Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Educação

Mato Grosso reúne 1.500 líderes estudantis no 2º Encontro Estadual de Grêmios

Publicados

em

O Governo de Mato Grosso realiza, nesta segunda-feira (25), das 9h às 16h, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, o 2º Encontro dos Grêmios Estudantis do Estado, com o tema “Juventude em Movimento, Liderança que Transforma”.

O evento organizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) reunirá, aproximadamente, 1.500 estudantes líderes e membros de 506 grêmios de todas as regiões do estado para um dia de formação, troca de experiências e incentivo ao protagonismo juvenil.

A iniciativa tem como objetivo valorizar as lideranças estudantis, estimular a participação ativa dos jovens na vida escolar e ampliar o olhar para o papel transformador que exercem não apenas dentro das escolas, mas também na sociedade. Além disso, visa celebrar a força da juventude como agente ativo na construção de escolas mais humanas, democráticas e participativas.

A programação traz atividades diversificadas. Os estudantes terão acesso a palestras com convidados especiais: Malu Finanças, que abordará Educação Financeira para Jovens, com orientações práticas sobre dinheiro e futuro; Tiago Mochileiro, com a palestra O Mochileiro pela Educação, trazendo histórias de viagens inspiradoras; e Afro Stefanini, que falará sobre Escolhas da Vida, com reflexões sobre responsabilidade, empatia e cidadania.

Leia mais:  Mauro Mendes e outros quatro governadores serão homenageados no Senado 

Também participarão de uma Gincana Especial e Quiz Kahoot, que contará com a animação do Robozão e prêmios para os grupos mais engajados. A expectativa da Seduc é que os momentos de integração incentivem o espírito colaborativo, a criatividade e o fortalecimento das representações estudantis em todas as 628 escolas da Rede Estadual de Ensino.

 

Comentários Facebook
Propaganda

Educação

Mauro Mendes e outros quatro governadores serão homenageados no Senado 

Publicados

em

Mauro Mendes, governador de Mato Grosso, Elmano de Freitas, governador do Ceará, Clécio Luís, governador do Amapá, Raquel Lyra, governadora de Pernambuco e Romeu Zema, governador de Minas Gerais.

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, será um dos cinco chefes de executivos estaduais a receber a inédita “Comenda Governadores pela Alfabetização das Crianças na Idade Certa” em uma sessão especial no Senado Federal, marcada para próxima segunda-feira (13.10), às 10h. A distinção celebra líderes que se destacaram na implementação de políticas públicas eficazes para a educação infantil e a alfabetização nos primeiros anos do ensino fundamental.

Ao lado de Clécio Luís (Amapá), Elmano de Freitas (Ceará), Raquel Lyra (Pernambuco) e Romeu Zema (Minas Gerais), Mauro Mendes será reconhecido pelo empenho de sua gestão em garantir que as crianças mato-grossenses atinjam os fundamentos básicos da leitura e escrita na idade adequada. Esta é a primeira edição da premiação, instituída pela Resolução 8/2025, e que será concedida anualmente em parceria com o Ministério da Educação, UNESCO, Fundação Roberto Marinho e entidades educacionais do terceiro setor.

A iniciativa para a criação da comenda partiu do senador Cid Gomes (PSB-CE), que ressaltou a importância de estimular ações que combatam o “analfabetismo escolar” – fenômeno em que crianças progridem formalmente no ensino fundamental sem consolidar as habilidades essenciais de leitura e escrita. “Esse fenômeno é descrito por especialistas como analfabetismo escolar, situação em que as crianças progridem formalmente no 1º e 2º anos do ensino fundamental sem, no entanto, consolidar os fundamentos básicos da alfabetização”, destacou o senador.

Leia mais:  Grupo Salta dá primeiro passo para incluir Inteligência Artificial no currículo da educação básica

A seleção dos estados premiados baseia-se em quatro eixos de avaliação rigorosos. O primeiro considera os resultados no Índice Criança Alfabetizada (ICA), calculado pelo Inep. O segundo avalia a equidade racial e socioeconômica, reconhecendo estados que reduziram as disparidades de aprendizagem. O terceiro eixo foca na formação continuada de professores, verificando a participação das redes municipais em programas de capacitação. Por fim, o quarto eixo analisa o engajamento em alfabetização em regime de colaboração, sob a tutela do governador.

Mato Grosso, sob a liderança de Mauro Mendes, demonstrou consistência nesses critérios, garantindo sua posição entre os cinco estados de melhor desempenho. A premiação é um reconhecimento direto ao esforço conjunto do governo estadual e das redes municipais para elevar a qualidade da educação desde a base, assegurando um futuro mais promissor para as novas gerações.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana