Mato Grosso
Mato Grosso distribui 40 mil filtros de água para famílias em vulnerabilidade social

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), por meio do Projeto Água Potável, do Programa SER Família Solidário, iniciou a distribuição de 40 mil filtros de água para os 142 municípios de Mato Grosso. A ação tem como objetivo garantir o acesso à água potável para famílias em situação de vulnerabilidade social, contribuindo para a saúde e o bem-estar da população.
A primeira-dama do Estado e idealizadora do Programa SER Família, Virginia Mendes, destacou a importância da iniciativa para melhorar a qualidade de vida das famílias beneficiadas.
“Água potável é um direito fundamental e nosso compromisso é garantir que todas as famílias mato-grossenses tenham acesso a esse recurso essencial. O Projeto Água Potável é uma ação que reflete nosso cuidado e dedicação à população que mais precisa”, enfatizou.
A secretária da Setasc, coronel Grasi Paes, reforçou que a distribuição dos filtros segue um cronograma organizado para atender prioritariamente as famílias em situação de vulnerabilidade.
“Essa entrega tem um impacto direto na saúde das famílias, ajudando a prevenir doenças relacionadas ao consumo de água contaminada. Trabalhamos em parceria com os municípios para garantir que os filtros cheguem rapidamente a quem mais precisa”, destacou a secretária.
Os filtros distribuídos pelo projeto são de alta eficiência e capacidade de filtração, removendo impurezas e microrganismos da água, tornando-a segura para o consumo. A iniciativa beneficia comunidades rurais, quilombolas, indígenas e famílias residentes em regiões de difícil acesso, onde a infraestrutura de saneamento é limitada.
O coordenador de Mobilização Social e Inclusão Socioprodutiva, Paulo Rogério, destacou a importância da distribuição dos filtros para garantir acesso à água potável às famílias em situação de vulnerabilidade.
“Essa é uma ação essencial para melhorar a qualidade de vida de milhares de pessoas, especialmente nas comunidades ribeirinhas e em áreas com dificuldade de acesso à água tratada. Os municípios estão retirando os filtros e serão responsáveis por distribuí-los às famílias que mais precisam, garantindo que esse recurso chegue de forma eficiente e organizada”, ressaltou o coordenador.
O compromisso do Governo de Mato Grosso com a segurança alimentar e hídrica segue firme, garantindo mais qualidade de vida e dignidade às famílias em todo o Estado. As entregas continuarão sendo realizadas conforme o cronograma estabelecido pela Setasc, em colaboração com as prefeituras municipais.

Mato Grosso
Atendimentos odontológicos a reeducandos é ampliado na maior penitenciária de Mato Grosso

A Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) ampliou a capacidade de atendimento em odontologia na Penitenciária Central do Estado (PCE), a maior de Mato Grosso, com a aquisição e instalação de mais dois consultórios. Localizada em Cuiabá, a unidade abriga, atualmente, cerca de 3 mil reeducandos.
Com o investimento de R$ 42 mil, a Sejus adquiriu dois consultórios completos para o Núcleo de Saúde da PCE, que tem ainda estrutura ambulatorial completa com salas médicas, de enfermagem, curativo e vacinação.
Estrutura de odontologia
A Secretaria de Justiça tem 20 consultórios instalados em 19 unidades prisionais de Mato Grosso, incluindo as cinco penitenciárias localizadas em Cuiabá, Rondonópolis, Sinop e Água Boa, e ainda nos dois centros de ressocialização de Várzea Grande.
Os centros de detenção provisória de Lucas do Rio Verde, Peixoto de Azevedo, Pontes e Lacerda, Juína e Sorriso também contam com estrutura de odontologia, além das cadeias públicas de Primavera do Leste, Mirassol d’Oeste, Comodoro, Campos Novo do Parecis, Cáceres, Barra do Garças, Barra do Bugres e Alta Floresta.
Neste ano, já foram realizados 1.838 atendimentos em odontologia aos reeducandos nas unidades prisionais.
No ano passado, a Coordenadoria de Saúde Penitenciária contabilizou 9.624 atendimentos odontológicos intramuros, ou seja, dentro dos estabelecimentos penais. Já os atendimentos extramuros foram 2.026.
“Essa estrutura de atendimento interna possibilita que o serviço seja prestado dentro da unidade, sem que seja necessário mobilizar um aparato de segurança e escolta externo, especialmente nas grandes unidades do Sistema Penitenciário”, explicou Olga Santana, coordenadora de Saúde Penitenciária.
Os serviços de odontologia são prestados por profissionais próprios do Sistema Penitenciário e também dos municípios onde as prefeituras fizeram a adesão à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade, que busca inserir os presos e reeducandos no Sistema Único de Saúde (SUS).
-
Saúde7 dias atrás
Slim Gotas: A Fórmula Natural para o Seu Bem-Estar
-
BRASIL E MUNDO7 dias atrás
Trump mantém tarifaço e ameaça nova guerra comercial, gerando incertezas na economia global
-
BRASIL E MUNDO6 dias atrás
Em meio a tensões com os EUA, novo premiê do Canadá busca alianças na Europa
-
BRASIL E MUNDO6 dias atrás
Especialista aponta avanços e limitações na política ambiental de Lula na Amazônia
-
BRASIL E MUNDO6 dias atrás
Macedônia do Norte declara luto após incêndio em boate deixar 59 mortos
-
artigos6 dias atrás
IA potencializa, pessoas transformam: O futuro do trabalho em evolução
-
artigos6 dias atrás
Mais saúde e acesso: A farmácia expandindo o cuidado com os pacientes!
-
artigos7 dias atrás
Os dons e talentos