Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Mato Grosso tem o 4º maior crescimento percentual de viagens internas feitas por seus moradores em 2024

Publicados

em

Mato Grosso foi um dos estados que mais ampliaram o número de famílias que voltaram a viajar em 2024, segundo dados do IBGE. O levantamento do módulo Turismo da PNAD Contínua mostrou que o percentual de domicílios com pelo menos um morador viajando passou de 17,1% em 2023 para 19,3% em 2024. Isso representa um aumento de 12,8% no total de lares com viagens registradas.

O estado teve o quarto maior crescimento do país, atrás apenas de Roraima, Pernambuco e Paraná. O dado reforça a retomada do turismo mato-grossense no pós-pandemia e mostra que a população voltou a se deslocar mais para lazer, negócios e visitas a familiares.

Enquanto a média nacional ficou em 19,3%, Mato Grosso se manteve entre os destaques positivos, num cenário em que apenas 11 estados tiveram aumento nas viagens, confirmando a recuperação do turismo interno após a pandemia de COVID-19. Em 2020, o índice estadual era de apenas 10,9%, chegando a 10,6% em 2021, os anos mais afetados pelas restrições sanitárias.

O desempenho mato-grossense é expressivo em um cenário em que apenas 11 unidades da federação apresentaram alta no número de viagens em 2024, com destaque para estados do Norte e Nordeste. Nenhum estado do Sudeste registrou crescimento no período, segundo o levantamento.

O estudo também mostra que o turismo está diretamente ligado ao poder de compra das famílias. Quanto maior a renda, mais chances de viajar. Entre os lares com renda acima de quatro salários mínimos, quase metade fez pelo menos uma viagem no período da pesquisa. Já entre as famílias com renda menor que meio salário mínimo, só uma em cada dez conseguiu se deslocar.

Leia mais:  Sema recebe SamuVet, unidade móvel de atendimento veterinário para animais silvestres

No Centro-Oeste, o tipo de viagem mais procurado continua sendo o contato com a natureza. Em Mato Grosso, destinos como Chapada dos Guimarães, Nobres e Pantanal estão entre os preferidos, especialmente para o ecoturismo e o turismo de aventura, que já superam as viagens de sol e praia em número de visitantes.

Segundo o empresário Juan Garcia, proprietário da Pantanal Partners, esse aumento é perceptível no dia a dia dos empreendimentos turísticos. Ele aponta também que ações de promoção de Mato Grosso, por meio de feiras do setor, como a Abav Expo, realizada de 8 a 10 de janeiro, no Rio de Janeiro, são formas de colocar o Estado na vitrine.

“A gente percebe um aumento progressivo de visitantes no estado, tanto nacionais quanto estrangeiros. Trabalhamos majoritariamente com turistas do exterior e, a cada ano, cresce a procura por áreas de proteção e natureza, como o Pantanal e a Amazônia. Isso é resultado direto das ações de divulgação do estado em feiras e eventos, e também da força das redes sociais, que despertam o interesse de quem nunca visitou esses lugares”, observa.

Leia mais:  Seduc abre prazo para recursos do seletivo das escolas militares; gabarito oficial sai dia 14

Na mesma linha, o gerente de receptivo e eventos da Confiança Turismo, José Eduardo Sanches, confirma o movimento crescente nas viagens de curta duração seja pelos turistas do Estado ou fora dele.

“Notamos um aumento de cerca de 10% a 12% nas saídas regulares entre 2023 e 2024. A melhoria da infraestrutura, como a substituição das pontes de madeira por concreto na Transpantaneira e a revitalização de praças e receptivos, tem impacto direto na qualidade do atendimento e nas avaliações dos turistas. Esses investimentos são fundamentais para manter o crescimento do turismo local”, afirma.

Para a secretária adjunta de Turismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Maria Letícia Costa, os números do IBGE confirmam o impacto das políticas públicas de fomento ao setor.

“Esses dados mostram que o mato-grossense voltou a viajar e que o nosso estado está mais estruturado para receber visitantes. O Governo do Estado está investindo em obras, qualificação e divulgação dos nossos destinos, e o turismo de natureza tem se consolidado como uma das principais forças da nossa economia”, destacou.

Com crescimento acima da média nacional, Mato Grosso se firma como um dos destinos mais promissores do país, unindo natureza, cultura e gastronomia em experiências que atraem cada vez mais viajantes.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Propaganda

Mato Grosso

Evento de inovação reúne servidores públicos em maratona com inteligência artificial

Publicados

em

Com o objetivo de impulsionar a transformação digital e fortalecer a cultura de inovação no setor público, o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag-MT), realiza o IdeIAthon – Maratona de Inovação com Inteligência Artificial (IA). O evento, promovido em parceria com o Sebrae-MT, será realizado nos dias 14 e 15 de outubro, na Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), no Centro Político Administrativo, em Cuiabá, das 8h às 18h.

As inscrições são individuais e limitadas, sendo que serão selecionados apenas 65 inscritos conforme critérios de ordem de inscrição, diversidade de órgãos públicos, equilíbrio de gênero e pluralidade de perfis (serão escolhidos profissionais de Tecnologia/IA e Negócio/Gestão). A confirmação será enviada por e-mail oficial da organização. Quem não for selecionado nesta edição terá prioridade na próxima.

O evento integra a programação do Outubro Movimente 2025, que celebra cinco anos de conexões que transformam, consolidando-se como um dos principais espaços de troca, aprendizado e inspiração voltados à inovação, colaboração e ao serviço público do futuro em Mato Grosso.

Leia mais:  Defesa Civil alerta para tempestade em Mato Grosso

Programação

O IdeIAthon reunirá servidores públicos do Estado e da Rede InovaGovMT em uma imersão prática voltada à criação de soluções inovadoras com o uso de inteligência artificial.

Durante dois dias intensos, os participantes vivenciarão todas as etapas do processo de inovação, desde a identificação de problemas e ideação até a validação, prototipação com IA e apresentação final das propostas.

O formato prevê equipes multidisciplinares, compostas por perfis de tecnologia e gestão, que terão apoio de mentores especializados e participarão de talks introdutórios (conversas) que abordarão conceitos e ferramentas digitais de IA. Os participantes serão divididos em equipes, sendo que cada grupo deverá aplicar inteligência artificial em alguma fase do desenvolvimento da solução.

No primeiro dia (14.10), os participantes acompanharão a abertura oficial e a formação das equipes, seguidas pelas etapas de entendimento do problema e ideação, com uso de ferramentas de IA. À tarde, será o momento de desenvolver o mínimo produto viável (MVP) com apoio de mentores.

Já no segundo dia (15.10), as equipes finalizarão os protótipos, participarão de um talk sobre pitch (apresentação curta e objetiva de uma ideia, projeto, produto ou negócio) e farão a defesa de suas soluções para uma banca avaliadora. As melhores propostas serão premiadas durante o encerramento do Outubro Movimente.

Leia mais:  Mauro Mendes assina autorização para novo Trevão de Rondonópolis

A participação é obrigatória nos dois dias de evento. Os inscritos da área de tecnologia deverão levar notebook próprio com autonomia de bateria e configurações básicas para uso de ferramentas de IA.

Serviço | IdeIAthon – Maratona de Inovação com Inteligência Artificial integra o evento Outubro Movimente 2025 – 5 anos de conexões que transformam
Data: 14 e 15 de outubro de 2025, das 8h às 18h
Local: Famato – Centro Político Administrativo, Cuiabá/MT
Participantes: Servidores públicos do Estado de Mato Grosso
Realização: Seplag-MT e Sebrae-MT
Inscrição: acesse aqui

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana