BRASIL E MUNDO

MDR e IICA selecionam consultor para elaborar plano de ação voltado à irrigação em pequenas propriedades

Publicados

em


O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), vai contratar um consultor para a consolidação de uma proposta de plano de ação nacional voltado à irrigação em pequenas propriedades. Edital com esse objetivo foi lançado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). As propostas podem ser apresentadas até a próxima segunda-feira (18/04) por meio deste link.

O consultor selecionado (pessoa física) deverá elaborar o plano com foco no estabelecimento de parcerias estratégicas para a implementação, de forma coordenada, modular e compartilhada, de políticas públicas de oferta de água e incentivo à irrigação em pequenas propriedades. O contrato será de oito meses. Podem se candidatar profissionais formados em engenharia ou em ciências naturais com, no mínimo, 10 anos de atuação na área de formulação, avaliação e monitoramento de políticas públicas.

“Desde 2019, todas as ações do MDR adotam a água como fio condutor. Água é vida, é o insumo principal das cadeias produtivas, é geração de emprego e desenvolvimento. A agricultura irrigada é uma dessas cadeias que promovem o crescimento econômico e social de diversas regiões do País. Com esse edital, vamos produzir um plano direcionado aos pequenos produtores”, destaca o ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira.

Em novembro de 2021, o MDR e o IICA realizaram o 1º Seminário Nacional de Agricultura Irrigada em Pequenas Propriedades, quando foram iniciadas as discussões para a elaboração do Plano de Ação Nacional de Agricultura Irrigada. Dentre os temas debatidos, destacaram-se a agricultura familiar, a irrigação e o associativismo e políticas públicas para acesso à água para pequenos empreendimentos.


Com informações do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Fonte: Brasil.gov

Comentários Facebook
Propaganda

BRASIL E MUNDO

México: Obrador diz que vai reforçar  trabalhos para resgatar mineiros

Publicados

em

Obrador afirma que estão sendo todos os esforços para o resgate dos dez mineiros
Divulgação/Governo do México

Obrador afirma que estão sendo todos os esforços para o resgate dos dez mineiros

As autoridades mexicanas vão reforçar os trabalhos para resgatar os 10 mineiros presos em uma mina de carvão . A afirmação foi feita pelo presidente do México, López Obrador, durante entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira (15).

Os trabalhadores estão presos na mina Pinabete, localizada na cidade de Sabinas, desde o dia 3 de agosto. Desde então, as forças oficiais e voluntários atuam para resgatar os mineiros, mas a situação ficou um pouco mais complicada no domingo (14), quando os níveis de água no local voltaram a aumentar. 

“Infelizmente, a mina desabou ainda mais, principalmente por conta de um furo de água na mina abandonada vizinha (Concha Norte), que é a que mais acumula água”, afirmou o chefe executivo mexicano.

Coordenadora Nacional de Proteção Civil, Laura Velázquez Alzúa, ressaltou que a nova inundação frustrou o plano de resgate que estava sendo seguido, uma vez que o aumento da profundidade do poço impossibilitou a entrada dos socorristas no domingo.

Alzúa completou destacando que os socorristas devem continuar bombeando a água permanentemente e que seja injetado cimento através das perfurações nas galerias para vetar a passagem de água de uma mina para outra. 

Atualmente, 14 bombas localizadas nos poços da mina atuam na retirada de água no local. A vazão de saída da água é de 371 litros por segundo.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Mundo

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

TECNOLOGIA

MATO GROSSO

Política Nacional

Mais Lidas da Semana