mato grosso
Mato Grosso registra 616.657 casos e 14.240 óbitos por Covid-19
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta quinta-feira (27.01), 616.657 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 14.240 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.
Foram notificadas 6.170 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 616.657 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 29.959 estão em isolamento domiciliar e 571.373 estão recuperados.
Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 187 internações em UTIs públicas e 206 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 83,11% para UTIs adulto e em 43% para enfermaria adulta.
Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (117.588), Várzea Grande (45.770), Rondonópolis (39.892), Sinop (28.747), Tangará da Serra (19.881), Sorriso (18.875), Lucas do Rio Verde (18.569), Primavera do Leste (17.124), Cáceres (14.093) e Alta Floresta (12.218).
A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link.
Sistemas instáveis
Devido à instabilidade dos sistemas do Ministério da Saúde ocorrida nas últimas semanas, não foi possível atualizar os dados do Ranking da Vacinação em Mato Grosso e o número de casos e óbitos da Covid-19 no País. Os dados serão atualizados e divulgados assim que for restabelecido o acesso da SES aos sistemas do Governo Federal.
Recomendações
Já existem vacinas para prevenir a infecção pelo novo coronavírus, mas ainda é importante adotar algumas medidas de distanciamento e biossegurança. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.
O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

mato grosso
Politec conclui que incêndio no Hospital São Benedito teve início no ar-condicionado

A Gerência de Perícias de Meio Ambiente e Engenharia Legal da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) concluiu o laudo pericial sobre o incêndio que aconteceu no Hospital Municipal São Benedito, em Cuiabá, no dia 15 de maio deste ano. A perícia apontou que o incêndio teve início no ar-condicionado da enfermaria 25, e não se espalhou para outros ambientes do hospital.
Com base nos vestígios encontrados as causas mais prováveis são superaquecimento do motor da unidade evaporadora do ar-condicionado e/ou curto circuito nas emendas.
O motor da unidade evaporadora do aparelho incendiado foi coletado para avaliação na bancada da Politec junto com parte da fiação. Foi verificado que não havia indícios de curto circuito na placa eletrônica do ar-condicionado. No laudo pericial, o perito criminal constatou que havia muitas emendas nos fios coletados e a presença de pérolas de fusão. Essas emendas são feitas na instalação do ar-condicionado e podem aumentar a chance de superaquecimento da rede elétrica e provocar curtos circuitos.
O perito observou que o superaquecimento do motor do equipamento também pode levar ao aquecimento da rede elétrica e provocar o curto circuito, e como se tratava do ar-condicionado de uma enfermaria de hospital, ele provavelmente operava por várias horas seguidas e ininterruptas, o que aumentam as chances de um superaquecimento do motor.
O laudo foi disponibilizado à 1ª Delegacia de Polícia Judiciária Civil nesta sexta-feira (27.05).
-
SUA SAÚDE AQUI4 dias atrás
Osteoporose e os implantes dentários
-
cultura3 dias atrás
Companhia Cidarta qualifica 32 alunos na primeira fase do Projeto “Dança – Uma Oportunidade de Aprendizado”
-
Cuiabá6 dias atrás
Construção da ponte do Contorno Leste evolui e alcança as etapas de compactação das cabeceiras
-
BRASIL E MUNDO4 dias atrás
Jovem que saiu da França para Cuiabá e desapareceu, é encontrado após 11 dias
-
BRASIL E MUNDO2 dias atrás
Homem morre após inalar fumaça dentro de porta-malas de viatura; veja vídeo
-
cultura7 dias atrás
Museus estaduais têm programação especial e gratuita ao público
-
BRASIL E MUNDO6 dias atrás
Família encontra jacaré de 3 metros em piscina de casa
-
cultura5 dias atrás
Filha de Zé do Caixão lança colecionáveis de terror no Cine Teatro Cuiabá; esta semana