Várzea Grande

Kalil destaca sustentabilidade e inovação do novo Fórum de Várzea Grande

Publicados

em

Novo Fórum de Várzea Grande

Por Claudia Joséh

O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, participou da solenidade de inauguração do novo Fórum de Várzea Grande, nesta sexta-feira (01), no bairro Chapéu do Sol. A nova sede, que carrega o nome do “Desembargador Cesarino Delino César”, possui arquitetura moderna, contemplando a inovação e a sustentabilidade no mesmo espaço, além dos parâmetros legais de acessibilidade.

Prefeito de Várzea, Kalil Baracat com a presidente do TJMT, desembargadora Maria Helena Póvoas

Pautado por esses pilares, a nova sede proporcionará aos magistrados, operadores do direito, servidores e população em geral, um ambiente acessível, otimizado e com melhor qualidade no atendimento. “Parabenizo o Tribunal de Justiça pela obra magnífica. É um grande edifício que vai potencializar a região do Chapéu do Sol, que abriga o Parque Tecnológico da nossa cidade”, destacou Kalil.

A região irá agregar a sede de outros órgãos como Ministério Público do Estado, OAB subseção de Várzea Grande, Universidade Federal e Estadual e Instituto Federal, além de multinacionais que já anunciaram a aporte de investimentos no local. “Nesta semana, lançamos, em parceria com a Junta Comercial de Mato Grosso, a ferramenta Empresa Instantânea, onde uma nova empresa é criada em até 8 minutos. Portanto, aqui é, sem sombra de dúvidas, o melhor lugar para se investir”, concluiu o gestor.

A presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJMT), desembargadora Maria Helena Póvoas, destacou que a inauguração do novo Fórum de Várzea Grande representa eficiência operacional com foco em resultados. “O Judiciário se sente orgulhoso em estar entregando para sociedade várzea-grandense esta obra que traz mais conforto, não só para os operadores do direito, como para toda sociedade. A obra tem duas palavras de ordem – acessibilidade e sustentabilidade. É uma obra que teve desafios perante a pandemia, mas não parou. Passou por meus antecessores e hoje, à frente do Judiciário, tive a honra de fazer a entrega oficial”.

A desembargadora Maria Erotides Kneip destacou a importância da nova sede para a Comarca, que tem volume e tramitação de processos bastante expressivo. “O volume é enorme, abrange uma região que é uma das mais importantes no Estado e que precisava ter sua autonomia, receber bem as pessoas que litigam, em especial, advogados. Este complexo representa dignidade, pois o antigo era acanhado para o volume da demanda atual”, enfatizou.

O novo prédio da Comarca de Várzea Grande tem capacidade para 22 Varas; 2 Juizados Especiais (do Jardim Glória e bairro Cristo Rei). O Juizado do bairro Cristo Rei atua nas áreas Cível e Criminal, já do bairro Jardim Glória na área Cível. Cerca de 400 colaboradores integram o quadro funcional do Fórum de Várzea Grande, incluindo os Juizados e assessoria militar.

O juiz-diretor do Fórum de Várzea Grande, Luis Otávio Pereira Marques, disse que o prédio possui 22 mil mts² de construção que garante acessibilidade a toda população, serventuários da Justiça, colaboradores, propiciando ambiente de trabalho moderno e acolhedor. “A consequência é poder atender com mais presteza a toda população, inclusive os operadores de direito. O prédio unifica todas as Varas, bem como Juizados Especiais do Jardim Glória e do Cristo Rei, fazendo atendimentos unificados à população”, explicou o juiz-diretor.

O secretário-geral do Ministério Público de Mato Grosso, promotor de Justiça Milton Mattos da Silveira Neto disse que é uma satisfação para o Poder Judiciário, sociedade e todos os atores do Sistema de Justiça – Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia – e principalmente para cidadão ter uma sede moderna como essa.

“Já fui promotor em Várzea Grande e, apesar do espaço antigo nos atender por muitos anos, de fato já estava bem aquém das necessidades atuais, como assegurar maior conforto a população, magistrados e jurisdicionados. Este novo fórum vem brindar a população várzea-grandense e o Ministério Público acompanha a expansão também, pois estamos com nosso prédio em construção, com a previsão da entrega para fevereiro de 2023, será uma nova sede ao lado do Fórum, com 24 gabinetes de promotores de Justiça, para assim como fez o Poder Judiciário nós possamos trazer uma nova casa também para Ministério Público e população várzea-grandense”, argumentou promotor Milton Mattos.

Conforme o governador do Estado de Mato Grosso, Mauro Mendes, é uma belíssima obra sendo entregue pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso. “Com essa bela obra, belo prédio, excelente estrutura, temos a convicção de que teremos melhoria na prestação do serviço para sociedade e para o cidadão de Mato Grosso.  O governo do Estado de Mato Grosso também faz importantes investimentos nas estruturas dos prédios públicos das escolas, dos hospitais, entre outros, para que possamos melhorar a prestação de serviço ao cidadão de MT”, pontuou o governador.

A nova sede do Fórum possui Secretaria que fica em frente aos gabinetes para maior comunicação entre assessoria e serventuária; ao lado salas para conciliadores, cada unidade judiciária tem um conciliador para fazer as audiências correspondentes às unidades;  área de setor de administração;  amplo Tribunal de Júri, inclusive com dormitórios para os setes jurados, caso o Júri se estenda; carceragem onde o réu acessa diretamente a sala de audiência do magistrado, ou seja, anteriormente o réu  tinha contato com público externo, agora não terá mais contato algum. Chega na viatura policial e seu único acesso será entrevista com seu advogado.

 

Comentários Facebook
Propaganda

Várzea Grande

Prefeitura abre pré-cadastro da vacina contra Covid-19 para crianças de 3 e 4 anos

Publicados

em

Já está liberado o pré-cadastro para a vacinação de crianças de 3 e 4 anos contra Covid-19 em Várzea Grande. Os responsáveis devem acessar o site da Prefeitura, clicar no banner imunização e preencher o formulário com os dados pessoais da criança, como foi realizado nas faixas etárias anteriores. O cadastro deverá ser preenchido pelo responsável da criança ou pelo pai ou pela mãe e quem tiver a guarda da criança.

Prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat

A decisão de abrir o pré-cadastro partiu de uma reunião entre o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, e o secretário municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, que têm cobrado do Governo Federal a liberação de novos lotes de vacina, principalmente a Coronavac/Butantan, que foi liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, para crianças de 3 e 4 anos.

O motivo de abrir o pré-cadastro, segundo Gonçalo de Barros, é agilizar o atendimento das crianças, quando iniciar as aplicações. “Estamos aguardando o recebimento das vacinas para iniciar a vacinação infantil desta faixa etária o mais breve possível. Todos devem se cadastrar no país para receber as doses, as crianças também. Porém, se a família não tiver acesso à internet, é só aguardar o anúncio do início da vacinação, e ir aos postos de saúde, que o cadastro será feito na hora. Abrir o pré-cadastro é uma forma de organizar os serviços, visto que temos um público estimado nesta faixa etária de 4,5 mil crianças a serem vacinadas”, explicou o secretário.

O Prefeito Kalil Baracat destacou a importância de se completar o ciclo vacinal. “Queremos e vamos avançar ainda mais na imunização de toda nossa população, pois o número de casos vem aumentando gradativamente e, felizmente, com menor gravidade. Os dados apresentados pela Saúde Municipal apontam que 98% da nossa população tomou a primeira dose, 83% segunda dose e apenas 52% a terceira e 25% a quarta. Crianças de 5 a 11 anos já somam 40% do total desta faixa etária, onde vacinamos apenas 15 mil das 35 mil”.

“Temos realizado várias ações para que as pessoas compreendam que a Covid-19 é uma doença nova e que a única opção para salvar vidas são as vacinas disponíveis. Estudos em curso pela ciência e medicina hoje comprovam que a vacina evita as formas graves da doença. Esperamos que os pais ou responsáveis por mais esta faixa etária vacinável façam o pré-cadastro”, alertou Gonçalo Barros.

Documentos: Os documentos exigidos para o pré-cadastro são o CPF da criança ou registro de nascimento, número da carteirinha do SUS, nome completo da criança, data de nascimento, endereço completo. Já para crianças com comorbidades os pais devem no campo comorbidade selecionar o código da doença, sendo os demais campos para preenchimento igual.

“Quando for liberada a vacinação para estas crianças, é só levar o cartão vacinal da criança, e comprovante de endereço. E quem não tiver acesso à internet levar documento com foto, número do cartão SUS e comprovante de endereço, que o cadastro será feito na hora nos pontos de vacinação que serão anunciados”, explicou o secretário.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

TECNOLOGIA

MATO GROSSO

Política Nacional

Mais Lidas da Semana