Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

santo antonio de leverger

Justiça nega pedido do MPE e mantém obras no Morro de Santo Antônio

Publicados

em

O juiz Antônio Horácio da Silva Neto, da Vara Especializada do Meio Ambiente de Cuiabá, negou pedido liminar (provisório) do Ministério Público Estadual e manteve as obras do Governo do Estado no Morro de Santo Antônio.

A decisão foi dada nesta quinta-feira (17.4) e levou em consideração o fato de o Estado estar cumprindo os requisitos legais e o “impacto positivo” da obra.

“Indefiro o pedido de tutela de urgência formulado incidentalmente pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso e determino que lhe seja dado vista dos autos pelo prazo de 15 dias úteis, devendo no retorno ser designada data, conforme agenda deste juízo para uma inspeção judicial ao local dos fatos, intimando-se as partes pelos meios processualmente para acompanhamento, as quais poderão levar, querendo, seus técnicos de confiança”, diz trecho da decisão.

O Governo do Estado realiza obras no local para melhorar o acesso ao morro, que tem uma área de 258 hectares e uma altitude de 450 metros, com uma das mais belas vistas panorâmicas em Mato Grosso. Contudo, as obras estão paralisadas.

Leia mais:  Engavetamento envolve seis veículos e deixa dois feridos na BR-364 

O objetivo é dar maior infraestrutura para os turistas e a população, fomentando as visitas no local de forma sustentável.

Porém, o Ministério Público Estadual pediu judicialmente que a obra fosse embargada.

A decisão

De acordo com o juiz Antonio Horácio, a tese do Ministério Público em relação à obra não é “minimamente razoável”.

“No caso em análise, não vejo nos autos elementos robustos que evidenciem, de maneira inequívoca, o risco iminente e irreversível que justifique, neste momento, a intervenção judicial excepcional pretendida”, afirmou.

Para o magistrado, apesar de ser fundamental preservar todo o ambiente natural do Morro de Santo Antônio, também é preciso que o local seja acessado pela população.

“Um bem ambiental invisível ao público está mais vulnerável à indiferença e à degradação silenciosa”, ressaltou.

O juiz verificou que o Estado “fez a lição de casa” e regularizou as pendências questionadas pelo Ministério Público, portanto, a obra poderá continuar a ser executada.

“Desse modo, as assertivas contidas no pedido de tutela de urgência incidental perdem a sua força para garantir os pleitos liminares nela lançados, de sorte que a partir de agora a situação processual vai exigir apenas e tão somente as finais verificações sobre a omissão estatal ou sua ação conforme as regras ambientais para definir eventualmente a procedência, ou não, de algum dos pleitos da peça madrugadora, que inclusive poderão ter nova apreciação deste juízo para lhes dar efetividade na sentença”, decidiu.

Leia mais:  Engavetamento envolve seis veículos e deixa dois feridos na BR-364 

 

Comentários Facebook
Propaganda

santo antonio de leverger

Engavetamento envolve seis veículos e deixa dois feridos na BR-364 

Publicados

em

Um grave engavetamento na tarde desta segunda-feira (03.11), no quilômetro 342 da BR-364, em Santo Antônio de Leverger (a 30 km de Cuiabá), resultou em duas pessoas feridas e mobilizou equipes de resgate. O acidente envolveu um total de seis veículos – três caminhões e três automóveis –, causando lentidão no tráfego da rodovia.

As primeiras informações indicam que o incidente ocorreu por volta das 16h, quando as equipes de resgate foram acionadas. As duas vítimas feridas foram prontamente atendidas e encaminhadas ao Hospital Municipal de Cuiabá. A concessionária responsável pela administração da BR-364 informou que, além dos feridos, outras sete pessoas presentes nos veículos envolvidos saíram ilesas e recusaram atendimento médico no local.

O Corpo de Bombeiros e as equipes de emergência da concessionária atuaram em conjunto para prestar os primeiros socorros e garantir a segurança na via. Entre os veículos confirmados no engavetamento estão uma carreta Iveco branca, um automóvel VW T-Cross cinza, um VW Gol branco, um Toyota Yaris branco e uma carreta Scania 440 branca. Um sexto caminhão também esteve envolvido, mas sua identificação completa não foi divulgada.

Leia mais:  Engavetamento envolve seis veículos e deixa dois feridos na BR-364 

O sinistro levou à interdição parcial da rodovia, com uma faixa sendo bloqueada para o trabalho das equipes de resgate e a remoção dos veículos. As causas que levaram ao engavetamento múltiplo ainda são desconhecidas e serão objeto de investigação pelas autoridades competentes.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana