AGRO & NEGÓCIO

México & América Central produzem 11% do total de café colhido no mundo

Publicados

em


Safra em nível mundial está estimada em 167,2 milhões de sacas e do México & América Central em 19 milhões de sacas de 60kg no ano-cafeeiro 2021-2022

A produção de café do México & América Central no ano-cafeeiro 2021-2022 foi estimada em 18,9 milhões de sacas de 60kg, volume que representa uma queda de 3,5% em relação ao mesmo período anterior. Tal volume físico corresponde a 11% da produção mundial, que está estimada em 167,2 milhões de sacas para o ano-cafeeiro 2021-2022.

Neste mesmo contexto, convém ressaltar que as safras de 2020 e 2021, em nível mundial, foram estimadas em 170,8 milhões de sacas e 167,2 milhões de sacas de 60kg, respectivamente, o que denota um inexpressivo decréscimo de 2,2% no volume produzido. A produção de Coffea arabica teve redução de 7,1%, cujo volume passou de 101,2 milhões de sacas em 2020 para 94 milhões de sacas em 2021. E, em contrapartida, a produção de Coffea canephora (robusta e conilon) aumentou de 69,7 milhões no ano anterior para 73,2 milhões de sacas em 2021, o que representa acréscimo de aproximadamente 5,1%.

Para a Organização Internacional do Café – OIC, conforme o seu Relatório sobre o mercado de Café fevereiro 2022, do qual foram extraídos os dados da produção mundial de café, objeto desta análise e divulgação, o ano-cafeeiro global compreende o período que abrange os meses de outubro a setembro. Este Relatório está também disponível para consulta na íntegra no Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café. As demais edições do Relatório, desde julho de 2014, podem ser acessadas na íntegra no Observatório do Café.

Convém esclarecer que a OIC divide a produção de café em nível mundial em quatro grandes regiões/blocos de produção, a saber: África, Ásia & Oceania, México & América Central e América do Sul, conforme explicitado no site da OIC, especificamente na página ‘Dados Históricos’.

Referido Relatório também traz como destaque que as exportações de café do México & América Central, no período de outubro de 2021 a janeiro de 2022, somaram 3,11 milhões de sacas que representaram em torno de 24% de aumento em relação ao mesmo período do ano anterior (2,5 milhões de sacas). As exportações de Honduras, país maior produtor da região, aumentaram 32,7%, para 987 mil sacas, enquanto os do México aumentaram 15,5%, para 898 mil sacas.  Além disso, nos quatro primeiros meses do ano cafeeiro 2021 – 2022 as exportações da Guatemala aumentaram 22,3%, para 512 mil sacas e as exportações da Nicarágua aumentaram 20,6%, para 485 mil sacas.

Além disso, o Relatório sobre o mercado de Café fevereiro 2022 ressalta que as exportações da África aumentaram para 4,04 milhões de sacas no primeiro quadrimestre do ano-cafeeiro de 2021 – 2022. E, por fim, o maior bloco dos países produtores de café do mundo, a América do Sul, teve suas exportações reduzidas em 16,1%, pois elas decaíram para 20 milhões de sacas no primeiro quadrimestre do ano-cafeeiro considerado pela OIC, objeto desta análise.

Finalmente, completando os quatro blocos/regiões produtoras de café definidas pela OIC, as exportações de café da Ásia & Oceania tiveram incremento de 20,7%, ao atingir o volume de 14,69 milhões de sacas no período de outubro de 2021 a janeiro de 2022.

Consulte a performance da cafeicultura em nível mundial no Relatório sobre o mercado de Café fevereiro 2022, da OIC, o qual encontra-se disponível também no Observatório do Café, pelo link:

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/images/stories/noticias/2021/2022/Fevereiro/relatorio_oic_fevereiro_2022.pdf

Confira a produção e o consumo dos demais países, divulgados pela OIC, no link:

https://www.ico.org/pt/new_historical_p.asp

Conheça o todo acervo de publicações da Embrapa Café e faça download dos arquivos pelo link:

https://www.embrapa.br/cafe/publicacoes

Confira as ANÁLISES (Análises e notícias da cafeicultura) divulgadas pelo Observatório do Café no link abaixo:

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/imprensa/noticias

Fonte: Embrapa

Comentários Facebook
Propaganda

AGRO & NEGÓCIO

Centro de Pesquisa em Genômica para Mudanças Climáticas oferece curso gratuito em biotecnologia vegetal

Publicados

em

O curso “From Gene to Trait” acontece de 12 a 16 de setembro na Embrapa Agricultura Digital, em Campinas (SP)

O Centro de Pesquisa em Genômica para Mudanças Climáticas – GCCRC, uma iniciativa entre a Embrapa e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), abre inscrições para a quarta edição do curso “From Gene to Trait”, que volta ao seu formato presencial. O curso abrange desde as principais ferramentas de investigação da biotecnologia vegetal, como identificação de genes e microrganismos associados, até temas como marcos regulatórios e propriedade intelectual.

No ano passado, em decorrência da pandemia de Covid-19, o curso aconteceu entre agosto e dezembro, com aulas semanais e no formato on-line. Foram 450 inscritos de nove países, mas apenas 250 participantes foram selecionados. Destes, 90 participantes atingiram os requisitos mínimos para receber o certificado.

De volta ao formato presencial, os organizadores esperam que a interação entre os participantes volte a ser exitosa, ainda que isso represente um alcance menor em termos regionais. “Há vantagens e desvantagens nos dois formatos, mas acreditamos que a interação no cafezinho, no corredor, ainda não foi substituída no formato on-line”, explica o coordenador do curso e do GCCRC, Paulo Arruda. O curso será condensado e acontece entre 8h e 17h, nos dias 12, 13, 14, 15 e 16 de setembro de 2022, no auditório da Embrapa Agricultura Digital, em Campinas (SP). O uso de máscara será obrigatório.

Além da Unicamp e da Embrapa, o curso conta com a participação de profissionais do VIB (Bélgica), Microbiome Support (União Europeia), Centro de Citricultura Sylvio Moureira/IAC, Fundecitrus e de empresas de biotecnologia como a Bayer Crop Science, LP Sementes, as startups Symbiomics e InEdita e as consultorias i9Pi e SLC Consultoria. Estes especialistas abordarão técnicas como: descoberta de genes usando a bioinformática, associação genômica ampla, genômica comparativa e transcriptômica, análise de microbiomas, metagenômica, coleções de cultura de microrganismos, inoculantes sintéticos, ensaios de inoculação, edição genômica e propriedade intelectual.

O curso tem como público-alvo estudantes de pós-graduação e profissionais de empresas que atuam no ramo de biotecnologia agrícola que estejam interessados em atualizar seus conhecimentos sobre genômica. As aulas serão realizadas em português e em inglês.

“From gene to Trait” é gratuito e selecionará 100 participantes para esta quarta edição presencial. As inscrições devem ser feitas até 5 de agosto, neste link. Todos os candidatos serão notificados até 5 de agosto.

Participantes que tiverem 75% de presença terão certificado. Alunos de pós-graduação que desejarem contabilizar o curso como crédito para o seu programa de pós-graduação podem se matricular como aluno regular ou especial na disciplina do catálogo do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular da Unicamp (disciplina: “NG300 – Do Gene ao Fenótipo: Uma Introdução ao Pipeline de Biotecnologia Avançada (From Gene to Trait: an Introduction to an Advanced Biotechnology Pipeline”, 3 créditos).

Em caso de dúvidas, enviar e-mail para [email protected].

Sobre o GCCRC

O GCCRC é uma iniciativa entre Embrapa e Unicamp – no âmbito do programa da FAPESP Centros de Pesquisa em Engenharia (CPEs) – para o desenvolvimento de plantas adaptadas aos estresses das mudanças climáticas globais. Sua plataforma de pesquisa envolve ferramentas de bioinformática, edição gênica, transformação, microbioma, fenotipagem, propriedade intelectual e assuntos regulatórios.

Serviço

Evento: curso “From Gene to Trait”

Quando: de 12 a 16 de setembro de 2022, de 8h-17h

Local: Auditório da Embrapa Agricultura Digital – Av. Dr. André Tosello, 209, Cidade Universitária, Campinas (SP).

Vagas: 100 participantes

Inscrições para a seleção: até 5 de agosto de 2022 pelo formulário online https://www.gccrc.unicamp.br/course-from-gene-to-trait/

Resultado da seleção: 12 de agosto

Contato: [email protected]

Fonte: Embrapa

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

Mais Lidas da Semana