Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Mato Grosso gera mais de 360 mil empregos e se consolida como destaque nacional 

Publicados

em

Mato Grosso demonstrou sua força econômica no primeiro semestre de 2025, gerando impressionantes 360.493 empregos com carteira assinada. Os dados, divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), revelam um crescimento de 1,9% em relação ao mesmo período do ano anterior, consolidando o estado entre os líderes nacionais na criação de vagas formais.

O saldo entre admissões e desligamentos foi significativamente positivo, com a criação de 41.853 novas vagas formais. Este desempenho notável posiciona Mato Grosso como o oitavo estado que mais contratou no Brasil e o segundo na região Centro-Oeste, ficando atrás apenas de Goiás.

A distribuição de empregos por setor mostra a diversidade da economia mato-grossense. O setor de serviços liderou a geração de vagas, com 118.870 contratações. Em seguida, destacam-se o comércio, com 93.151 admissões; a agropecuária, com 67.486; a indústria, com 46.867; e a construção, que registrou 34.119 novos postos de trabalho.

Entre os municípios, Cuiabá se destaca como a principal locomotiva do emprego no estado, respondendo por 19,5% do total, com 70.309 novos postos de trabalho. Rondonópolis aparece em segundo lugar, com 29.483 admissões (8,18%), seguida por Sinop, com 24.539 (6,81%). Várzea Grande e Sorriso também tiveram contribuições significativas, com 18.844 (5,23%) e 17.348 (4,81%) empregos gerados, respectivamente.

Leia mais:  Mato Grosso acelera na mobilidade elétrica com a chegada oficial da Leapmotor

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, celebrou os resultados, atribuindo-os ao bom momento econômico do estado e à efetividade das políticas de desenvolvimento. “Mato Grosso vem colhendo os frutos de uma política sólida de investimentos em infraestrutura, inovação e apoio aos setores produtivos. Os mais de 360 mil empregos gerados apenas no primeiro semestre de 2025 refletem a força da nossa economia e a confiança do empresariado em continuar investindo no estado”, afirmou Miranda.

O secretário finalizou sua avaliação reforçando a perspectiva otimista para o futuro: “Com um ambiente favorável aos negócios, segurança jurídica e gestão responsável, seguimos impulsionando o crescimento e consolidando Mato Grosso como um dos motores econômicos do Brasil”.

Comentários Facebook
Propaganda

Mato Grosso

Sesp reforça segurança do Parque Novo Mato Grosso com 500 câmeras do Programa Vigia Mais MT

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) iniciou, nesta quinta-feira (6.11), a entrega de 500 câmeras de videomonitoramento do programa Vigia Mais MT para instalação no Parque Novo Mato Grosso, maior complexo multieventos da América Latina, sediado em Cuiabá.

A entrega está sendo feita ao MT Par, empresa pública estadual responsável pela implantação e gestão do parque. Estavam presentes para assinatura do termo de entrega o secretário de Segurança Pública, coronel César Roveri e o presidente da MT Par, Wener Santos.

De acordo com o coronel César Roveri, a parceria entre o programa Vigia Mais MT e a MT Par é uma das mais importantes ações de integração tecnológica do Estado.

“Essa parceria da Secretaria de Segurança Pública com o Parque Novo Mato Grosso e a MT Par é muito importante. O Parque Novo Mato Grosso funcionará 24 horas por dia, inclusive com atividades noturnas, e contará com cerca de 500 câmeras acompanhando tudo em tempo real, garantindo proteção às famílias e visitantes”, destacou o secretário.

Roveri ressaltou ainda que a estrutura de segurança inclui a presença da Cavalaria da Polícia Militar, que atuará de forma permanente dentro do parque.
“Assim como ocorreu durante o show do Guns N’ Roses, que reuniu mais de 40 mil pessoas sem nenhuma intercorrência grave, teremos câmeras, policiamento e cavalaria atuando para garantir tranquilidade aos visitantes. O objetivo é proporcionar um ambiente seguro para as famílias mato-grossenses e turistas que vierem participar dos grandes eventos nacionais e internacionais”, completou.

Leia mais:  Mato Grosso acelera na mobilidade elétrica com a chegada oficial da Leapmotor

Segundo o presidente da MT Par, Wener Santos, a instalação das câmeras representa mais um passo na parceria entre o Governo do Estado e o programa Vigia Mais MT.

“O Vigia Mais MT tem ajudado muito o Estado de Mato Grosso, e essa parceria com o Parque Novo Mato Grosso, é fundamental. É um local que vai reunir um grande número de pessoas e famílias, e o governo foca em garantir segurança para que todos se sintam bem”, afirmou.

Lançado pelo Governo de Mato Grosso, o Parque Novo Mato Grosso ocupa uma área de 300 hectares às margens da MT-251, cerca de 11 quilômetros. O espaço contará com estrutura para grandes eventos e shows, com capacidade para até 100 mil pessoas.

Vigia Mais MT

O Programa Vigia Mais MT já conta com mais de 15 mil câmeras integradas ao sistema de videomonitoramento do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). A iniciativa está presente em 129 municípios mato-grossenses, fortalecendo a atuação integrada entre as forças de segurança do Estado.

Leia mais:  Inscrições para o "Casamento Abençoado 2025" em Cuiabá são prorrogadas

Com o uso de tecnologias avançadas, como o reconhecimento facial e a leitura automática de placas (OCR), o programa tem contribuído de forma decisiva para a prevenção e elucidação de crimes, além de garantir respostas mais rápidas às ocorrências.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana