diamantino

Laboratório Municipal de Diamantino recebe capacitação em diagnóstico laboratorial de tuberculose pelo Lacen-MT

Publicados

em

O Laboratório Municipal de Diamantino recebeu, no último dia 22 de junho, capacitação em diagnóstico laboratorial de Tuberculose, ofertada pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso (Lacen/MT).

O objetivo da ação é treinar e atualizar os profissionais envolvidos no diagnóstico da doença, que atualmente figura entre as infecções mais graves no Brasil capaz de levar à morte por ainda ser negligenciada.

A capacitação conduzida pela farmacêutica do Lacen-MT, Doracilde Terumi,  foi ofertada para todos os técnicos de enfermagem e demais profissionais da Rede Municipal de Saúde que atuam no laboratório.

O biomédico Dr. Emerson Alves de Sá, coordenador do Laboratório Municipal, ressaltou sobre a importância de manter a equipe atualizada no que tange às mudanças de um dos agravos que mais fecha diagnóstico. Segundo o profissional da saúde, Diamantino tem apresentado de 5 a 8 casos diagnosticados no mês.

“É uma qualificação muito importante para nossa equipe porque permite atualizar sobre o diagnóstico da tuberculose no preparo e confecção de lâmina, além da orientação que deve ser repassada ao paciente. As coisas vão mudando dentro da técnica, do método nos procedimentos e precisamos buscar essas atualizações”, explica.

Terume enfatizou que a capacitação tem como propósito “favorecer para que a população tenha acesso a esse exame e realizar o diagnóstico precoce da doença, por meio da investigação apropriada, a fim de fazer o tratamento adequado. Quem fecha o diagnóstico dos casos de tuberculose é o laboratório, daí a relevância de aprofundar sobre o estudo das microbactérias causadoras tanto de tuberculose como outras doenças respiratórias com sintomatologia semelhantes”, ressaltou.

A farmacêutica também fez um alerta sobre a incidência dos casos de tuberculose no Brasil e como a doença tem sido negligenciada, o que torna imprescindível a qualificação. Pontuou que, no Brasil, a tuberculose está entre as 10 doenças infecciosas que mais mata.

“É uma das doenças que acometem todas as classes sociais, e de todas as idades, ou seja, todas as pessoas são susceptíveis de contrair esse microorganismo via respiratória. É muito importante capacitar esses profissionais porque a tuberculose é uma doença milenar de saúde pública e que incide na população sistematicamente, principalmente no Brasil, é uma das doenças mais graves e que mais matam, em termos de causa infecciosa. A tuberculose ainda é uma doença negligenciada, infelizmente”, advertiu.  

Outro apontamento diz respeito à forma como os pacientes podem ter a saúde comprometida por não realizarem o tratamento correto por falta de informação.

“Hoje, mesmo o paciente tendo acesso ao SUS e medicação gratuita, ele ainda não consegue fazer esse diagnóstico a tempo, muitas vezes pela demora do diagnóstico ou porque ao perceber uma certa melhora ele para de tratar. Esse abandono aumenta a resistência da bactéria frente às drogas utilizadas e que são tradicionalmente perfeitamente experimentadas e que em um tempo curto de tratamento é bastante eficaz”, finalizou.

Comentários Facebook
Propaganda

diamantino

Comunidade de Piraputanga recebe academia ao ar livre

Publicados

em

A comunidade Piraputanga recebeu, nesta quarta-feira (03.08), uma academia ao ar livre, instalada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura. A entrega foi feita pelo prefeito Dr. Manoel Loureiro, vice-prefeito Jozenil Costa Lube e secretário Edinho Beia. 

Na oportunidade, o prefeito se reuniu com moradores da comunidade que agradeceram pela demanda atendida, sendo essa ação, mais um compromisso honrado com a população. 

A academia contém equipamentos de alongamento e musculação, contabilizando o total de dez aparelhos: Multi (versão 6 em 1), exercitador de pernas, simulador de remo, barra alta com giratória tripla, prancha lateral dupla, giro vertical, giro diagonal duplo, simulador de cavalgada, esquiador duplo e simulador de caminhada duplo.

Ao realizar a entrega o prefeito Dr. Manoel Loureiro ressaltou que a academia é um compromisso que ele está cumprindo com a comunidade. “Essa academia era uma importante reivindicação desta comunidade e hoje estamos realizando essa contemplação, como médico e gestor tenho a obrigação de beneficiar nossa população com ações que resultem em melhorias na saúde e no seu bem-estar”, destaca o prefeito.

O gestor acrescentou ainda que os moradores receberão instruções com professor de educação física. “Também vamos trazer, em ação conjunta com a Secretária Municipal de Esporte e Lazer, um educador físico para orientar os moradores da comunidade sobre o uso correto dos aparelhos”, destaca o gestor.

O vice-prefeito Jozenil Costa Lube (Bodão) frisou que o espaço supre uma necessidade dos moradores, deixando o local ainda mais completo. “Administrar também é saber escutar, e nós enquanto gestão escutamos as demandas desta comunidade, levantando essas demandas no dia a dia da nossa caminhada. Essa academia era o sonho de vários moradores daqui, e hoje conseguimos concretizar. Nosso objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade de vida da nossa população”, ressaltou o vice-prefeito.

Edinho Beia, titular da pasta de infraestrutura, explica que desde o primeiro momento que recebeu a solicitação da academia ao ar livre para a comunidade, já incluiu a ação no planejamento de obras da secretaria. “Trabalhamos prezando a qualidade, arrumamos as estradas ano passado, agora estamos inaugurando a academia e daqui a alguns dias voltamos para realizar a manutenção da via de acesso, pois o que tiver que ser feito aqui, nós iremos fazer”, afirma o secretário.

O secretário declarou que se sente orgulhoso executando a ação: “Essa é uma comunidade que a anos moram aqui e nunca tiveram esse tipo de benefício, nós viemos, fizemos e com muita qualidade, me sinto honrado e com o sentimento de dever cumprido”, completou Edinho.

Para os moradores, a academia facilita a realização dos exercícios que já são rotina entre a comunidade. Dona Maria Auxiliadora, de 67 anos, moradora há mais de 50 anos na região compartilha o sentimento de alegria com a chegada da academia. 

“A gente sempre teve o sonho de ter uma academia aqui. Nós fazemos caminhada em volta do campo das cinco às seis da tarde e quando o Dr. Manoel veio nos conhecer, ele prometeu que a academia seria feita e agora nosso sonho foi realizado”, compartilha Dona Maria emocionada.

O presidente da Associação de Moradores da comunidade, Renato Lopes de Macedo, de 82 anos, fala sobre a importância da academia para os moradores. “Nós somos todos de idade e a gente precisava dessa academia para se exercitar com mais qualidade, agora nós temos” conclui o líder comunitário. 

Também estiveram presentes para a entrega da academia, o secretário municipal de agricultura, Edson da Silva (Giripoca) e o vereador, Edimilson de Freitas.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

TECNOLOGIA

MATO GROSSO

Política Nacional

Mais Lidas da Semana