Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍCIA

Líder de facção criminosa de Mato Grosso é preso em praia de Niterói (RJ)

Publicados

em

Em uma operação conjunta entre as Polícias Civis de Mato Grosso e do Rio de Janeiro, foi preso na tarde deste domingo (28.9) Ederson Xavier de Lima, de 43 anos, conhecido como “Boré”, apontado como o líder de uma facção criminosa atuante em Mato Grosso. O criminoso, que estava foragido, foi localizado e detido enquanto frequentava a praia de Niterói, no litoral fluminense.

“Boré” possuía um mandado de prisão decretado pela 13ª Vara Criminal de Cuiabá e é conhecido por um extenso histórico criminal que inclui tráfico de drogas, receptação, extorsão e organização criminosa. No momento da prisão, o faccionado utilizava um documento falso na tentativa de despistar as autoridades.

A captura de um dos maiores nomes do crime organizado de Mato Grosso foi resultado de um trabalho meticuloso de investigação e troca de informações estratégicas entre a Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e a Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado (Draco) da Polícia Civil de Mato Grosso, e o Departamento Geral de Polícia da Capital da Polícia Civil do Rio de Janeiro (DGPC/1ª DP). Foram necessários cinco dias de monitoramento intenso para que os agentes conseguissem localizar e abordar o procurado.

Leia mais:  Forças de Segurança de MT e outros Estados concluem o 5° Curso de Cães Detectores de Drogas

Além do líder da facção, dois comparsas que o acompanhavam também foram presos em flagrante. Eles responderão pelos crimes de uso de documento falso e receptação.

O delegado titular da GCCO, Gustavo Belão, ressaltou a importância da ação, destacando o trabalho integrado entre as forças policiais. “A prisão faz parte de um trabalho conjunto para recaptura de foragidos que usam o estado do Rio de Janeiro como esconderijo. A atuação integrada de inteligência reafirma que a Polícia Civil segue com os trabalhos de monitoramento com foco na prisão de faccionados foragidos para outros estados”, afirmou o delegado, reforçando o compromisso das instituições em desmantelar organizações criminosas e levar seus líderes à justiça, independentemente de onde se escondam.

Comentários Facebook
Propaganda

POLÍCIA

Polícia Civil deflagra “Dia D” da operação voltada à proteção dos idosos

Publicados

em

A Polícia Civil deflagrou, nesta quarta-feira (1º/10), em todo o Estado, a “Operação Virtude”, com o objetivo de promover ações voltadas para proteção da pessoa idosa. A operação faz parte da Política Nacional de Proteção à Pessoa Idosa, do Ministério da Justiça.

De acordo com a coordenadora de Enfrentamento à Violência Contra Mulher e Vulneráveis, a delegada Mariell Antonini, o plano de ação é estadual e cada cidade desenvolve sua programação. Em Cuiabá, as atividades alusivas ao “Dia D” foram promovidas pela Delegacia Especializada de Delitos Contra Pessoa Idosa (DEDCPI).

Na ocasião, foi organizada uma força tarefa que contou com o emprego de 20 policiais e 10 viaturas, divididos em 10 equipes para o cumprimento a 20 ordens de serviço e intimações. “Diferente das nossas operações cotidianas, aqui nós vamos atrás de vítimas com mais de 60 anos. O que é um pouco fora da nossa rotina, em que nas operações o foco, geralmente, é prender o suspeito”, explicou o delegado da DEDCPI, Marcos Veloso, sobre a dinâmica da Operação Virtude, que tem como propósito averiguar as denúncias recebidas pela unidade, constatando as condições sociais em que o idoso é submetido.

Leia mais:  Polícia Militar promove treino para a 25ª Corrida Homens do Mato

Para a coordenadora Mariell, a ação é fundamental para preservação dos direitos da pessoa idosa. “Nesse caso, além de os policiais verificarem as acomodações, dispensas, vestimentas, climatização do local onde a pessoa idosa é abrigada, etc. O policial também deve ter um olhar sensível para todo o contexto, relatando se há algum descaso ou se se trata de uma situação de vulnerabilidade social”, destacou a delegada sobre a sensibilidade da temática em relação à expectativa de cuidado e às condições reais de assistência da família perante a pessoa idosa.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana