mato grosso

Manter rotina em casa é fundamental para as crianças durante a suspensão das aulas

Publicados

em

A manutenção da rotina é um desafio para os pais de crianças pequenas durante o período de quarentena. Diante disso, o Mato Grosso Saúde falou com a psicopedagoga, Heleonira Lima, que deu dicas para manter uma rotina com os pequenos, além de ensina brincadeiras para canalizar a energia deles durante o isolamento social.

Rotina é essencial

Manter uma rotina em casa é essencial para ajudar as crianças na organização interna, compreensão do mundo e nas suas inter-relações, além do sentimento de segurança, estabilidade e antiestresse.

“Na ausência das tarefas escolares reorganize a rotina da criança com atividades de acordo com a sua idade e nível de desenvolvimento e interesse. Descreva-as num papel, detalhando sequências e horários, exponha em local visível e acessível para a criança acompanhar”, orienta.

Para tornar o momento com a criança mais divertido, é indicado utilizar das brincadeiras, leituras e tarefas domésticas que a criança consiga desenvolver, e comemorar as tarefas cumpridas torna a experiência mais emocionante para o pequeno.

“Assim, ela (a criança) compreenderá que mesmo distante das aulas, da professora e dos amigos, os compromissos existem cotidianamente, auxiliando nas noções de responsabilidade e comprometimento que serão ampliadas e fortalecidas ao longo da sua vida”, explica a psicopedagoga.

Tecnologia x Brincadeiras antigas

Não há como desconsiderar a presença da tecnologia na atualidade e seus benefícios, mas para Heleonira, o seu uso excessivo se torna prejudicial, tanto para o adulto quanto para a criança.

Ela ainda lembra que rememorar as antigas brincadeiras pode ser um momento de resgate dos laços afetivos familiares, além de desenvolver áreas cerebrais das crianças que a tecnologia talvez não permita.

“Deixemos as tecnologias de lado e vamos brincar de pular corda,  amarelinha, cama de gato, stop, forca, esconde-esconde, banho de mangueira, cabaninha, pé de lata, mímicas, teatro de sombras, confeccionar tintas, receitinhas culinárias e massinha de modelar, brinquedos de sucatas, origamis, adoleta, cantigas de roda, danças e tantas outras que lembrarem. Serão momentos inesquecíveis”.

Incentive o hábito de leitura

 

O contato com a leitura pode abrir um mundo novo às crianças. Para a psicopedagoga, a leitura estimula a relação com a escrita, entonação, pontuação e fluência. E incentivar esse hábito é indicado, mas que o exemplo começa dentro de casa.

“Vale lembrar que o adulto é sempre um modelo para a criança, em tudo, inclusive na leitura. Se a criança tem bons exemplos em seu convívio, certamente assimilará isso de forma mais natural”, enfatiza.

Para Heleonira, há estudos que indicam que o tempo destinado à leitura varia de acordo com a idade de cada criança, mas que também é importante respeitar o ritmo de cada uma.

“É indicado que, a cada ano cronológico, seja acrescido 5 minutos, portanto uma criança de 3 anos tem o máximo de 15 minutos de concentração, mas a fascinação e envolvimento da criança pode ampliar esse momento”.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Propaganda

mato grosso

Michele Bolsonaro destaca atuação da primeira-dama Virginia Mendes em prol da inclusão social

Publicados

em


A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, foi homenageada nesta sexta-feira (22.01), pela primeira-dama do Brasil, Michele Bolsonaro, em uma postagem nas redes sociais, pela sua atuação nas ações de inclusão social das pessoas com deficiência auditiva.

“Obrigada primeira-dama Virginia Mendes por seu compromisso com a acessibilidade em seu Estado”, escreveu Michele Bolsonaro na postagem compartilhada em sua página oficial do Instagram.

Esse reconhecimento, veio após a realização de mais uma agenda social que reuniu 30 representantes municipais para tratar sobre políticas voltadas a inclusão das pessoas com deficiência auditiva. Durante o encontro, foram debatidas diversas temáticas sobre regulamentação da profissão de intérprete de libras, a implantação de Centrais de Interpretação de Libras (CIL) no interior de Mato Grosso, além do processo empregabilidade das pessoas surdas e deficientes auditivos.

Na ocasião, Virginia Mendes disse que seu objetivo é estar sempre ao lado das pessoas que necessitam, pois “unidas chegaremos mais longe, alcançaremos mais e melhores resultados em prol das pessoas surdas com deficiência auditiva”.

Virginia Mendes agradeceu pelas belas mensagens manifestada pela primeira-dama do Brasil Michele Bolsonaro.

“Me sinto muito honrada em ser lembrada pela primeira-dama Michele Bolsonaro e muito feliz por ter a oportunidade de realizar o trabalho de inclusão social em nosso Estado. Meu desejo é que todos os mato-grossenses possam ter uma vida com mais dignidade e com seus direitos respeitados”.

Reconhecimento

Não é a primeira vez que Michelle manifesta seu apoio e carinho às ações de Virginia. Por diversas vezes a primeira-dama do país tem articulado ações em conjunto.  Em novembro de 2020, Virginia Medes foi homenageada pela primeira-dama do país e presidente do Conselho do Pátria Voluntária, Michelle Bolsonaro, com o troféu Amigos do Pátria Voluntária.

A solenidade de premiação foi realizada no dia 9 de novembro, em Brasília, no Palácio do Planalto.  Mais um reconhecimento em virtude das ações desenvolvidas por Virginia com foco no voluntariado em projetos sociais.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana