Pesquisar
Close this search box.

cultura

Livro de Rai Reis celebra diversidade cultural de MT; fotógrafo receberá Moção de Aplausos na ALMT

Publicados

em

Vila Bela da Santíssima Trindade | Foto: Raí Reis

Intitulado Mato Grosso por Rai Reis, o livro será lançado na Assembleia Legislativa na proxima quarta-feira (24.04), a partir das 9h. Na ocasião o fotógrafo receberá Moção de Aplausos do deputado Beto Dois a Um. O lançamento contará ainda com exposição que reunirá 24 fotografias que bem representam a diversidade cultural do estado. A exposição segue em cartaz, aberta ao público, no saguão de entrada da ALMT até quinta-feira (25.04).

Fotógrafo Rai Reis

“Sou um apaixonado pelas belezas de Mato Grosso, vejo poesia em tudo que compõe a rica diversidade cultural do meu estado. Vejo beleza num simples banho de rio, numa peixada bem-ajambrada, no divertidíssimo Bloco dos Caretas de Guiratinga, nas ruínas de Vila Bela, nas festas de santo, nas paisagens naturais. Há mais de três décadas venho fotografando Mato Grosso de ponta a ponta, sempre com o olhar de admiração”, comemora o fotógrafo Rai Reis.

Com 110 fotografias que destacam a rica diversidade cultural de Mato Grosso, o livro traz textos do jornalista Protásio de Morais e está organizado em pequenos capítulos representativos: Cavalhadas, Dança dos Mascarados, Viola de Cocho, Cururu, Siriri, Boi-à-serra, Cáceres, Bloco dos Caretas, Vila Bela da Santíssima Trindade, Chorado, Dança do Congo, Religiosidade, Barão de Melgaço, Paisagens e cotidiano, Gastronomia e, por fim, O homem e a natureza.

“No livro, belíssimo por sinal, o experiente fotógrafo Rai Reis exibe um panorama antropológico de Mato Grosso com a desafiadora tarefa de reunir alguns de seus mais significativos trabalhos, que ainda por cima oferecem uma viagem pelo tempo e história de formação do estado. Trata-se de um apanhado de seus melhores registros realizados durante as várias andanças por Mato Grosso. O resultado é incrível e de muito bom gosto”, destaca Beto Dois a Um.

Lançado pela Editora Carlini & Caniato, o livro tem patrocínio do Governo de Mato Grosso via Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, produção editorial e Ramon Carlini, Elaine Caniato e Protásio de Morais.

Comentários Facebook
Propaganda

cultura

Shows e festivais de teatro em Cuiabá e no interior do Estado; veja programação 

Publicados

em

Cuiabá, Alta Floresta, Campo Novo do Parecis e Sorriso recebem neste mês de maio e em junho shows de música e festivais de artes cênicas realizados via Edital Viver Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). Os projetos integram o leque de 266 ações selecionadas no chamamento público, que conta com R$ 10 milhões de investimentos em atividades de formação, experiências artístico-culturais, mostras, festivais e outros.

A primeira ação será em Cuiabá, com o show Canto-Transição, da artista Renata Crizanto. O espetáculo inédito traz 13 músicas autorais de MPB, com melodias que vão do pop ao guarânia (estilo musical paraguaio que inspirou o sertanejo). A apresentação será nesta sexta-feira (03.05), às 20h, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros.

A cantora seguirá para Alta Floresta, onde encontra o público da sua cidade natal, no dia 17 de maio, às 20h, no Teatro Agostinho Bizinoto. Lá, ela também irá participar de atividades de formação, no dia 18 de maio. Serão oferecidas oficinas de produção cultural, baixo e etapas da produção musical, a partir das 14h, no Centro Cultural – Praça da Cultura.

“É a concretização de um sonho poder levar e mostrar a minha música a duas cidades que fazem parte da minha história. Eu me sinto muito honrada de poder oferecer a minha música ao público”, destacou Renata. A entrada em ambos eventos é gratuita. Em Cuiabá, a organização está pedindo doação de um brinquedo novo ou em bom estado de conservação.

Também viabilizados pelo Edital Viver Cultura, da Secel, serão realizados festivais de artes cênicas em Campo Novo do Parecis e Sorriso. Os projetos contarão com apresentações teatrais de grupos regionais e do país, com oferta de cultura e lazer para a população.

O 16º Festival de Teatro de Campo Novo do Parecis (Femute) será realizado entre os dias 8 e 12 de maio, incluindo espetáculos para todas as idades. Entre os grupos, artistas e coletivos estão representantes de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, além da presença de artistas mato-grossenses.

O festival é realizado pelo Teatro Ogan, fundado em 1995, e sendo um dos mais antigos grupos em atuação ininterrupta no Estado. A atuação do grupo é por meio do Ponto de Cultura Ninho do Sol, que mantém projetos de artes, educação e cidadania, voltados especialmente a crianças e adolescentes.

O evento, que teve sua última edição em 2015, será realizado neste ano com espetáculos selecionados via edital. As apresentações serão divididas entre as mostras oficial, com as peças dos grupos Karma Coletivo de Artes Cênicas (SC), Cia de Teatro Kaos (PR), Palhaço Fusquinha (SP) e Cia Tantan (SP).

A mostra estadual contará com participação dos grupos Tibanaré (Cuiabá), Penumbra (Cuiabá), Du Cafundó (Rondonópolis) e artista Wellini dos Santos Izidre (Primavera do Leste). Já a mostra local terá os grupos  de Campo Novo do Parecis (Teatro Ogan, Grupo Cena7 e Revelação Teen).

O festival ainda conta com espetáculos da mostra de cenas curtas, com duração de 10 a 20 minutos, na qual participam os grupos Associação Ciranda (Barra do Garças), Plenilúnio (Cáceres), Gira (Cuiabá) e artista Iram de Almeida (Cáceres).

O 15ª Festival de Artes Cênicas de Sorriso, que será realizado de 10 a 15 de junho, também está sendo viabilizado via Edital Viver Cultura e está com inscrições abertas para grupos e artistas que concorrerão ao prêmio Francisco Donizete de Lima. As inscrições podem ser feitas gratuitamente até 13 de maio pela internet.

Ao todo, serão selecionadas apresentações de teatro para palco e de rua, circenses e de dança, além de outras expressões artísticas. Serão seis dias de programação com espetáculos para as mostras infantil, juvenil, adulto e misto. Além disso, o evento irá proporcionar atividades de formação como workshops e oficinas para os profissionais da cultura e público iniciante.

O festival foi criado pelo professor Francisco Donizete de Lima em 2007, com o objetivo de difundir o teatro e proporcionar lazer, reflexão social e valorização para a cultura da região. Após o falecimento do fundador, passou a ser realizado pela Associação Cultural Ribalta, que assumiu o projeto em 2012.

Serviço:

Show Canto -Transição – de Renata Crizanto
03/05 – Cuiabá (Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros), às 20h. Entrada: um brinquedo novo ou em bom estado de conservação.
17/05 – Alta Floresta (Teatro Agostinho Bizinoto), às 20h. Entrada gratuita

16º Femute – Festival de Teatro de Campo Novo do Parecis
Período: 08 a 12 de maio
Mais informações: Instagram @teatroogan

15º Festival de Artes Cênicas de Sorriso
Período: 10 a 15 de junho
Inscrições para grupos e artistas: Link AQUI
Mais informações: Instagram @facesfestivaldeartes e @ribaltasorrisense

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

TECNOLOGIA

Mais Lidas da Semana