MULHER

Milhas pela Vida, o grupo que ajuda mulheres a ter acesso ao aborto legal

Publicados

em


source
Milhas pela Vida
Divulgação

Milhas pela Vida


Em 2020, foram feitos 1.657  abortos legais no Brasil pelo Sistema Único de Saúde (SUS), segundo dados do Ministério da Saúde. Contudo, nesse meio tempo, 300 mil mulheres foram parar no hospital e 1.800 morreram devidos a abortos inseguros ou feitos clandestinamente no país

Um dos projetos que tenta contornar esse problema e ajudar mulheres no processo de interrupção da gestação de forma legalizada é o Milhas pela Vida.  Criado pela cineasta e roteirista Juliana Reis, 57 anos, em 15 meses de existência, a iniciativa já conseguiu ajudar 250 mulheres, dentre os 2100 pedidos de ajuda que já recebeu.  


O grupo funciona de maneira totalmente digital, é mantido por doações e por 26 voluntárias. Elas fazem “uma desobediência civil totalmente dentro da lei”. 

A ideia começou em 2017, quando Juliana acompanhou o caso de Rebeca Mendes, primeira brasileira a pedir autorização para o Supremo Tribunal Federal para realizar um aborto. “Ela já era mãe de dois filhos, estava conseguindo estudar e tinha um trabalho que permitia a ela uma perspectiva de futuro a ela e aos filhos”, explica.

Após ter seu pedido negado, Rebeca pegou um avião até a Colômbia para realizar o procedimento. O caso foi amplamente divulgado pela mídia e nas redes sociais.

“Eu digo que foi o primeiro aborto que foi feito ‘fora do armário’ aqui no Brasil. Eu escrevi um post [nas redes sociais] perguntando quem toparia doar milhas áereas para quem não tivesse dinheiro pudesse fazer um aborto seguro legal. Eu tive cinco curtidas e um comentário”, conta. 

Em junho de 2019, a roteirista estava lendo uma reportagem sobre mulheres que faziam viagens até outros países da América Latina, como Argentina, México e principalmente Colômbia e realizavam o procedimento legalmente lá. 

“Lembrei da situação e copiei o mesmo post. Duas ou três horas depois eram cinco mil mulheres debatendo e 1,2 mil ofertas de milhas e apenas 50 caras feias para mais de cinco mil mulheres apoiando”, diz. 

Juliana acredita que o que mudou entre as duas postagem foi a conscientização das pessoas sobre o assunto. “O Brasil estava saindo do buraco que ele mesmo tinha entrado e aquela era a melhor hora, da gente criar uma resistência para falar sobre o aborto de uma maneira aberta e fora do armário”. 


A fundadora explica que o Milhas Pela Vida não dá o nome de clínicas clandestinas, nem sobre como arrumar medicamentos abortivos, apenas fornece informações sobre o serviço de apoio legal no país – no caso de estupro, risco de morte para a gestante ou anencefalia. 

Além disso, elas informam sobre locais no exterior onde é possível fazer o procedimento de forma legal. Na Colômbia, por exemplo, é possível realizar o aborto legal nesses três casos e também quando a saúde psicológica da mulher está em risco. “100% das mulheres colombianas e estrangeiras que querem fazer um aborto podem acessá-lo. O nível de acolhimento é praticamente total”, diz. 

Você viu?

Até hoje o Milhas Pela Vida auxiliou a realização de 160 abortos legais em território brasileiro e 70 fora do país. Nos primeiros quatro meses de atividades foram feitas 38 viagens internacionais com essa finalidade. Porém, devido à pandemia e ao fechamento das fronteiras, o número de viagens para o exterior precisou ser reduzido.

Essa situação fez com que a roteirista tivesse percebesse que a maioria das mulheres que procuravam a ajuda do Milhas pela Vida haviam sido vítimas de abusos sexuais e  tinham o direito de fazer o aborto legalmente no Brasil. 

Juliana conta que algumas violências sexuais estão tão “entranhadas e enraizadas” na sociedade brasileira que muitas mulheres não tem ideia que foram vítimas e que por isso tem direito ao aborto legal. Mulheres que escutavam do companheiro que era para “calar a boca e tomar a pílula do dia seguinte, porque ele gostava de transar sem camisinha” ou que foram violentadas pelo próprio marido.  

“Essa é a ponta do iceberg. A gente passa a informar as mulheres da lei do minuto seguinte, um estupro de vulnerável, uma violação sexual, um stealthing*, estupro no casamento e é bastante aterrador a resposta a essa prática”, completa. 


Passando por isso 

Juliana conta que já passou por três abortos ao longo da vida. A primeira foi aos 19 anos, foi realizado em uma clínica particular. O segundo, aos 29 anos, aconteceu enquanto ela residia na França, país onde o procedimento é legal. O último foi há 10 anos. A gestação estava indo pro quinto mês, quando foi diagnosticada uma má formação genética. 

“Nesse aborto eu tive luto, perda, doeu. Na verdade, se eu coloco as três experiências juntas, apesar de terem sidos diferentes, em momentos distintos a única coisa que eu chego a conclusão disso tudo e que ninguém tem nenhuma opinião válida sobre o aborto, a não ser a mulher que passa por isso, a decisão é independente da opinião dos outros”, encerra. 

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Propaganda

MULHER

Horóscopo do dia: previsões para 18 de abril de 2021

Publicados

em


source
Mandala
Marcelo Dalla

Saiba como aproveitar melhor o seu dia de acordo com a previsão diária do horóscopo


ÁRIES 

Você pode expressar sentimentos e ideias com mais equilíbrio. Procure abrir seu coração: vale ouvir mais, pensar diferente, buscar novos pontos de vista. É importante compreender os sentimentos e as necessidades dos outros também. A Lua segue em Câncer, em harmonia com Urano: bom para fugir da rotina e promover inovações. Vale movimentar as energias em casa, mudar os móveis de lugar, por exemplo. Fica mais fácil adequar-se às circunstâncias. Vale também abrir a mente para novas percepções e aprendizados.


TOURO 

A sensibilidade ganha destaque com a Lua em Câncer, que pela manhã se combina com Urano. Continue aberto para introduzir mudanças práticas em sua vida. Caso queira expandir seus rendimentos, um novo curso, novas técnicas e tecnologias continuam favorecidas. Aproveite também para dar mais atenção a quem ama, num clima de intimidade. Lembre-se que a sedução e a conquista devem vir acompanhadas de responsabilidade. Esteja consciente de que as melhores colheitas vêm com perseverança. 

GÊMEOS 

Imaginação e inspiração continuam ativadas. A Lua se combina com o Urano, favorecendo atividades criativas. Vale aproveitar para meditar e visualizar os projetos se concretizando. Anote as novas ideias que surgirem, quando o Sol ingressar em seu signo poderá ativá-las. Procure também se resguardar, dormir mais, respeitar os limites do corpo. Aproveite para aprender algo novo e assimilar novas técnicas. Continue atento para as novas ideias que surgem. Elas tendem a se tornar produtivas num futuro próximo.

CÂNCER 

Você pode cuidar mais da casa, cultivar intimidade, aconchego e afeto. O dia promete ser mais agradável e produtivo. A Lua segue em seu signo, em harmonia com Urano: aproveite para cultivar equilíbrio emocional e dar atenção às pessoas que ama. Meditação, mantras, boa música ou um bom livro podem fazer muito bem para sua alma. Continue a questionar-se para perceber o que deve ser abandonado, deixado para trás. Velhos modelos já não servem mais, o céu o convida a mudar.

LEÃO 

A Lua segue em Câncer, favorecendo os encontros os encontros mais íntimos e as demonstrações de carinho. Aproveite para dar atenção a quem ama, cuidar de assuntos relativos ao lar e à família. A pressa e a inquietação podem ser amenizadas para não causar rupturas e prejuízos indesejáveis. Continue atento para evitar imprudências e atitudes radicais. Procure cultivar mais paciência, tolerância e compreensão. Ainda bem que hoje a Lua se combina com Urano para ajudá-lo a cultivar mais liberdade e criatividade.

VIRGEM 

Você viu?

A mente está aguçada, favorecendo novos aprendizados e novas experiências. Lua e Urano se alinham: aproveite para pensar diferente e abrir-se para novos pontos de vista. Evite comentários agressivos, priorize o que for necessário e essencial. Novas ideias e percepção entram em pauta, continue percebendo quais discussões são realmente produtivas para não perder tempo. Procure ver o que tem de bom e o que deve ser deixado para trás, em nome do amor por si mesmo, pelo outro e da vontade de crescer. 

LIBRA 

É hora de abrir-se para novas oportunidades. Conte com mais sensibilidade, inspiração e confiança. Bom período também para ficar próximo de pessoas queridas. Com Vênus em Touro e Lua em Câncer, é importante ouvir mais, e dar atenção para as pessoas que ama. Mas continue atento para evitar grandes gastos, você pode pesquisar melhor e priorizar a segurança. Vale também manter a mente aberta para assimilar novos conceitos, fazer novas amizades e expandir sua rede de contatos.

ESCORPIÃO 

Bom momento para limpar e harmonizar a casa ou o local de trabalho, eliminar a energia estagnada. Jogue fora o que não usa mais. O período traz potencial transformador. Lua e Urano indicam um bom período para questionar velhas crenças. Sua consciência se expande e você vê o mundo de maneira ampliada. Todo o tipo de novidade continua favorecida. Mas evite pressa, a correria e as atitudes impulsivas. Quanto mais tranquilidade puder cultivar, melhor. Novos aprendizados continuam favorecidos.

SAGITÁRIO 

Os relacionamentos podem se renovar com diálogos esclarecedores, carinho e atenção. Tudo depende de sua disposição para ouvir, aprender e interagir. A colaboração dos outros continua importante, sua capacidade de dar e receber é posta à prova. Procure aplicar com inteligência as leis do intercâmbio para multiplicar receitas e recursos. Coerência, praticidade e o impulso das pessoas próximas são fundamentais. É tempo de cultivar prudência, economia e maturidade para que possa avançar.

CAPRICÓRNIO 

Para refletir: tem esquecido de cuidar de si por causa do excesso de preocupações? É preciso adaptar seus objetivos, pois aos poucos você modifica a forma de enxergar a vida. A Lua segue em Câncer, favorecendo a intuição, o afeto e a sensibilidade. Lua e Urano combinam forças, favorecendo inovações. Bom domingo para fugir da rotina e fazer algo diferente. Aproveite para refletir sobre o que pode aprender, como inovar e aprimorar o serviço que oferece. É importante também regular os horários de sono, alimentação e exercícios físicos. 

AQUÁRIO 

Assuntos ligados à casa e à família ganham destaque. A Lua segue em Câncer: um convite para entrar em contato com o que é mais íntimo para você, fortalecer as ligações com as pessoas queridas. Aproveite para comunicar-se com cordialidade, expressar afeto e carinho. É importante também reconhecer as mudanças que deve efetuar, o Universo o empurra para novos aprendizados. Introduzir as mudanças aos poucos, com critério, planejamento e sabedoria, para que não ocorram rupturas e rompimentos indesejáveis.

PEIXES 

Bom período para dar atenção às questões domésticas, aos familiares e pessoas queridas. A Lua segue em Câncer, estimulando a sensibilidade. Além disso, a Lua se alinha com Urano: fica mais fácil cultivar criatividade. Atividades ligadas ao corpo e à estética ficam favorecidas. Você pode aproveitar para dar aquele toque especial à sua casa, para que ela fique mais aconchegante. Conte com mais amor, altruísmo e compaixão. A beleza em todos os níveis e significados ganha especial destaque.

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana