cultura

Mitos e Lendas de Cuiabá e do pantanal são temas de lives realizadas pela atriz Alicce Oliveira

Publicado

A Atriz Alicce Oliveira realiza neste mês de outubro, 04 (quatro) apresentações do Espetáculo de Contação de Histórias ‘Mitos e Lendas do Rio Cuiabá ao Pantanal’ em suas redes sociais (facebook e youtube), como parte do Projeto: “Mitos e Lendas do Rio Cuiabá ao Pantanal”. De acordo com Alicce, através das redes sociais, o público

poderá conhecer um pouco mais da tradição oral, a memória dos povos ribeirinhos e de várias comunidades matogrossenses. Há muito tempo ouve-se falar nas histórias, mitos e lendas que povoam a memória dos povos ribeirinhos e de várias comunidades de Cuiabá em Mato Grosso; presença de monstro em forma de serpente, seres fantásticos e história de pescador, são condutores das narrativas que serão apresentadas ao público através deste projeto, valorizando e preservando a cultura mato-grossense, explica Alicce.

O Projeto “Mitos e Lendas do Rio Cuiabá ao Pantanal” apresenta para além das lendas um olhar para o hoje, contribuindo por meio das histórias uma forma de comunicação e alerta para salvarem e preservarem o pantanal, rios, cerrados e florestas, ecoando para novas gerações uma reflexão.

Contos de seres fantásticos e história de pescador, utilizando canções inspiradas nas manifestações folclóricas regionais, dentre outros artifícios que levarão o público a reconhecer as belezas desta região. No dia 22/10 – 20h (quinta-feira) acontece a abertura oficial, que contará com a apresentação do vídeo Amparo, da cantora Estela Ceregatti. “Eu a convidei porque fiquei muito emocionada com o vídeo e acredito que ele dialoga com a proposta do projeto”, explica Alicce Oliveira. Os espetáculos ocorrem nos dias 23, 24, 30 e 31/10 (sexta e sábado) – Sexta: às 10h e Sábados: às 16h. As histórias trazidas no espetáculo são releituras das histórias coletadas por Dunga Rodrigues no livro “Lendas de Mato Grosso”, escritas por Emílio Antunes ‘Lendas do Rio Cuiabá’; Ed. Adriana; “Cultura Mato-Grossense: Festas de Santos e Outras Tradições” de Roberto Loureiro; Ed. Entrelinhas, “O Falar Cuiabano” de Cristina Campos; Ed. Carlini Caniato entre outros que serviram de inspiração e pesquisa.

Algumas canções folclóricas serão apresentadas criando uma ambientação para as histórias: “O Passageiro Invisível”, “O Mão Negra”, “ A Fúria do Minhocão do Pari”, “O Vento no Taquaral”, entre outras. O Projeto foi contemplado no Edital Estevão de Mendonça De Literatura Mato-Grossense da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT), na categoria Contação de histórias. O prêmio Estevão de Mendonça é uma iniciativa pública do governo de Mato Grosso. Um júri técnico, formado por professores (as) doutores (as) na área, destacou os melhores trabalhos literários que receberam apoio oficial para a publicação. O prêmio instituído para incentivar o fomento à leitura, rende uma justa homenagem ao historiador Estevão de Mendonça, fundador do Instituto Histórico e da Academia de Letras do nosso Estado. O público terá a oportunidade de reconhecer o que há de maior qualidade na literatura contemporânea produzida em Mato Grosso, um Estado que valoriza a cultura. A novidade é a realização das atividades no âmbito virtual, devido a pandemia e o isolamento social que já atravessa o segundo semestre de 2020.

No mês de setembro, Alicce encabeçou outro projeto que ganhou as redes sociais. O Projeto Contos do Mato atingiu cerca de 20 mil pessoas, demonstrando o interesse do público em atividades educativas durante a pandemia. Para esta nova empreitada Alicce conta com o apoio da equipe técnica formada pela Figurinista: Jane Klitzke, fotografia e designer gráfico de Fred Gustavos, Assessoria Imprensa: Naine Terena (Oráculo), Técnico para transmissão Pedro Mutzemberg – Salve Filmes. Apoiam este projeto a Biblioteca Estadual Estevão De Mendonça, Seduc , Umanos Editora, Editora Entrelinhas , Editora Carlini Caniato E Tanta Tinta, Kika Brinquedos Educativos,Salve Filmes e Oráculo Comunicação, Educação e Cultural. Vai aqui um agradecimento especial ao grupo Flor Ribeirinha que apoiam o evento com a autorização de uso de canções do Siriri e Cururu que irão compor a ambientação das lives.

 Certificação e sorteio de livros

Serão sorteados ao final de cada live de apresentação, livros doados pelas Editoras Entrelinhas e Carlini e Caniato. O ganhador(a) residente em Cuiabá, terá que retirar o mesmo no endereço da narradora. Residentes em outras cidades ou Estado, terão que arcar com as taxas de envio pelo correio.

Os interessados em receber certificados, deverão estar ao vivo nas lives, pois as inscrições acontecem somente durante as apresentações a de contação de histórias, através de um link disponível nas redes sociais, onde as pessoas podem acessar e preencher a ficha on-line. O Certificado será emitido on-line com carga de 1h por apresentação assistida, totalizando 4h de maneira geral, e será emitido pela Umanos Editora.

 

Mais informações:

Datas:

22/10 – 20h (quinta-feira) – Abertura oficial

23 e 24/10 (sexta e sábado) – Contação de Histórias

30 e 31/10 (sexta e sábado) – Contação de Histórias

 

Horários: 10h (sexta) – 16h (sábado)

Site: www.alicceoliveira.com.br

Canal do YouTube: https://www.youtube.com/user/alicceoliver

Página Facebook: https://www.facebook.com/alicceoliveiracontadoradehistorias

Perfíl no Instagram: https://www.instagram.com/alicce.oliveira/

Meu contato: (65) 99622-9371

E-mail: [email protected]

Comentários Facebook
publicidade

cultura

Museu de Arte Sacra oferece visitações presenciais e tour virtual 360º

Publicado

Além de ter reaberto as portas para atividades presenciais, o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso (MASMT) inaugurou recentemente a visitação online por meio do tour virtual 360º.  Sem sair de casa, o visitante pode conhecer, com ou sem mediação, o acervo do equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

Com suporte para navegação em 360 º, a plataforma de visitação está disponível em www.tourvirtual360.com.br/masmt.

No passeio sem mediação, o visitante fica livre para percorrer o tour da forma que quiser. Já na visita com mediação, a condução é possível quando houver a opção “videoconferência disponível ao vivo” no topo da tela no momento do acesso ao tour. O ícone indica que um mediador do museu está disponível para guiar o passeio online ao vivo.

A visita guiada online também pode ser feita por escolas e grupos. Nesse caso, deve-se solicitar antecipadamente o agendamento. O formulário para solicitação pode ser acessado AQUI. O grupo deve ter no mínimo 15 pessoas e no máximo 80 por período.

Reunindo peças sacras do período setecentista remanescentes da antiga Catedral do Bom Jesus de Cuiabá, da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, Nossa Senhora dos Passos e acervo pessoal do bispo Dom Francisco de Aquino Corrêa, o museu está localizado na Praça do Seminário, região central de Cuiabá.

Durante o período de portas fechadas devido à pandemia do coronavírus, a gestão do equipamento usou a internet para levar opções de arte, cultura e história à sociedade. Com o projeto MASMT em Casa, lives com convidados especialistas e conteúdos informativos garantiram uma programação online semanal que manteve o museu ativo.

Na retomada do atendimento presencial são seguidos todos os protocolos sanitários para evitar a transmissão da Covid-19. O acesso é realizado somente com o uso de máscaras, álcool para higienização das mãos e tapete higienizador foram disponibilizados logo na entrada e o limite de público corresponde a 50% da capacidade máxima do espaço.

Diretora e curadora do MASMT, Viviene Lozzi

“O mundo mudou e a maneira de nos conectarmos também. Neste ano de 2020, a equipe do Museu trabalhou para manter a conexão com o público, adaptando a programação à realidade e possibilitando o acesso em 360º. Continuamos promovendo o acesso à arte e, agora, de portas abertas com toda a segurança aos visitantes e aos colaboradores”, celebra a diretora e curadora do MASMT, Viviene Lozzi.

O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso funciona de quarta a domingo, das 9h às 17h. Aos domingos a entrada é gratuita para todos.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Agronegocio

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana