mato grosso

Memorial das vítimas da Covid-19 será inaugurado neste sábado (5)

Publicado


No próximo sábado (05.11) será inaugurada a exposição Imensuráveis – Memorial das vítimas da Covid 19 em Mato Grosso. A programação inicia às 7h com uma missa na Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho e logo após, às 8h, acontece a inauguração do Memorial na praça do Seminário, em Cuiabá.

Organizada pelo Museu de Arte Sacra de Mato Grosso (MASMT), em parceria com Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho, a exposição homenageia pessoas que morreram devido ao contágio pelo coronavírus em Mato Grosso. 

“Com a colaboração dos familiares essa exposição já nasceu grande. Graças a eles, que enviaram fotos, mensagens e textos que representam o homenageado é que buscamos tirar essas pessoas da condição de meros números”, explica Viviene Lozi, diretora do Museu de Arte Sacra.

Mesmo após a inauguração, os familiares que desejam homenagear seus entes queridos podem ainda enviar foto, frase e as datas de nascimento e falecimento. Os itens continuam sendo recebidos pela equipe que faz a gestão do equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) por email ([email protected]) ou por aplicativo de mensagem no telefone (65 99965-0319).

“É só enviar as fotos com uma frase ou um texto contando como foi a vida desse ente querido junto com as datas de nascimento e falecimento. Estamos inserindo códigos de QR Code nas fotos para acesso ao texto elaborado pelos familiares”, explica Viviene. 

Além de 14 painéis instalados ao redor da praça, será inaugurado um novo Cruzeiro, desta vez em metal. A cruz, que é importante símbolo do cristianismo, vem sendo substituída desde 1959 no Morro do Seminário por conta da ação do tempo. 

Serviço

Exposição Imensuráveis – Memorial das vítimas da Covid-19 em Mato Grosso

Local: Praça do Seminário em frente à Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho e Museu de Arte Sacra 

Abertura: sábado (05.12), às 7h

Visitação: segunda a domingo, 7h às 18h

Entrada: Gratuita

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade

mato grosso

Comitês de Bacias Hidrográficas de MT definem datas das reuniões de 2021

Publicado


Os Comitês de Bacias Hidrográficas de Mato Grosso (CBHs) iniciaram 2021 com a aprovação das datas dos seus principais encontros do ano. As datas foram publicadas no Diário Oficial de sexta-feira (08.01). Com isso, os 10 CBHs ativos no estado já começaram a se organizar para dar continuidade nos trabalhos de gestão e conservação dos recursos hídricos de Mato Grosso.

Ao todo, serão 40 reuniões ordinárias, divididas em quatro encontros por Comitê. Além destas datas já estabelecidas, é possível que os CBHs agendem reuniões extraordinárias ou encontros dos chamados Grupos de Trabalho, dependendo da necessidade de cada colegiado.

Com as primeiras reuniões marcadas entre fevereiro e março, a expectativa é que os CBHs abram espaço para discussão sobre seus respectivos Planos de Trabalho e as estratégias que serão adotadas para seguir com as ações respeitando todas as medidas de biossegurança contra a Covid-19.

Segundo a presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Cuiabá ME, Eliana Beatriz Rondon, o ano deve começar com demandas importantes. “Devemos continuar trabalhando em cima dos dados de outorga dos usuários da bacia, além de seguir organizando os monitoramentos da qualidade da água dos córregos urbanos e o desenvolvimento de planos voltados para educação ambiental”, disse.

Todas as reuniões ordinárias dos Comitês são abertas para participação de toda a sociedade interessada.

Conheça os comitês

Conhecidos como o “parlamento das águas”, os Comitês de Bacia Hidrográfica, são entes do Sistema Nacional de Gestão dos Recursos Hídricos, da Agência Nacional de Águas (ANA), e atuam como pontos de discussão e deliberação a respeito da gestão dos recursos hídricos compartilhando responsabilidades de gestão com o poder público.

Em Mato Grosso, atualmente, são 10 CBHs atuantes em diversas regiões, sendo eles: CBH Covapé, CBH Sepotuba, CBH Baixo Teles Pires, CBH São Lourenço, CBH Alto Teles Pires, CBH Cuiabá, CBH Cabaçal, CBH, Rio Jauru, CBH Médio Teles Pires e CBH Alto Araguaia. Recentemente foi instituído o CBH Alto Paraguai Superior, que ainda passa por adequações burocráticas. Para saber mais sobre os Comitês, clique aqui.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Agronegocio

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana