turismo
LATAM terá voos diretos de São Paulo para Fernando de Noronha


A LATAM terá a partir de 1º de maio deste ano um voo diário e sem escala entre o Aeroporto de Guarulhos e a ilha de Fernando de Noronha, no litoral de Pernambuco. A nova rota terá 3h50 de duração e será operada com a aeronave Aitbus A319, que transporta 126 passagerios.
Segundo a LATAM, o Aeroporto de Guarulhos é o principal hub (distribuição das rotas) da companhia no Brasil. A empresa opera voos para 49 destinos nacionais e 90 no exterior.
Quem viajar pela companhia aérea para Fernando de Noronha receberá no desembarque informações sobre as regras ambientais locais, incluindo restrições ao uso de plásticos e o descarte correto de resíduos.
Vídeos informativos e materiais educativos digitais (como QR codes) serão usados para orientar os turistas. Esse trabalho será em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Pernambuco e a Administração da Ilha.
Confira o que disse Jerome Cadier, CEO da Latam, sobre os voos para Fernando de Noronha.
“A Latam está aproximando o mundo de Fernando de Noronha porque investir em Pernambuco é investir no turismo do Brasil. Esse é mais um capítulo do nosso compromisso com o crescimento da aviação brasileira. Nenhuma outra empresa aérea investiu tanto neste país nos três últimos anos”.
Voos terá voos para Noronha a partir de abril
A partir de 1º de abril a Gol iniciará voos diretos para Fernando de Noronha partido de São Paulo (Guarulhos) e do Recife . A companhia está sem operer na ilha desde outubro de 2022, quando a Agência Nacional de Aviação Civil A(ANAC) proibiu pousos e decolagens no aeroporto do arquipélago. A pista estava com buracos que poderiam causar acidentes no pouso e decolagem.
As passagens aéreas de São Paulo para Fernando de Noronha estão sendo vendidas pela Latam e Gol pelo mesmo valor: R$ 2.149,02, ida e volta com taxas inclusas. Esse valor para embarque em Guarulhos no dia 6 de maio e retorno em 13 do mesmo mês.
Atualmente as companhias Azul e VoePass oferecem voos diários do Recife para Fernando de Noronha em aeronaves ATR-72 que transportam até 70 passageiros. Esse é o tipo de aeronave que tem autorização pela ANAC de operar na ilha.
Fonte: Turismo

turismo
Estudo revela cidades brasileiras com maior procura por reservas hoteleiras
Um levantamento realizado pela Omnibees, empresa especializada em reservas de hospedagens e passagens, revelou os dez destinos brasileiros onde os turistas precisam se planejar com mais antecedência para garantir um lugar nos hotéis. O relatório, parte do “Hotel Report 2025”, destaca a alta demanda em algumas cidades, exigindo maior organização por parte dos viajantes.
Ipojuca, em Pernambuco, lidera o ranking com uma média de 110 dias de antecedência para a compra de reservas hoteleiras. Em seguida, aparecem Maragogi (AL), com 107 dias, e Mata de São João (BA), com 104 dias. Fernando de Noronha (PE) registra 89 dias, enquanto Porto Seguro (BA) fecha o Top 5 com 86 dias.
Fatores que impulsionam a antecipação
Segundo a Omnibees, que processa anualmente mais de 20 milhões de reservas em sua plataforma, a busca por preços mais baixos, o aumento do turismo internacional e a procura por destinos premium são fatores que influenciam esse comportamento.
“Esses números não apenas ilustram o quanto os turistas estão se preparando para suas viagens, mas também oferecem insights valiosos para o setor hoteleiro”, destaca a análise.
O estudo aponta que cidades com alta antecedência de compra geralmente possuem maior infraestrutura turística e atrações exclusivas. Em Maragogi, por exemplo, a alta demanda durante a alta temporada exige que os turistas garantam hospedagem e passeios com grande antecedência.
Busca por preços mais baixos: Planejar com antecedência garante tarifas mais acessíveis e maior variedade de acomodações.
Aumento do turismo internacional: Viajantes estrangeiros costumam se planejar com mais tempo para garantir experiências autênticas e exclusivas.
Destinos premium: Locais como Fernando de Noronha exigem ainda mais organização devido aos custos elevados e vagas limitadas.
Confira o ranking das cidades com maior antecedência de compra em 2024:
1º – Ipojuca, PE – 110 dias
2º – Maragogi, AL – 107 dias
3º – Mata de São João, BA – 104 dias
4º – Fernando de Noronha, PE – 89 dias
5º – Porto Seguro, BA – 86 dias
6º – Jijoca de Jericoacoara, CE – 81 dias
7º – Ilhéus, BA – 79 dias
8º – Arraial do Cabo, RJ – 78 dias
9º – Morro de São Paulo, BA – 70 dias
10º – Maceió, AL – 69 dias
Estratégias para o setor hoteleiro
“Os dados mostram que destinos com alta antecedência de compra possuem atrações naturais preservadas, infraestrutura turística robusta e uma demanda crescente. Para os hoteleiros, compreender essa tendência é fundamental para ajustar estratégias de preços, pacotes e gestão de demanda”, conclui a Omnibees.
-
EDUCAÇÃO6 dias atrás
UFMT fica entre as melhores universidades latino-americanas em pesquisas
-
cultura6 dias atrás
Cuiabá recebe Workshop Internacional de Tango com renomados bailarinos argentinos
-
BRASIL E MUNDO6 dias atrás
Senado eleva Pantanal a patrimônio nacional
-
EDUCAÇÃO6 dias atrás
Seduc apresenta em live estratégias para Mato Grosso avançar em proficiência
-
artigos6 dias atrás
Alerta! Crescem casos de afastamento do trabalho por transtornos mentais
-
artigos6 dias atrás
Decisão do STF reafirma respeito à advocacia na aplicação dos honorários advocatícios
-
esportes6 dias atrás
Corinthians vence Barcelona de Guayaquil, mas é eliminado da Libertadores
-
esportes6 dias atrás
Flamengo vence Fluminense e abre vantagem na final do Carioca