mato grosso

Mato Grosso tem dois municípios com alto risco de contaminação pela Covid-19

Publicados

em

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) divulgou nesta quinta-feira (21.01) o Boletim Informativo n° 319 com o panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso.

O documento aponta, a partir da página 9, que os municípios de Reserva do Cabaçal e Salto Céu configuram com risco alto de contaminação pela Covid-19.

Já 21 municípios do Estado apresentam classificação com risco moderado para o coronavírus. São eles: Cuiabá, Sorriso, Várzea Grande, Cáceres, Barra do Garças, Sinop, Rondonópolis, Alta Floresta, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Juara, Colíder, Primavera do Leste, São José dos Quatro Marcos, Mirassol D’Oeste, Nova Canaã do Norte, Nova Lacerda, Apiacás, Carlinda, Rio Branco, Castanheira.

Os outros 118 municípios estão na classificação “baixo”, indicado pela cor verde, e não apresentam altos riscos de contaminação.

O sistema de classificação que aponta o nível de risco é definido por cores: muito alto (vermelho), alto (laranja), moderado (amarelo) e baixo (verde). De acordo com a definição dos riscos, é necessária a adoção de medidas restritivas para o controle da propagação do coronavírus nas cidades.

Os indicadores de classificação de risco são atualizados duas vezes por semana, às segundas e quintas-feiras, e os resultados são divulgados nos Boletins Informativos da SES.

Recomendações aos municípios

Por meio do Decreto Estadual nº 522, de 12 de junho de 2020, o Governo de Mato Grosso faz diversas recomendações aos municípios classificados com risco baixo, moderado, alto e muito alto de contaminação pelo coronavírus.

As orientações para os municípios classificados como risco baixo são: evitar circulação de pessoas pertencentes ao grupo de risco, conforme definição do Ministério da Saúde; isolamento domiciliar de pacientes em situação confirmada de Covid-19; quarentena domiciliar de pacientes sintomáticos em situação de caso suspeito para de Covid-19, entre outras.

Para os municípios classificados com o risco moderado de contaminação pelo vírus, o Governo recomenda a implementação e manutenção de todas as medidas previstas para o nível de risco baixo, além de quarentena domiciliar para pessoas acima de 60 anos e grupos de risco definidos pelas autoridades sanitárias; suspensão de aulas em escolas e universidades.

Já para os municípios classificados com alto risco de contaminação pela doença, as recomendações anteriores são mantidas e acrescentadas novas orientações como: proibição de qualquer atividade de lazer ou evento que cause aglomeração; proibição de atendimento presencial em órgãos públicos e concessionárias de serviços públicos e adoção de medidas preparatórias para a quarentena obrigatória.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Propaganda

mato grosso

Primeira edição do Literarte abordará obras de Manoel de Barros e Zuma

Publicados

em


A primeira edição do Clube de Leitura Literarte será realizada no próximo sábado (27.02), no Bairro Dr. Fábio, em Cuiabá. De acordo com o organizador do evento, Phelipe Moraes, o Literarte surge para “reaquecer o sentimento e proximidade com o saber, através da literatura, música, e outras expressões artísticas”.

Com o intuito de valorizar a cultura regional, a primeira edição do Liderart terá como tema as obras do poeta cuiabano Manoel de Barros, e da musicista Zuma. A programação inclui palestra, dinâmica em grupo, apresentação musical, oficina de redação, exposição de livros.

O projeto foi contemplado pelo Edital MT Nascentes da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). O evento é gratuito, voltado para jovens e adultos. Os interessados podem se inscrever AQUI. Os participantes receberão um kit contendo camiseta, máscara, livro e outros brindes.

De acordo com a organização do evento, o espaço é amplo e será respeitado o distanciamento entre os participantes, também será disponibilizado álccol em gel para higienização das mãos. O projeto conta com a colaboração de músicos, pedagogos e produtores culturais.

Moraes afirma que o projeto pode contribuir com a comunidade escolar e deseja manter encontros periódicos com a proposta de valorizar a cultura local. “Espero criar e formar um grupo sustentável, que através da literatura e música possa aprimorar a leitura, vocabulário, construção textual e aprendizado de conteúdos e temas relevantes para discussões em bairros onde há vulnerabilidade social”.

Serviço

1º Clube de Leitura Literarte – Edição Dr. Fábio

Local: Espaço Art Festas

Data: 27/02/2021 (sábado)

Horário: 17h

Local: Rua Ayrton Senna, 14 – Dr. Fábio – Cuiabá – MT

Inscrição: CLIQUE AQUI

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana