Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Educação

Mauro Mendes e outros quatro governadores serão homenageados no Senado 

Publicados

em

Mauro Mendes, governador de Mato Grosso, Elmano de Freitas, governador do Ceará, Clécio Luís, governador do Amapá, Raquel Lyra, governadora de Pernambuco e Romeu Zema, governador de Minas Gerais.

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, será um dos cinco chefes de executivos estaduais a receber a inédita “Comenda Governadores pela Alfabetização das Crianças na Idade Certa” em uma sessão especial no Senado Federal, marcada para próxima segunda-feira (13.10), às 10h. A distinção celebra líderes que se destacaram na implementação de políticas públicas eficazes para a educação infantil e a alfabetização nos primeiros anos do ensino fundamental.

Ao lado de Clécio Luís (Amapá), Elmano de Freitas (Ceará), Raquel Lyra (Pernambuco) e Romeu Zema (Minas Gerais), Mauro Mendes será reconhecido pelo empenho de sua gestão em garantir que as crianças mato-grossenses atinjam os fundamentos básicos da leitura e escrita na idade adequada. Esta é a primeira edição da premiação, instituída pela Resolução 8/2025, e que será concedida anualmente em parceria com o Ministério da Educação, UNESCO, Fundação Roberto Marinho e entidades educacionais do terceiro setor.

A iniciativa para a criação da comenda partiu do senador Cid Gomes (PSB-CE), que ressaltou a importância de estimular ações que combatam o “analfabetismo escolar” – fenômeno em que crianças progridem formalmente no ensino fundamental sem consolidar as habilidades essenciais de leitura e escrita. “Esse fenômeno é descrito por especialistas como analfabetismo escolar, situação em que as crianças progridem formalmente no 1º e 2º anos do ensino fundamental sem, no entanto, consolidar os fundamentos básicos da alfabetização”, destacou o senador.

Leia mais:  Grupo Salta dá primeiro passo para incluir Inteligência Artificial no currículo da educação básica

A seleção dos estados premiados baseia-se em quatro eixos de avaliação rigorosos. O primeiro considera os resultados no Índice Criança Alfabetizada (ICA), calculado pelo Inep. O segundo avalia a equidade racial e socioeconômica, reconhecendo estados que reduziram as disparidades de aprendizagem. O terceiro eixo foca na formação continuada de professores, verificando a participação das redes municipais em programas de capacitação. Por fim, o quarto eixo analisa o engajamento em alfabetização em regime de colaboração, sob a tutela do governador.

Mato Grosso, sob a liderança de Mauro Mendes, demonstrou consistência nesses critérios, garantindo sua posição entre os cinco estados de melhor desempenho. A premiação é um reconhecimento direto ao esforço conjunto do governo estadual e das redes municipais para elevar a qualidade da educação desde a base, assegurando um futuro mais promissor para as novas gerações.

Comentários Facebook
Propaganda

Educação

Grupo Salta dá primeiro passo para incluir Inteligência Artificial no currículo da educação básica

Pioneiro no Brasil, o Grupo Salta Educação integra disciplina dedicada ao tema no currículo, preparando estudantes para compreender, questionar e criar com IA desde cedo

Publicados

em

A Inteligência Artificial (IA) deixou de ser promessa de futuro e já está profundamente integrada à vida contemporânea. Presente em aplicativos, ferramentas de trabalho, sistemas de recomendação, diagnósticos médicos e até na produção artística, a tecnologia vem transformando o mercado de trabalho e o cotidiano de milhões de pessoas.

Segundo uma previsão do Fórum Econômico Mundial, divulgado no início de 2025, a IA poderá eliminar 92 milhões de empregos existentes até 2030, mas também pode criar 170 milhões de novos postos. Além disso, o estudo do Fórum também revela que 65% das crianças e adolescentes atualmente na escola ocuparão profissões que ainda não existem.

Diante desse cenário, o Grupo Salta Educação se antecipa e anuncia a implementação do Dia Lab, um currículo inédito de Inteligência Artificial destinado a estudantes do 6º ao 9º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental. A iniciativa torna o Grupo pioneiro no Brasil a inserir oficialmente o ensino de IA em sua grade curricular.

Um passo à frente na educação brasileira
O Dia Lab foi inspirado em frameworks internacionais de renome, como do MIT, de Harvard e em iniciativas da União Europeia, China e Coréia do Sul. O programa foi desenvolvido em parceria com Tiago Belotte, um dos maiores especialistas em design de aprendizagem para Inteligência Artificial no mundo, e está fundamentado nas pesquisas mais recentes sobre educação em tecnologia. O objetivo é claro: formar alunos que não apenas usam a IA, mas que também sabem questionar, avaliar e criar com ela de forma crítica e responsável.

Na prática, os estudantes do 6º ao 9º ano terão uma aula semanal, dentro da grade, de Inteligência Artificial, com material digital, rubricas de projetos, integração ao currículo escolar e suporte pedagógico contínuo para professores. Em cada série, o curso será estruturado em três trilhas de 10 aulas cada, sempre culminando em um projeto autoral desenvolvido pelos próprios alunos.

“O Dia Lab chega para transformar a sala de aula em um espaço ainda mais conectado com a realidade dos estudantes. A cada semana, eles terão a oportunidade de experimentar a Inteligência Artificial de forma prática, em projetos que dialogam com seus interesses e com os desafios do mundo atual. A ideia é que eles passem de meros espectadores passivos para usuários ativos e conscientes de IA”, afirma Caio Lo Bianco, diretor de inovação do Grupo Salta.

Leia mais:  Grupo Salta dá primeiro passo para incluir Inteligência Artificial no currículo da educação básica

A partir de eixos formativos e domínios pedagógicos estabelecidos, os alunos, ao longo das aulas e projetos serão capazes de:

● Criação de vídeos e imagens com ferramentas de IA generativa;
● Uso de assistentes inteligentes como apoio ao estudo;
● Identificação de fake news e conteúdos manipulados por algoritmos;
● Proteção de dados pessoais e segurança digital;
● Exploração de profissões ligadas à Inteligência Artificial;
● Conexão da IA com projetos e interesses pessoais dos estudantes.

Panorama mundial

O movimento de inclusão da Inteligência Artificial nos currículos escolares cresce rapidamente em todo o mundo. Nos Estados Unidos, 28 estados já publicaram guidelines específicas para o ensino de IA, e um decreto presidencial de 2025 estabelece estímulo à adoção da tecnologia na educação. Na União Europeia, o marco regulatório aprovado em 2024 define parâmetros de uso da IA também no setor educacional.

Outros países, como Emirados Árabes Unidos e China, já implementaram a disciplina de Inteligência Artificial desde a educação básica, reforçando a disputa global pela liderança tecnológica.

No Brasil, as experiências ainda são pontuais e fragmentadas. O estado do Piauí se destacou como pioneiro nas Américas ao implementar o ensino de IA na rede pública de forma obrigatória, em projeto liderado pela pesquisadora Rosa Maria Vicari, da UNESCO e UFRGS. Outros estados, como São Paulo, Paraná e Minas Gerais, vêm adotando ferramentas de IA em processos pedagógicos, como assistentes de aprendizagem e correção de provas.

Apesar disso, até agora não havia registro de uma rede privada de ensino estruturando um currículo sistemático de Inteligência Artificial voltado aos alunos da Educação Básica. É esse espaço que o Grupo Salta busca ocupar com o Dia Lab.

Estrutura pedagógica

O Dia Lab foi construído a partir de três eixos formativos que refletem a visão do Grupo Salta de educação para o futuro:

“O primeiro é a Cidadania, que prepara os alunos para atuar de forma responsável em um mundo permeado pela Inteligência Artificial. O segundo é a Empregabilidade, voltado a compreender como a IA já impacta e continuará impactando o mercado de trabalho. E o terceiro é a Meta-aprendizagem, que estimula novas formas de aprender, potencializadas pelas ferramentas inteligentes. Mais do que ensinar tecnologia, queremos formar jovens conscientes, críticos e criativos diante das transformações que estão por vir”, explica Christine Lourenço, diretora pedagógica do Grupo Salta.

Leia mais:  Grupo Salta dá primeiro passo para incluir Inteligência Artificial no currículo da educação básica

Cinco grandes domínios pedagógicos norteiam a aprendizagem dos estudantes:

1. Fundamentos da IA com Consciência Crítica – compreender como a tecnologia funciona e seus limites.
2. Criação com IA sem perder a autoria – desenvolver projetos originais sem abrir mão da criatividade humana.
3. IA para inclusão e acesso – refletir sobre viés, equidade e impactos sociais da tecnologia.
4. IA para Aprender Melhor – utilizar algoritmos como ferramentas de apoio à autonomia.
5. Segurança Digital e IA Responsável – agir de forma ética e segura no ambiente digital.

O modelo também valoriza o trabalho colaborativo, a construção coletiva de conhecimento e a autonomia dos estudantes em seus processos de aprendizagem.

Com a proposta, o Grupo Salta reafirma sua missão de formar cidadãos preparados para um futuro permeado pela tecnologia, mas sem abrir mão da consciência ética, do senso crítico e da criatividade. “Não se trata apenas de ensinar tecnologia, mas de construir uma inteligência do amanhã: uma geração que saiba usar a IA de maneira responsável, questionadora e criativa, pronta para moldar o futuro em vez de apenas acompanhá-lo”, afirma Christine.

Sobre o Grupo Salta

A história do Grupo Salta começa em 2013, com um grupo de jovens educadores impulsionados por um sonho grande: levar educação de qualidade e cultura de excelência para o maior número possível de crianças e jovens em todo o país. Foi a combinação do foco em expansão e crescimento acelerado, sem abrir mão da qualidade e excelência acadêmica, que consolidou o grupo como o maior na Educação Básica do Brasil em menos de dez anos. Com mais de 140 mil alunos distribuídos em 200 escolas próprias de 27 redes, em 18 estados e no Distrito Federal, a prioridade do grupo continua sendo possibilitar que os alunos de todas as suas escolas alcancem seus objetivos, sonhos e metas.

Em Mato Grosso o Grupo é representado pelas marcas Maxi, ECSA, Master e Cie (em Rondonópolis).

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana