Pesquisar
Close this search box.

cultura

Mitos e Lendas de Cuiabá e do pantanal são temas de lives realizadas pela atriz Alicce Oliveira

Publicados

em

A Atriz Alicce Oliveira realiza neste mês de outubro, 04 (quatro) apresentações do Espetáculo de Contação de Histórias ‘Mitos e Lendas do Rio Cuiabá ao Pantanal’ em suas redes sociais (facebook e youtube), como parte do Projeto: “Mitos e Lendas do Rio Cuiabá ao Pantanal”. De acordo com Alicce, através das redes sociais, o público

poderá conhecer um pouco mais da tradição oral, a memória dos povos ribeirinhos e de várias comunidades matogrossenses. Há muito tempo ouve-se falar nas histórias, mitos e lendas que povoam a memória dos povos ribeirinhos e de várias comunidades de Cuiabá em Mato Grosso; presença de monstro em forma de serpente, seres fantásticos e história de pescador, são condutores das narrativas que serão apresentadas ao público através deste projeto, valorizando e preservando a cultura mato-grossense, explica Alicce.

O Projeto “Mitos e Lendas do Rio Cuiabá ao Pantanal” apresenta para além das lendas um olhar para o hoje, contribuindo por meio das histórias uma forma de comunicação e alerta para salvarem e preservarem o pantanal, rios, cerrados e florestas, ecoando para novas gerações uma reflexão.

Contos de seres fantásticos e história de pescador, utilizando canções inspiradas nas manifestações folclóricas regionais, dentre outros artifícios que levarão o público a reconhecer as belezas desta região. No dia 22/10 – 20h (quinta-feira) acontece a abertura oficial, que contará com a apresentação do vídeo Amparo, da cantora Estela Ceregatti. “Eu a convidei porque fiquei muito emocionada com o vídeo e acredito que ele dialoga com a proposta do projeto”, explica Alicce Oliveira. Os espetáculos ocorrem nos dias 23, 24, 30 e 31/10 (sexta e sábado) – Sexta: às 10h e Sábados: às 16h. As histórias trazidas no espetáculo são releituras das histórias coletadas por Dunga Rodrigues no livro “Lendas de Mato Grosso”, escritas por Emílio Antunes ‘Lendas do Rio Cuiabá’; Ed. Adriana; “Cultura Mato-Grossense: Festas de Santos e Outras Tradições” de Roberto Loureiro; Ed. Entrelinhas, “O Falar Cuiabano” de Cristina Campos; Ed. Carlini Caniato entre outros que serviram de inspiração e pesquisa.

Algumas canções folclóricas serão apresentadas criando uma ambientação para as histórias: “O Passageiro Invisível”, “O Mão Negra”, “ A Fúria do Minhocão do Pari”, “O Vento no Taquaral”, entre outras. O Projeto foi contemplado no Edital Estevão de Mendonça De Literatura Mato-Grossense da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT), na categoria Contação de histórias. O prêmio Estevão de Mendonça é uma iniciativa pública do governo de Mato Grosso. Um júri técnico, formado por professores (as) doutores (as) na área, destacou os melhores trabalhos literários que receberam apoio oficial para a publicação. O prêmio instituído para incentivar o fomento à leitura, rende uma justa homenagem ao historiador Estevão de Mendonça, fundador do Instituto Histórico e da Academia de Letras do nosso Estado. O público terá a oportunidade de reconhecer o que há de maior qualidade na literatura contemporânea produzida em Mato Grosso, um Estado que valoriza a cultura. A novidade é a realização das atividades no âmbito virtual, devido a pandemia e o isolamento social que já atravessa o segundo semestre de 2020.

No mês de setembro, Alicce encabeçou outro projeto que ganhou as redes sociais. O Projeto Contos do Mato atingiu cerca de 20 mil pessoas, demonstrando o interesse do público em atividades educativas durante a pandemia. Para esta nova empreitada Alicce conta com o apoio da equipe técnica formada pela Figurinista: Jane Klitzke, fotografia e designer gráfico de Fred Gustavos, Assessoria Imprensa: Naine Terena (Oráculo), Técnico para transmissão Pedro Mutzemberg – Salve Filmes. Apoiam este projeto a Biblioteca Estadual Estevão De Mendonça, Seduc , Umanos Editora, Editora Entrelinhas , Editora Carlini Caniato E Tanta Tinta, Kika Brinquedos Educativos,Salve Filmes e Oráculo Comunicação, Educação e Cultural. Vai aqui um agradecimento especial ao grupo Flor Ribeirinha que apoiam o evento com a autorização de uso de canções do Siriri e Cururu que irão compor a ambientação das lives.

 Certificação e sorteio de livros

Serão sorteados ao final de cada live de apresentação, livros doados pelas Editoras Entrelinhas e Carlini e Caniato. O ganhador(a) residente em Cuiabá, terá que retirar o mesmo no endereço da narradora. Residentes em outras cidades ou Estado, terão que arcar com as taxas de envio pelo correio.

Os interessados em receber certificados, deverão estar ao vivo nas lives, pois as inscrições acontecem somente durante as apresentações a de contação de histórias, através de um link disponível nas redes sociais, onde as pessoas podem acessar e preencher a ficha on-line. O Certificado será emitido on-line com carga de 1h por apresentação assistida, totalizando 4h de maneira geral, e será emitido pela Umanos Editora.

 

Mais informações:

Datas:

22/10 – 20h (quinta-feira) – Abertura oficial

23 e 24/10 (sexta e sábado) – Contação de Histórias

30 e 31/10 (sexta e sábado) – Contação de Histórias

 

Horários: 10h (sexta) – 16h (sábado)

Site: www.alicceoliveira.com.br

Canal do YouTube: https://www.youtube.com/user/alicceoliver

Página Facebook: https://www.facebook.com/alicceoliveiracontadoradehistorias

Perfíl no Instagram: https://www.instagram.com/alicce.oliveira/

Meu contato: (65) 99622-9371

E-mail: [email protected]

Comentários Facebook
Propaganda

cultura

Mostra de cinema em MT seleciona filmes com protagonismo negro e indígena

Publicados

em

Em sua 7ª edição, a Mostra de Cinema Negro de Mato Grosso selecionará produções audiovisuais com protagonismo negro e indígena para o evento que acontece entre os dias 04 e 06 de julho, no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio do preenchimento de formulário online (clique aqui) até o dia 26 de abril.

Realizada pelo Instituto Quariterê em parceria com o Instituto InRede, a Mostra conta com recursos do edital Viver Cultura da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). Nesta edição o tema do evento é “Territórios e Territorialidades: disputa de narrativas” e contempla, além da exibição de filmes selecionados para a Mostra Competitiva, diversas oficinas e espaços de debates sobre pertencimentos e localidades.

Para a mostra competitiva podem se inscrever filmes de curta-metragens de todas as regiões do Brasil e de todos os gêneros (ficção, documentário, experimental, entre outros), desde que tenham sido lançados entre 2022 e 2024. Obrigatoriamente, a produções devem ter sido dirigidas e/ou realizadas por pessoas negras e indígenas.

A lista dos filmes selecionados será divulgada a partir do dia 9 de maio, no site do Instituto Quariterê (https://quaritere.com.br/site/) e também nas redes sociais. As produções participarão da mostra competitiva, disputando nas categorias de Melhor Filme de Ficção, Melhor Filme Experimental, Melhor Documentário e Melhor Videoclipe.

Neste ano, o prêmio oficial da  7ª Mostra de Cinema Negro de Mato Grosso, o Troféu Quariterito, será esculpido pela artista Patty Wolf.

De acordo com a fundadora do Aquilombamento Audiovisual Quariterê, Juliana Segóvia, a Mostra de Cinema Negro de Mato Grosso surgiu como um movimento de contra-narrativa às produções mercadológicas que repercutem historicamente imagens raciais estereotipadas e pouco diversas sobre povos negros e indígenas.

“Ao ressaltar o protagonismo de produtores e realizadores, por vezes marginalizados, a intenção é debater e refletir sobre a presença do negro e indígena no audiovisual e as múltiplas possibilidades de narrar sobre corpos, territórios, anseios políticos, sociais e culturais”, conclui.

Serviço
7ª Mostra de Cinema Negro de MT
Prazo para inscrição: 26 de abril de 2024
Formulário para inscrição: AQUI
Regulamento: AQUI

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

TECNOLOGIA

Mais Lidas da Semana