MULHER

Laqueadura sem filhos: “Ouvi de médicos que era louca”

Publicados

em


source
A advogada Patricia Marx conta como conseguiu realizar o procedimento
Reprodução

A advogada Patricia Marx conta como conseguiu realizar o procedimento













“Eu nunca tive vontade de ser mãe. Todas as minhas amigas queriam, mas eu não. Eu gostava de brincar com barbies, as de profissões, não as de bebês. Hoje, eu vejo que precisei de muita maturidade para perceber, porém eu já dava indícios desde aquela época”, diz a advogada Patrícia Marx, 34. 

Patrícia não desejava ser mãe e decidiu fazer uma laqueadura, cirurgia que consiste em cortar as tubas uterinas para impedir a fecundação e, consequentemente, interromper as possibilidades de engravidar. Contudo, conseguir que a cirurgia fosse realizada não foi fácil. 

A legislação brasileira dizer que é possível se submeter a cirurgias de esterilização (laqueadura e vasectomia) quando se tem dois filhos ou mais ou sendo maior de 25 anos. O método é assegurado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como determina a Agência Nacional de Saúde (ANS), desde 2008.

Apesar isso, a advogada precisou passar por vários profissionais de saúde até encontrar uma que aceitasse a fazer a operação.  Isso porque se trata de um método contraceptivo praticamente irreversível.

Você viu?

Segundo Patrícia, desde a adolescência ela tinha medo de engravidar, mesmo com todos à sua volta dizendo que, por ser mulher, isso era inevitável. “Conforme eu fui envelhecendo, o medo só aumentou. Eu até evitei namorar, evitei ter relações e fiz abstinência sexual, para não correr o risco de ter uma gestação indesejada”.

Mesmo sem nunca ter tido desejo de ser mãe, a advogada diz que achava que esse sentimento acabaria surgindo em algum momento. “Eu pensava que iria querer ter filhos em algum momento da minha vida, no entanto, sempre colocava algo na frente: estudos, carreira, lazer”.

Patrícia se casou pela primeira vez 19 anos e desde o início sofreu pressões da parte dele para ter filhos. “Meu ex-marido me ameaçava, dizia que iria terminar e isso foi me cansando. Eu me culpei muito, pensava que era amarga, doente, ruim, a pior pessoa do mundo. E eu não sabia que era uma mulher normal por ter outros sonhos”, diz.

O casamento acabou por conta dessa pressão. “Como eu era obesa, precisei fazer uma cirurgia bariátrica. Meu ex-marido foi contra, sabendo que eu poderia morrer caso não fizesse. Eu escolhi a minha saúde, e nós terminamos”.

Após a separação, o assunto gravidez sempre ressurgia. Foi apenas quando sua psicóloga na época a alertou dizendo que era normal uma mulher não querer filhos, que ela descobriu que poderia fazer uma laqueadura. “Antes disso, eu só aceitava o que diziam para mim, que eu seria abandonada e ficaria sozinha. Foi aí que comecei a procurar maneiras de realizar o sonho de não ser mãe”. 

De acordo com ela, as dificuldades foram grandes. Após visitar uma série de ginecologistas e ouvir diversas recusas, ela começou a perceber que não seria simples. “Escutei de tudo. Que a lei não permitia, que eu era louca, que iria encontrar um homem rico e mudar de ideia. Também ouvi de uma médica que se eu prosseguisse com a cirurgia, perderia minha função na Terra”.

Por conta da cirurgia bariátrica, ela não poderia usar o anticoncepcional, já que a absorção do seu estômago é baixa. O DIU também seria uma opção, mas Patrícia acabou contraindo fibromialgia por conta de seu uso. 

“Como eu estava sofrendo muito com o uso do DIU, e não podia tomar anticoncepcional, a minha ginecologista me disse que o melhor seria realizar a laqueadura. Fiquei até assustada, por conta do meu histórico de recusas”. Quando estava quase desistindo, sua médica do plano de saúde concordou com o procedimento. Na época, a advogada estava com 32 anos. 



Apesar de muitas mulheres que desejam fazer a laqueadura terem dificuldades para fazer a cirurgia, é possível recorrer à justiça para garantir a realização do procedimento. Para isso, é necessário solicitar ao médico que escreva um documento explicando seus motivos para recusar e enviá-lo para a Secretária de Saúde da cidade. Também é possível fazer uma denúncia no Conselho de Medicina (CRM) de cada região. 

Dois anos depois de sua cirurgia, Patrícia tem zero arrependimentos. Hoje a advogada compartilha suas experiências nas suas  redes sociais e oferece informações sobre como realizar a esterilização, para que mais mulheres reconheçam seus direitos. “Nenhuma mulher é o que dizem por não querer filhos. Não somos ruins, doentes e muito menos egoístas”. 

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Propaganda

MULHER

Horóscopo do dia: previsões para 22 de junho de 2021

Publicados

em


source
Mandala
Marcelo Dalla

A mandala é desenhada pelo astrólogo Marcelo Dalla


ÁRIES 

Você conta agora com mais energia com Marte em Leão e a volta de Mercúrio ao movimento direto. É hora de sair da estagnação. Tomar providências, iniciativas e atitudes com autonomia, priorizar aquelas tarefas que dependem só de você. Porém, com a Lua quase cheia, é importante evitar confrontos! Continue a elaborar estratégias com mais planejamento e menos impulsividade. Invista na determinação, na disciplina, na dedicação ao trabalho e aos novos projetos. Procure dosar expectativas com mais realismo e senso prático. 


TOURO

O céu favorece uma postura madura, responsável e comprometida. Todos podem ficar mais inquietos, as emoções transbordam na semana de Lua cheia. Evite discussões, releve e procure ceder. É importante ampliar a visão e compreender as razões das pessoas à sua volta. Assuntos ligados à casa, família e relacionamentos pedem cuidado e atenção, com o confronto de Vênus e Plutão. Observe se há atitudes controladoras e manipuladoras em suas relações. Priorize a segurança mental, emocional e física. 

GÊMEOS

A semana tem potencial mais produtivo, agora que Mercúrio retoma a rota direta. Aproveite para arregaçar as mangas e dar um gás nos assuntos profissionais, demonstrando comprometimento e profissionalismo. Continue a evitar disputas. Aos poucos tudo se esclarece e o que estava empacado se desenrola. Boas ideias, novas informações e oportunidades estão à sua frente, basta boa vontade e simpatia. A produtividade e a determinação podem crescer na medida em que investe no que realmente gosta de fazer. 

CÂNCER

As emoções tendem a transbordar na semana de Lua cheia, aproveite para organizar ideias e sentimentos, cultivar uma visão mais objetiva da vida. Procure cuidar bem de si mesmo, cercar-se de coisas que ama. Você pode seguir mais sensível e ao mesmo tempo mais determinado. Pode se dedicar à produtividade, com uma postura mais profissional. Vênus e Plutão podem um olhar mais cuidadoso para a forma como supre suas carências, para que possa superar possíveis desavenças nas relações. Confiança e clareza retornarão com seu aniversário!

LEÃO 

Em tempos de Lua quase cheia, não é bom alimentar conflitos, as reações podem ser mais exaltadas. Aproveite o período para atividades criativas. Marte segue em seu signo, favorecendo uma atitude mais confiante, para que possa atrair oportunidades nas finanças e no amor. Atividades físicas e cuidados com a imagem ficam favorecidos. Mas não espere resultados imediatos, deixe de lado cobranças e confrontos. É importante que seja perseverante, profissional e disciplinado para alcançar seus objetivos. 

VIRGEM

Você viu?

Os aperfeiçoamentos que tem promovido podem começar a revelar bons resultados. Com seu olhar clínico você pode perceber tudo com mais clareza. Dedique-se a oferecer um serviço ou produto impecável. A apresentação pessoal, a preocupação com a credibilidade e a estética são importantes e podem abrir portas. Período de culminância em muitas situações, não dê corda para críticas e discussões. A força está na sua capacidade de se manter tranquilo e em paz. A preferência vai para atividades criativas, com mais liberdade e autonomia.

LIBRA

Período ideal para buscar atividades mais simples, prazerosas e relaxantes. Recolhimento, intimidade e economia de recursos resultam em mais vantagens do que exposição, risco, impaciência, futilidades e impulsividade. Cuidado com a carência exacerbada, as reações emocionais tendem a ser mais intensas e exaltadas. Você pode perceber se há manipulações em seus relacionamentos amorosos ou familiares. Não é hora de forçar situações ou confrontar as pessoas. Melhor investir na beleza, nas artes e na criatividade. 

ESCORPIÃO

Vale cultivar uma postura mais objetiva, porém, mais independente também. É tempo de ampliar a visão, investir em conhecimentos libertadores. Procure também cultivar a generosidade e o espírito comunitário para somar forças, ao invés de dividir. Com a Lua quase cheia, algo que tem lhe incomodado pode ser transformado, através de uma profunda análise de suas causas. Basta voltar o olhar para si mesmo, ao invés de projetar culpados. Vale refletir sobre suas ambições também, para dimensioná-las com consciência.

SAGITÁRIO

Semana boa para investir na produtividade, perseverar em seu trabalho e encaminhar assuntos profissionais. Júpiter segue retrógrado, é bom lembrar que os esforços são reconhecidos com o tempo, com estudo, preparo, determinação e disciplina. Demonstre leveza e alto astral, pois com a Lua quase cheia as reações emocionais tendem a se exaltar. O Sol segue em Câncer, é melhor optar pela segurança e os encontros mais íntimos. Você pode harmonizar as relações com mais disposição e abertura para compreender o outro. 

CAPRICÓRNIO

Você pode cultivar mais foco, organização e objetividade com a harmonia entre Mercúrio e Saturno. Porém, evite impor sua opinião, seja gentil e diplomático para obter bons resultados em suas iniciativas. Disputas e controle podem trazer prejuízos. Planos e negociações avançam se houver maturidade, honestidade, profissionalismo e abertura para inovações. Outra dica importante: respeitar a liberdade de pensamento, conectar-se com soluções originais, novas tecnologias e correntes vanguardistas.

AQUÁRIO

O Sol segue harmonia com Júpiter para favorecer uma visão mais ampliada da vida! Mas é importante ser cuidadoso em relação aos compromissos e honrar sua palavra. Mercúrio e Saturno se alinham: aproveite a semana para pôr em dia trabalhos atrasados, atender seus compromissos com profissionalismo e comprometimento. Concentre-se agora em completar uma série de pequenos afazeres, passo a passo, um assunto de cada vez. Justamente com eles é que chegará no grande caminho almejado.

PEIXES

Mais gentileza e independência. Menos controle, cobranças e discussões. Ao interagir com leveza, pode encontrar respostas criativas, seguir em frente mais confiante e atrair oportunidades. Ao demonstrar competência e dedicação, você pode angariar colaboradores e abrir novas portas no trabalho. Com senso prático e objetividade, comprometa-se com seus sonhos! Aproveite para esclarecer dúvidas, pesquisar melhor, rever velhos conceitos e encontrar soluções inovadoras para velhas questões.

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana