Pesquisar
Close this search box.

diamantino

Laboratório Municipal de Diamantino recebe capacitação em diagnóstico laboratorial de tuberculose pelo Lacen-MT

Publicados

em

O Laboratório Municipal de Diamantino recebeu, no último dia 22 de junho, capacitação em diagnóstico laboratorial de Tuberculose, ofertada pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso (Lacen/MT).

O objetivo da ação é treinar e atualizar os profissionais envolvidos no diagnóstico da doença, que atualmente figura entre as infecções mais graves no Brasil capaz de levar à morte por ainda ser negligenciada.

A capacitação conduzida pela farmacêutica do Lacen-MT, Doracilde Terumi,  foi ofertada para todos os técnicos de enfermagem e demais profissionais da Rede Municipal de Saúde que atuam no laboratório.

O biomédico Dr. Emerson Alves de Sá, coordenador do Laboratório Municipal, ressaltou sobre a importância de manter a equipe atualizada no que tange às mudanças de um dos agravos que mais fecha diagnóstico. Segundo o profissional da saúde, Diamantino tem apresentado de 5 a 8 casos diagnosticados no mês.

“É uma qualificação muito importante para nossa equipe porque permite atualizar sobre o diagnóstico da tuberculose no preparo e confecção de lâmina, além da orientação que deve ser repassada ao paciente. As coisas vão mudando dentro da técnica, do método nos procedimentos e precisamos buscar essas atualizações”, explica.

Terume enfatizou que a capacitação tem como propósito “favorecer para que a população tenha acesso a esse exame e realizar o diagnóstico precoce da doença, por meio da investigação apropriada, a fim de fazer o tratamento adequado. Quem fecha o diagnóstico dos casos de tuberculose é o laboratório, daí a relevância de aprofundar sobre o estudo das microbactérias causadoras tanto de tuberculose como outras doenças respiratórias com sintomatologia semelhantes”, ressaltou.

A farmacêutica também fez um alerta sobre a incidência dos casos de tuberculose no Brasil e como a doença tem sido negligenciada, o que torna imprescindível a qualificação. Pontuou que, no Brasil, a tuberculose está entre as 10 doenças infecciosas que mais mata.

“É uma das doenças que acometem todas as classes sociais, e de todas as idades, ou seja, todas as pessoas são susceptíveis de contrair esse microorganismo via respiratória. É muito importante capacitar esses profissionais porque a tuberculose é uma doença milenar de saúde pública e que incide na população sistematicamente, principalmente no Brasil, é uma das doenças mais graves e que mais matam, em termos de causa infecciosa. A tuberculose ainda é uma doença negligenciada, infelizmente”, advertiu.  

Outro apontamento diz respeito à forma como os pacientes podem ter a saúde comprometida por não realizarem o tratamento correto por falta de informação.

“Hoje, mesmo o paciente tendo acesso ao SUS e medicação gratuita, ele ainda não consegue fazer esse diagnóstico a tempo, muitas vezes pela demora do diagnóstico ou porque ao perceber uma certa melhora ele para de tratar. Esse abandono aumenta a resistência da bactéria frente às drogas utilizadas e que são tradicionalmente perfeitamente experimentadas e que em um tempo curto de tratamento é bastante eficaz”, finalizou.

Comentários Facebook
Propaganda

diamantino

Prefeitura Anuncia Iniciativas para a Comunidade

Publicados

em

Anúncio dos Eventos da Secretaria de Saúde de Diamantino

Atendimento para Síndrome Gripal

  • Datas: 18/04 (quinta-feira) e 19/04 (sexta-feira)
  • Horário: das 17:00 às 21:00
  • Local: Centro de Especialidades Médicas (anexo ao Hospital Municipal São João Batista), no Velho Diamantino.

Serviços de Saúde na UBS

  • Data: 25/04/2024 (quinta-feira)
  • Horário: das 17:00 às 21:00
  • Atividades: Vacinação, coleta de preventivo e acompanhamento de HAS.
  • Observação: A UBS Pé Branco realizará suas atividades no SEST SENAT.

Evento no SEST SENAT

  • Data: 25/04/2024 (quinta-feira)
  • Horário: das 14:00 às 20:00
  • Atividades:
    • Feira das Profissões: Descubra a aplicabilidade das profissões, avalie seu perfil profissional e explore oportunidades de emprego.
    • Atendimento em Saúde: Participação em mutirão de saúde, vacinação, testes rápidos, tipagem sanguínea, cuidados com a saúde bucal e coluna, planejamento familiar, orientações sobre nutrição e esportes.
    • Atendimento de Cidadania

O Prefeito e também médico, Dr. Manoel Loureiro, ressalta a importância dessa ação da saúde para a população do município de Diamantino. Sua participação e apoio são fundamentais para o sucesso desses eventos. Juntos, cuidamos da saúde e do bem-estar de todos!

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

TECNOLOGIA

Mais Lidas da Semana