Cuiabá

Moradores da comunidade rural Ecoville II ganham mais duas travessias de concreto

Publicados

em


Assessoria

Clique para ampliar

Situada nas proximidades do km 29 da Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), a comunidade rural Ecoville II ganhou mais duas travessias de concreto. As estruturas foram construídas diretamente pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, desde o mês de maio, está sendo utilizadas pelas mais de 50 famílias que habitam na região.

As travessias foram edificadas em dois diferentes pontos de acesso à comunidade, eliminando um antigo problema de trafegabilidade enfrentado pela população. Com base na necessidade de cada local, a Secretaria supriu as demandas com as construções de um bueiro celular simples e um bueiro tubular simples.

As vias de acesso também receberam o trabalho de patrolamento e cascalhamento. “O prefeito Emanuel Pinheiro nos deu a determinação de cuidar do perímetro urbano sem esquecer da zona rural. São regiões também povoadas por trabalhadores, que merecem nosso respeito”, explica o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa.

Além das duas travessias, a Ecoville é uma das comunidade que já foram beneficiadas pela Prefeitura de Cuiabá com o levantamento de uma ponte de concreto na principal rota utilizada pelos moradores. Em 2017, o prefeito Emanuel Pinheiro investiu R$ 751.640,09 em uma estrutura de concreto sobre o Rio Coxipó, com 50m de extensão e 4,20m de largura.

No local, todos os anos, a passagem de madeira totalmente improvisada, edificada por meio da colaboração mútua entre residentes na região, não resistia à força das correntezas e era levada pelas águas do Coxipó. Quando não existiam mais opções, os moradores ainda se arriscavam em bondinho de metal, também feito por eles mesmos e sem nenhuma segurança.

“Sempre destacamos que nosso trabalho para melhorar a vida da população é contínuo. E isso é confirmado na prática por ações como essas. Primeiro entregamos uma grande ponte. Agora, foi nossa apresentada novas necessidade e, mais uma vez, nos empenhamos para atendê-las. A cidade não para e nossa gestão também não”, pontua Stopa.

META SUPERADA

Um levantamento feito pela Secretaria de Obras Públicas demonstra que a gestão Emanuel Pinheiro superou em 260% a meta de construção de travessias de concreto, estabelecida para 2020. De acordo com a Pasta, o planejado para o ano era de 10 novas estruturas, mas os dados apontam que foram edificadas 36.

O número engloba as travessias do tipo bueiro celular, bueiro tubular e ponte de concreto, implantadas tanto no perímetro urbano quanto na zona rural de Cuiabá. Essa é a terceira vez consecutiva que a meta é superada, já que em 2018 foram construídas 21 travessias e, em 2019, o número chegou a 23, demonstrando um constante crescimento. 

Leia mais:

Secretaria de Obras Públicas supera em 260% meta de construção de travessias de concreto estabelecida no PDI

Comentários Facebook
Propaganda

Cuiabá

“Há mais de 20 anos a população espera por esse ato de coragem”, diz Emanuel sobre revolução no transporte público

Publicados

em


Atério Marcos

Clique para ampliar

O prefeito Emanuel Pinheiro destacou que o transporte público de Cuiabá passa a viver uma nova realidade, a partir desta terça-feira (03). Como parte do compromisso firmado com a população, o chefe do Executivo entrega 144 novos ônibus com wi-fi, câmeras de segurança, plataforma elevatória para cadeirantes e ar-condicionado. A ação faz parte de um conjunto de melhorias que, desde 2017, o gestor vem promovendo nessa área.

“O que nossa gestão está fazendo é uma verdadeira revolução no transporte público. Há mais de 20 anos a população espera por esse ato de coragem. Coragem para pensar nos mais humildes, naqueles que dependem exclusivamente desse meio de locomoção. Coragem para quebrar um ciclo vicioso e iniciar um novo, mais moderno, inovador e que corresponda às necessidade do povo”, comenta o prefeito.

A renovação da frota é fruto do processo licitatório realizado pela gestão Emanuel Pinheiro, com o intuito de promover a modernização do sistema, gerando mais segurança e conforto aos mais de 260 mil usuários atendidos diariamente pelos 380 veículos em funcionamento na Capital. Está dentro desse planejamento, ampliar o número de ônibus com ar-condicionado, atingindo 70% da frota no 3º ano de concessão e 100% no fim do 5º ano.

A concorrência pública foi dividida em quatro lotes, vencidos pelas empresas: Integração Transporte LTDA; Caribus Transportes e Serviços LTDA; Rápido Cuiabá Transporte Urbano LTDA e Viação Paraense LTDA. Os ônibus devem ser compostos com wi-fi, quatro câmeras de segurança, plataforma elevatórias para cadeirantes e ar-condicionado. Uma das obrigações das concessionárias é a de reduzir idade média dos ônibus para, no máximo, 5 anos.

Além disso, a implantação da “Frota Limpa” no sistema também está entre as obrigações das vencedoras da licitação. A iniciativa estabelece que, em um prazo máximo de seis meses após o início de operação, as concessionárias vencedoras devem colocar em operação quatro ônibus (elétricos e híbridos), zero quilômetros, do tipo “Padron”, com baixa emissão de poluentes locais e de CO2.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana