Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Mauro Mendes sanciona lei para flexibilizar hora-atividade dos professores estaduais

Publicados

em

O governador Mauro Mendes, junto do vice Otaviano Pivetta e do secretário, Alan Porto | Foto: Lucas Rodrigues

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, sancionou na última quarta-feira (9 de julho) a lei que flexibiliza a hora-atividade dos professores da rede estadual de ensino. A medida, proposta pelo Governo do Estado e aprovada pela Assembleia Legislativa, visa valorizar os docentes e otimizar o tempo dedicado à preparação de aulas e outras atividades pedagógicas.

A cerimônia de sanção contou com a presença do vice-governador Otaviano Pivetta e do secretário de Estado de Educação, Alan Porto. A principal mudança trazida pela nova legislação é a possibilidade de os professores cumprirem parte de suas horas-atividade fora do ambiente escolar. Atualmente, os docentes são obrigados a realizar presencialmente nas escolas todo o período destinado a essa finalidade.

“É mais uma forma de nós valorizarmos esses profissionais”, destacou o governador Mauro Mendes. Ele explicou que 40% das horas-atividade continuarão a ser cumpridas presencialmente, seja na escola ou em um ambiente da rede de formação. “Mas os 60% que o professor usa para fazer correção de prova, planejamento de aula e outras atividades na sua formação pedagógica, ele vai poder fazer até mesmo da sua própria residência”, detalhou Mendes.

Leia mais:  Mato Grosso reforça presença internacional em feira na China

Para o governador, a flexibilização é uma política de valorização profissional que busca estimular os professores a alcançarem resultados ainda mais expressivos na educação dos estudantes mato-grossenses. Mendes ressaltou o avanço do estado no cenário educacional, afirmando que Mato Grosso, que em 2019 ocupava a 22ª posição em qualidade de educação no Brasil, hoje figura como a 8ª melhor. “Esse ano tem prova do Saeb [Sistema de Avaliação da Educação Básica] e nós queremos estar entre os 5 melhores estados do país em educação”, complementou o gestor.

A lei, que representa um marco na gestão da educação estadual, deverá ser publicada nos próximos dias no Diário Oficial do Estado, entrando em vigor e beneficiando diretamente milhares de professores da rede pública.

 

Comentários Facebook
Propaganda

Mato Grosso

Sesp reforça segurança do Parque Novo Mato Grosso com 500 câmeras do Programa Vigia Mais MT

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) iniciou, nesta quinta-feira (6.11), a entrega de 500 câmeras de videomonitoramento do programa Vigia Mais MT para instalação no Parque Novo Mato Grosso, maior complexo multieventos da América Latina, sediado em Cuiabá.

A entrega está sendo feita ao MT Par, empresa pública estadual responsável pela implantação e gestão do parque. Estavam presentes para assinatura do termo de entrega o secretário de Segurança Pública, coronel César Roveri e o presidente da MT Par, Wener Santos.

De acordo com o coronel César Roveri, a parceria entre o programa Vigia Mais MT e a MT Par é uma das mais importantes ações de integração tecnológica do Estado.

“Essa parceria da Secretaria de Segurança Pública com o Parque Novo Mato Grosso e a MT Par é muito importante. O Parque Novo Mato Grosso funcionará 24 horas por dia, inclusive com atividades noturnas, e contará com cerca de 500 câmeras acompanhando tudo em tempo real, garantindo proteção às famílias e visitantes”, destacou o secretário.

Roveri ressaltou ainda que a estrutura de segurança inclui a presença da Cavalaria da Polícia Militar, que atuará de forma permanente dentro do parque.
“Assim como ocorreu durante o show do Guns N’ Roses, que reuniu mais de 40 mil pessoas sem nenhuma intercorrência grave, teremos câmeras, policiamento e cavalaria atuando para garantir tranquilidade aos visitantes. O objetivo é proporcionar um ambiente seguro para as famílias mato-grossenses e turistas que vierem participar dos grandes eventos nacionais e internacionais”, completou.

Leia mais:  Seaf inaugura mais uma unidade do projeto de aquaponia "Ciclo Vivo" em Cuiabá

Segundo o presidente da MT Par, Wener Santos, a instalação das câmeras representa mais um passo na parceria entre o Governo do Estado e o programa Vigia Mais MT.

“O Vigia Mais MT tem ajudado muito o Estado de Mato Grosso, e essa parceria com o Parque Novo Mato Grosso, é fundamental. É um local que vai reunir um grande número de pessoas e famílias, e o governo foca em garantir segurança para que todos se sintam bem”, afirmou.

Lançado pelo Governo de Mato Grosso, o Parque Novo Mato Grosso ocupa uma área de 300 hectares às margens da MT-251, cerca de 11 quilômetros. O espaço contará com estrutura para grandes eventos e shows, com capacidade para até 100 mil pessoas.

Vigia Mais MT

O Programa Vigia Mais MT já conta com mais de 15 mil câmeras integradas ao sistema de videomonitoramento do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). A iniciativa está presente em 129 municípios mato-grossenses, fortalecendo a atuação integrada entre as forças de segurança do Estado.

Leia mais:  Seduc lança concurso "Desafio Estudante Influencer" para engajar jovens no Enem 2025

Com o uso de tecnologias avançadas, como o reconhecimento facial e a leitura automática de placas (OCR), o programa tem contribuído de forma decisiva para a prevenção e elucidação de crimes, além de garantir respostas mais rápidas às ocorrências.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana