GERAL

Lei que cria o Dia Nacional do Sanfoneiro é sancionada

Publicados

em


O Diário Oficial da União publica, nesta terça-feira (20), a Lei nº 14.140, de 19 de abril de 2021, que institui o Dia Nacional do Sanfoneiro, a ser comemorado anualmente, em todo território nacional, na data de nascimento do músico Severino Dias de Oliveira, conhecido como Sivuca, que morreu aos 76 anos, no dia 14 de dezembro de 2006.

Severino Dias de Oliveira nasceu em Itabaiana, na Paraíba e levou a cultura nordestina para o mundo. Como compositor, arranjador, instrumentista, o mestre da sanfona participou de mais de 200 discos de gêneros musicais diferentes como bossa nova, forró, choro, baião, maracatu, frevo, entre outros.

A socióloga Flávia Barreto, filha de Sivuca, escreveu um livro biográfico do pai, Magnífico Sivuca: maestro da sanfona, no qual detalha a infância, a carreira do músico no Brasil e no exterior, as parcerias musicais.

“Sivuca é música, sempre foi música, em casa, fora de casa. Sivuca estava sempre tocando, ouvindo. Ele sempre foi música, desde criança”, disse Flavia em entrevista para a Rádio Nacional de Brasília.

Edição: Aécio Amado

Fonte: EBC Geral

Comentários Facebook
Propaganda

GERAL

Frente fria deixa o Rio no sábado, mas ainda pode chover hoje à noite

Publicados

em


O tempo no Rio de Janeiro ainda pode ter nas próximas horas pancadas de chuva, moderada a forte em pontos isolados da cidade. Durante o dia de hoje (7) choveu em vários bairros. De acordo com o Sistema Alerta Rio, devido à passagem de uma frente fria pelo oceano, ainda há condições para pancadas de chuva moderada a forte em pontos isolados durante a noite e madrugada.

A partir da manhã deste sábado (8), após a passagem da frente fria, o transporte de umidade do oceano para o continente manterá o tempo instável na cidade do Rio. A previsão é de céu nublado a encoberto e chuva fraca a moderada, isolada, a qualquer momento do dia. Os ventos estarão fracos a moderados, entre 18,5 quilômetros por hora (km/h) e 51,9 km/h.

No domingo (9), o cenário se mantém e há previsão de chuva fraca a moderada, isolada, a qualquer momento. Entre segunda-feira (10) e terça-feira (11), o tempo volta a ficar estável no município do Rio, com predomínio de céu nublado e sem previsão de chuva.

Niemeyer liberada

A Avenida Niemeyer, no trecho entre a Avenida Delfim Moreira, no Leblon e o hotel Sheraton, em São Conrado, foi liberada às 17h15, ao tráfego de veículos, porque não há previsão de chuva forte no trecho nas próximas horas. Mais cedo, por volta das 12h, a Avenida Niemeyer foi fechada neste mesmo trecho devido ao acumulado de chuva de 5 milímetros (mm) em uma hora, que faz parte do protocolo do Instituto de Geotécnica (GeoRio) para o fechamento da estrada.  

Ressaca

A Marinha do Brasil informa que ondas de 2,5 metros de altura podem atingir a orla do município das 9h deste sábado (8) até às 9h de domingo (9). O banho de mar deve ser evitado, devido às ondas e correntes. O mesmo acontece com os pescadores de pequenas embarcações. Pontos turísticos como mirantes ou caminhar na beira do mar devem ser evitados.

Edição: Bruna Saniele

Fonte: EBC Geral

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana