de servidores e compatibilização do perfil profissional com as atividades a serem desenvolvidas. Por isso é importante que o servidor preencha os campos com suas informações profissionais”.   

Essas informações poderão ser usadas no processo de movimentação de pessoal entre órgãos, ficando disponível para consulta das secretarias, empresas e autarquias interessadas em determinado tipo de perfil funcional. E também serão usadas no redimensionamento da força de trabalho.

O Banco de Talentos está entre as ações voltadas para o desenvolvimento profissional do Estado. Ele faz o mapeamento do perfil de trabalho de todos os servidores públicos estaduais levando em conta seus conhecimentos e habilidades para atividades estratégicas e específicas.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Agronegocio

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana