POLÍCIA

Mais de 200 mil tartarugas já foram soltas no Araguaia pelo projeto “Amigos da Natureza”

Publicados

em

A Polícia Militar de Mato Grosso, em parceria com o projeto “Amigos da Natureza”, já realizou a soltura de 200 mil Tartarugas-da-Amazônia nas regiões do Araguaia. A ação conta com o apoio do Ministério Público, prefeituras e colônias de pescadores em prol da preservação e repovoamento da espécie ameaçada de extinção.

Coordenado pelo biólogo Francisco de Assis Ribeiro de Souza, o projeto foi criado em 2001, no município de Luciara, e passou pelas cidades de Santa Terezinha, Confresa, Porto Alegre do Norte e, desde 2015, está em São Félix do Araguaia.

A sede do projeto fica no quartel da 2ª Companhia de Polícia Militar de São Félix do Araguaia, onde, durante o período de gestação dos filhotes, os ovos são cuidados por policiais militares e integrantes do projeto em uma praia artificial.

Tenente Juliano Rebelo, comandante da unidade da PM em São Felix do Araguaia, explica que os ovos dos animais são recolhidos nos leitos dos rios e colocados no berçário, permitindo o nascimento seguro e controlado dos filhotes. “Nós damos uma sobrevida ao animal. Nesse período (nascimento), é quando as tartarugas mais morrem. Nós cuidamos e monitoramos os filhotes no dia a dia, para que possam nascer seguros”, explica o militar.

A importante atuação do projeto no período de recolhimento dos ovos e incubação (que varia de 45 e 60 dias), o trabalho de manejo e soltura realizado pela PM e parceiros, aumenta em 60% o índice de sobrevivência dos filhotes, que são soltos em locais seguros, onde há abrigo, esconderijo e alimentação – devido às ações de predadores e às altas temperaturas, nessa etapa apenas 4% dos filhotes sobrevivem.

Além do repovoamento das tartarugas, o projeto promove ações de preservação, como a coleta de lixo e resíduos em pontos turísticos da cidade, o repovoamento de peixes nativos da bacia hidrográfica do Araguaia, além da recuperação de nascentes e matas ciliares.

“Vale destacar a importante participação social da PM nesses projetos de preservação ambiental, através do 10º Comando Regional, atuando e colaborando diretamente em prol do nosso meio ambiente”, conta o comandante do 10º CR, tenente-coronel Rodrigues.

A Tartaruga-da-Amazônia está ameaçada de extinção devido à apreciação da sua carne. Rica em proteína, ela é considerada um prato exótico e saboroso na região. Sua gordura também é bastante utilizada na produção de cosméticos e na indústria farmacêutica.

Fonte: PM MT

Comentários Facebook
Propaganda

POLÍCIA

PM desarticula quadrilha e frustra tentativa de furto à agência bancária

Publicados

em


A Polícia Militar desarticulou uma quadrilha composta por cinco homens e frustrou uma tentativa de furto a uma agência bancária, na cidade de Rosário Oeste, na manhã deste domingo (23.01). Na ação, a equipe policial também recuperou um veículo roubado, que estava com os suspeitos.

Conforme o boletim de ocorrência, por volta de 08h30, a PM foi acionada via 190 para verificar um veículo HB20 branco, com três homens em suspeita, no centro da cidade, próximo a uma agência bancária. Abordagem foi realizada ao trio e a equipe identificou que o chassi do carro correspondia a um veículo, com queixa de roubo, registrado em agosto de 2021, em Cuiabá.

No mesmo instante, a PM foi acionada sobre uma situação de roubo a uma loja de material de construção, na mesma região. No local, os policiais verificaram que o estabelecimento estava com as portas arrombadas e ao adentrarem, encontraram dois suspeitos tentando fugir pelo forro da loja. Os homens receberam voz de prisão, mas um deles tentou retirar um objeto para enfrentar os PMs, que efetuaram um disparo de arma de fogo para repelir a injusta agressão, realizando a prisão, em seguida.

Em verificação no local, a equipe visualizou que os suspeitos invadiram a loja de construção para chegar até a agência bancária, que fica ao lado do estabelecimento. Os homens já estavam dentro do banco, com um maçarico e outros equipamentos para cortarem o cofre e efetuarem o furto do dinheiro. 

Foi identificado também que o trio preso com o veículo roubado também prestaria apoio ao furto à agência bancária. Diante dos fatos, todos os suspeitos e o material apreendido foram encaminhados para a Delegacia de Rosário Oeste, para o registro da ocorrência e demais providências.

Fonte: PM MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana