Pesquisar
Close this search box.

SUA SAÚDE AQUI

Março é o mês da mulher e começa amarelo e lilás por doenças relacionadas ao útero

Publicados

em

Imagem ilustrativa - do escoladevoce.com.br

Por Edmundo Pacheco | Portal Mato Grosso

O mês de março começa com duas campanhas importantes, ligadas a doenças do útero: a Lilás da conscientização do câncer do colo do útero e o Amarelo que alerta para a endometriose. São duas doenças que atingem o aparelho reprodutor feminino e é conscientizar as mulheres sobre essas ameaças reais à saúde, principalmente porque são assintomáticas. Mas se descobertas no inicio podem ser curadas de forma simples e acessível.

Março Amarelo – A Medicina já conseguiu responder a várias perguntas sobre a endometriose. Agora se sabe que o desenvolvimento anormal do endométrio está intimamente relacionado ao desequilíbrio do estrogênio. O que isso quer dizer? Significa que agora, ao perceber a oscilação do estrogênio nos exames, o médico já sabe que também deve investigar endometriose.

Isso é muito importante porque o endométrio é o tecido que recobre os órgãos do aparelho reprodutor feminino. Durante o período menstrual, os ovários produzem hormônios que preparam o útero para receber um óvulo fertilizado. Isso se dá pelo aumento da mucosa que recobre o útero (endométrio). Se essas células (chamadas de células endometriais) crescerem fora do útero, surge a endometriose. O processo desencadeia cólicas incapacitantes e sangramento intenso em algumas mulheres, mas, em muitas outras, a doença não apresenta qualquer sintoma durante anos, invadindo órgãos e causando aderências.

Como nem sempre a dor coincide com o período menstrual é comum que as mulheres busquem o ortopedista ou até o gastroenterologista para aliviar os sintomas. Sem melhora, a procura pelo especialista errado atrasa o tratamento, agravando a doença.

Além da dor, sangramento intenso e disfunções gastrointestinais, a infertilidade é outro sintoma muito presente nos quadros de endometriose. Infelizmente, nos casos mais graves, pode ser irreversível.

Dependendo da região atingida, o diagnóstico só é conclusivo com videolaparoscopia. Esse recurso avançado permite também a remoção do tecido em cirurgias minimamente invasivas. Isso significa menos riscos e uma recuperação muito mais rápida e simples.

Nos estágios iniciais da endometriose o tratamento inclui medicamentos e, às vezes, cirurgia.

Março Lilás – Já o câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, tem um diagnóstico mais fácil e preciso. Profundamente relacionado à presença do vírus HPV é também assintomático, mas pode ser diagnosticado com o exame de Papanicolaou. No exame, células do colo do útero são coletadas e analisadas para identificar a presença de lesões.

A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou ou Papanicolau), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica desse exame.

Excetuando-se o câncer de pele não melanoma, é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina (atrás do câncer de mama e do colorretal), e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

As estimativas de novos casos: 16.590 (dados de 2020 do Instituto Nacional do Câncer – INCA) e  6.596 mortes (dados de 2019 do Atlas de Mortalidade por Câncer – SIM)

O que aumenta o risco é o iInício precoce da atividade sexual e múltiplos parceiros, o que quer dizer que hoje em dia isso é um perigo iminente, dada a banalidade do sexo entre os jovens.
Outro fator de risco é o tabagismo (a doença está diretamente relacionada à quantidade de cigarros fumados), além do uso prolongado de pílulas anticoncepcionais.

Para prevenir, claro, como a doença está diretamente ligada à possibilidade de infecção pelo Papilomavírus Humano, popularmente conhecido como HPV, proteger-se contra esta doença deve ser um dos métodos de prevenção principais. Além do preservativo, que previne de maneira parcial o contágio, a vacinação contra o HPV é necessária.

Há também a vacina e o Ministério da Saúde assegura por meio de calendário oficial, a imunização de meninas entre 9 e 14 anos, mas vale lembrar que além da vacinação, o exame de papanicolau é também indicado como método de prevenção.

Sinais e sintomas – O câncer do colo do útero é uma doença de desenvolvimento lento, que pode não apresentar sintomas em fase inicial. Nos casos mais avançados, pode evoluir para sangramento vaginal intermitente (que vai e volta) ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais.

O tratamento é semelhante a outros tipos de câncer:  doença de colo de útero tem o tratamento definido com base na avaliação médica. De acordo com o estágio da doença e o estado de saúde do paciente podem ser adotadas alternativas como: Quimioterapia; Cirurgia e Radioterapia.

mas a prevenção ainda é o melhor remédio…

 

 

Comentários Facebook
Propaganda

SUA SAÚDE AQUI

Você sabia que seu cérebro também precisa de ginástica?

Publicados

em

Por Widson Ovando

Praticando a ginástica cerebral você melhora a concentração, memória, raciocínio, criatividade, flexibilidade mental, além dos benefícios emocionais como a interação social, motivação, entre outras coisas.

Conforme a psicóloga Dra. Melissa Cristina Silva, que trabalha com a metodologia de estimulação cognitiva em Cuiabá, objetivando potencializar habilidades e as funções intelectuais do cérebro, podem ser beneficiadas crianças a partir de cinco anos, adultos maduros e idosos, com ou sem comprometimento neurológico.

A psicóloga enfatiza que” algumas doenças degenerativas podem ser retardadas em seus processos, pois o cérebro exercitado, ativa muitas vezes funções que não estão sendo utilizados. São doenças que podem acometer não somente idosos, mas também a meia-idade e até jovens, estamos falando de Alzheimer, demência e acidente vascular cerebral. As crianças se divertem com as práticas e jogos de uma forma lúdica que são usados na metodologia, vira uma verdadeira maratona de aprendizado e brincadeira”s.

Estimulação cognitiva para estudantes

A estimulação cognitiva projetado pela Ginástica do Cérebro, visa para manter o cérebro ativo, ágil e saudável. Com práticas da neurociência para alunos, visando estimular funções inferiores, superiores e executivas, estimulando habilidades naturais, através de conteúdos didáticos, modernos, arrojados e encantadores, com práticas guiadas conforme o perfil e faixa etária de cada estudante.

Um fator diferenciado da metodologia é que apesar de ser em grupo pequenos, o processo é individualizado, direcionado para cada pessoa e é realizado uma devolutiva do desenvolvimento deles, que acompanha a evolução do aluno desde o início das atividades até o momento da devolutiva.

Essa metodologia pode ser desenvolvida em escolas, uma vez por semana com uma hora de duração, onde neste ínterim são desenvolvidas atividades que iniciam pelo soroban, e seguem com os jogos modernos de 2ª geração, esses exercícios de ativação cerebral em idades tenras, ou seja partir dos 5 anos, buscando desenvolver nas crianças habilidades necessárias para um bom desenvolvimento escolar e na vida.

Mesmos os jovens com faixas etárias maiores podem desenvolver por meio das práticas cognitivas a ativação cerebral, gerando novas conexões neurais, ampliando sua capacidade de sucesso nas atividades da vida diária.

Contato para mais informações: Drª Melissa Cristina Silva – Whatzapp: (65) 98111-9972 – E-mail: [email protected]

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

TECNOLOGIA

Mais Lidas da Semana