Cuiabá

Lavagem das escadarias da igreja do Rosário e São Benedito será neste sábado

Publicados

em

Luiz Alves

 

Clique para ampliar

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer convida a todos para a 6ª edição da tradicional lavagem das escadarias da igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, que será realizada neste sábado (25.06), no Centro Histórico de Cuiabá. A programação começa a partir das 5h, no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC).

A celebração afro-cultural simboliza a paz e a fraternidade, reverenciando a ancestralidade e ao santo negro São Benedito.  “A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer faz questão de estar presente neste evento tão rico e cheio de diversidades. A lavagem é um evento que integra as ações culturais da cidade e cumpre muito bem seu papel no que tange a inclusão de várias culturas e vertentes religiosas. Estamos felizes em apoiar esta celebração que já está em sua 6ª edição”, disse o secretário Aluízio Leite.

O evento consta no calendário oficial de eventos culturais do município de Cuiabá (lei 6.304 de 28 de setembro de 2018) e está em processo de registro no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-MT). Na última edição, a celebração reuniu cerca de 900 pessoas durante a caminhada com cânticos, louvores e hinos religiosos, toque de tambores, xequeres, danças e água de cheiro.

Confira a programação:

25/06

5h – Abertura (MISC – Museu da Imagem e do Som de Cuiabá, Rua 07 de setembro, Nº 349, Centro)

5h45 – Café da manhã

6h30 – Entrega das quartinhas

7h – Início do deslocamento para a igreja (São Benedito)

8h – Concentração

9h – Início da Caminhada “Por uma Cultura de Paz”

12h – Encerramento

12h15 – Recolhimento do patrimônio (quartinhas, vassouras e adornos)

12h30 – Deslocamento para o clube

13h – Feijoada de confraternização

17h – Encerramento do evento

Serviço:
Assunto: lavagem das escadarias da igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito
Data: Sábado (24)
Onde: Centro Histórico
Horas: A partir das 5h

Comentários Facebook
Propaganda

Cuiabá

Assistência Social realiza entrega de 150 cobertores para a população em situação de rua com a chegada de nova frente fria

Publicados

em

Com a chegada da nova frente fria, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, inicia nesta quarta-feira (09), a distribuição de 150 cobertores da ‘Campanha Aquece Cuiabá’. As entregas serão feitas pela equipe do Centro de Referência Especializado à População em Situação de Rua- Centro Pop, a partir das 18h, em diferentes pontos de concentração da população em situação de rua.

A distribuição dos cobertores será feita enquanto permanecerem as baixas temperaturas, previstas até o final dessa semana. Desde o mês de abril, já foram distribuídos cerca de dois mil. Os locais percorridos são as regiões da Rodoviária, Porto, Praça Ipiranga e Morro da Luz.

Além dessa medida, o Executivo mantém o atendimento por meio do Centro POP. A unidade entregue no final do mês de maio desse ano, é voltada exclusivamente para atendimento desse público, onde é realizado o trabalho de busca ativa, identificação, proximidade e acolhimento dessas pessoas.

A coordenadora de Proteção Especial, Fabiana Soares, lembra que muito mais que oferecer cobertores em razão do frio, a equipe possibilita acolhimento informando sobre as unidades existentes no município. “Sempre que realizamos esses tipos de trabalhos, realizamos essa abordagem para que essas pessoas sejam encaminhadas para as nossas unidades de acolhimento para adultos como, o Manoel Miraglia, da Guia e do Porto. No entanto, nem sempre eles aceitam”, comentou Fabiana.

A equipe de abordagem social realiza a entrega de 450 refeições diariamente, sendo 300 nos pontos de concentração da população em situação de rua e 150 aos trabalhadores do Aterro Sanitário. Essa ação acontece desde o início da adoção das medidas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, no mês de março de 2020.

“É muito gratificante perceber que de uma forma ou de outra, estamos contribuindo para oferecer dignidade a essas pessoas que dependem do poder público. Graças ao empenho da gestão Emanuel Pinheiro, estamos mantendo a tradição, oferecendo acalento para os cuiabanos acostumados com o clima quente de Cuiabá”, concluiu a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

TECNOLOGIA

MATO GROSSO

Política Nacional

Mais Lidas da Semana