artigos

Máscara facial pode provocar o surgimento de acnes?

Publicados

em

Por Jacqueline Magalhães

Elas são de tecido, artesanais ou compradas nas farmácias. Não importa o modelo, nem o material, o fato é que, desde o início da pandemia, a máscara facial se tornou um acessório indispensável no dia-a-dia de toda a população. Mais que um acessório: um item de segurança. Quem nunca precisou voltar em casa logo após sair, por ter esquecido a nossa companheira (não muito amada, porém necessária)? Seja para entrar em estabelecimentos comerciais, transporte coletivo ou instituições públicas, o uso do equipamento de proteção contra o novo coronavírus é obrigatório.

Em Cuiabá, com o nosso clima tipicamente quente e abafado, percebemos algumas alterações na pele do rosto, que passou a ficar boa parte do dia encoberto com as máscaras de proteção. Não é mera coincidência o surgimento de acnes e a sensação de pele mais oleosa após o uso delas. Isso nada mais é do que a nossa pele sentindo os efeitos do calor e da umidade.

Esse conjunto de fatores (tecido, calor e umidade) é o motivo de algumas alterações indesejadas na saúde da epiderme facial. Para diminuir esses incômodos e garantir a saúde da sua pele, evitando marcas, alergias e infecções, é importante se atentar a alguns cuidados.

Um termo em inglês que já está famoso entre artistas e blogueiros sugere uma prática saudável para aquele que é o maior órgão do corpo humano, que é a pele. Eu estou falando do Skincare. Esse termo, numa tradução literal, significa “cuidados com a pele”. A prática diz respeito à rotina diária que se deve ter para manter uma pele saudável, hidratada, suave, luminosa e jovem por mais tempo.

Com a máscara quase que o dia todo sobre parte do rosto, é preciso seguir alguns cuidados extras para não se deparar com “espinhas”, irritações, alergias e até inflamações, em casos mais graves. O primeiro deles é higienizar de maneira adequada o rosto logo após retirar a máscara de proteção. O contato do tecido, a umidade e o calor, danificam o que chamamos de barreira cutânea. Por isso, é recomendado o uso de produtos suaves para a higienização facial, como um sabonete de Ph neutro.

Uma dica de ouro e muito negligenciada é com relação à hidratação da pele. Existe o mito de que, “se hidratar a pele do meu rosto, ela ficará mais oleosa”. A verdade é que, com a tecnologia do universo dos cosméticos, já existem diversos produtos adequados para os diferentes tipos de pele e usando-os de maneira correta, a hidratação ajuda na restauração dessa barreira de proteção natural.

Se você faz algum tratamento para controlar manchas, melasmas e acnes, por exemplo, mantenha os cuidados e aplicação dos produtos de rotina, mesmo nesse período de pandemia.

Outra dica importante é evitar o uso de maquiagem ou cremes muito “pesados” que possam obstruir ainda mais os poros. Cremes com ácidos (retinóico, glicólico e salicílico) também devem ser usados com cautela, seguindo orientação profissional. Geralmente recomenda-se o uso em cabine (consultório) e para manutenção, algo que não afine ou diminua a camada dérmica (camada de proteção) da pele.

Ah! Vale lembrar que de nada adianta ter todos os cuidados com sua pele, se você descuidar da higiene da máscara. Usar o acessório sempre limpo também faz toda diferença nesses cuidados. Prefira também aqueles com tecidos mais leves.

É certo que a pandemia nos trouxe muitos desafios e mudanças em diferentes aspectos da nossa vida. Assim como adquirimos tantos novos hábitos, temos também a oportunidade de cuidar melhor da nossa saúde. Que tal transformar esse “novo normal” em uma oportunidade para criar um hábito saudável nos cuidados com a pele?

Jacqueline Magalhães é farmacêutica, especialista em estética avançada e empresária.

 

Comentários Facebook
Propaganda

artigos

A beleza que comunica

Publicados

em

Por Fernanda Fernandes

Algum dia você parou para pensar na maquiagem como ferramenta de comunicação? A maquiagem embelezadora, clássica, pode ser a sua maior aliada em diversas ocasiões.

O brasileiro é vaidoso por natureza. Estudo da Euromonitor, empresa internacional de pesquisa de mercado, estima que o Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, do Japão e da China.

Nos dias de hoje a maquiagem se tornou indispensável para muitas mulheres, ela pode proporcionar autoestima, transmitir estilo, estado de espírito e comunicar ao mundo quem é você.

O conceito é simplesmente realçar a beleza da mulher. Esse é o meu propósito todas as vezes que pego em um pincel para embelezar uma pessoa.

A comunicação visual é a forma como o outro nos percebe, mas acima de tudo com nos vemos diante do espelho faz muita diferença, ou melhor, faz muito bem para o nosso autocuidado. Através da imagem pessoal podemos valorizar o nosso posicionamento diante do nosso público, e a maquiagem pode ser uma potencializadora desse resultado, como por exemplo, harmonizando o tom da pele cansada, com olheiras depois de uma noite mal dormida, proporcionando suavidade e uma pele com aspecto saudável.

Hoje, as mulheres não procuram os serviços de uma maquiadora profissional apenas quando tem um evento, a demanda aumentou muito para outras ocasiões como por exemplo para ensaio de fotos profissional, e até curso de automaquiagem para aprender a se maquiar no dia a dia.

Também existem regras na maquiagem, mas eu não uso, respeito a forma do rosto da mulher para que ela olhe no espelho e se admire e não ache que está com aparência de outra pessoa.

Prezo muito pelo cuidado com a pele, o momento skin care faz toda diferença, e a maquiagem entra como um suporte, respeito o gosto de cada um, mas me admira a beleza real, limpa, leve que a maquiagem também proporciona.

Carrego na alma a naturalidade do belo. Da beleza que comunica!

O meu propósito me fez realizar um grande sonho, conquistar o meu Studio Fernanda Fernades Makeup.  Engana-se quem ainda analisa como futilidade a área, o setor da beleza é extremamente rentável, pois a maquiagem me proporcionou sair de um emprego de salário fixo para faturar 5x mais.

Fernanda Fernandes é maquiadora profissional, especialista em maquiagem clássica, empreendedora, mãe, apaixonada por maquiagem. Também possui formações técnicas em designer e micropgmentação de sobrancelhas. Especialista em valorizar a beleza natural através da maquiagem – Siga no instagram @fernanda.fernandesmakup

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

TECNOLOGIA

MATO GROSSO

Política Nacional

Mais Lidas da Semana