JUSTIÇA

Justiça Federal comemora 33 anos de atuação em seis estados do Nordeste

Publicados

em


O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) celebrou, na quarta-feira (30/3), mais um ano de história. São mais de três décadas buscando aprimorar os serviços prestados à população, em sintonia com o que há de mais atual na área de tecnologia, gestão de processos e de pessoas. Inovação tem sido, nos últimos anos, a palavra de ordem no TRF5. O Tribunal tem investido em projetos ousados, estabelecer parcerias sustentáveis e promover ações voltada aos bem-estar da magistratura e outros profissionais, além de se adaptar às novas dinâmicas de trabalho.

Em dois anos de pandemia, o TRF5, que atua em Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe, nunca parou. Mesmo diante das restrições sanitárias, o órgão capacitou a força de trabalho e investiu em ferramentas e soluções tecnológicas. Com a Resolução n. 31/2021, por exemplo, disciplinou as sessões presenciais, telepresenciais e virtuais, ampliando o teletrabalho.

Em 2022, 60% de servidores e servidoras das áreas administrativa e judiciária do Tribunal já desenvolvem suas atividades laborais em regime híbrido, trabalhando, alguns dias da semana, de forma remota e, em outros, presencialmente. Para o presidente do TRF5, desembargador federal Edilson Nobre, o tribunal tem acertado no cumprimento da sua missão. “O mais importante é que estas ações têm como objetivo a satisfação da prestação jurisdicional que é buscada pelos cidadãos e pela sociedade.”

Ao se adaptar às novas condições de trabalho, a 5ª Região continua em busca da excelência na prestação de seus serviços. Em 2021, segundo levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o TRF5 apresentou um dos melhores índices de produtividade e eficiência do Judiciário: 79% do IPC-Jus.

A instituição também lançou um programa que impulsiona a cultura de inovação tecnológica, formando laboratoristas de inovação em toda a 5ª Região. Para chancelar projetos e ações de impactos regionais ou nacionais, ainda foi criado o “Selo JF5 em Rede” e intensificadas ações de integração com o Judiciário estadual, por meio do Programa Justiça 4.0, o que permitiu o compartilhamento de boas práticas da Justiça Digital para atender com mais eficácia a população.

Cidadania e sustentabilidade

Graças aos investimentos em tecnologia, o serviço e atendimento também foram ampliados. É o caso do Balcão Virtual, instituído durante a pandemia e em funcionamento até hoje, que permite o atendimento ao público externo, por meio da plataforma Zoom. Há ainda o “Simplifica”, sistema que possibilita aos usuários indicar a preferência entra as agências bancárias do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal que desejam receber os valores de Requisições de Pequenos Valor e Precatórios.

Além disso, em 33 anos de existência, o TRF5 vem investindo, cada vez mais, em projetos sustentáveis. Em parceria com Companhia Energética de Pernambuco, implantou três usinas fotovoltaicas. Uma delas conta com 150 placas solares, instaladas em uma área de 290 m², na coberta do prédio anexo ao edifício-sede do TRF5. O equipamento tem capacidade de gerar 60 kW/ano e proporcionar uma economia de 104 MWh/ano ao Tribunal, o que significa uma redução de R$ 35 mil no custo anual de energia elétrica da instituição.

Fonte: TRF5

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária

Macrodesafio - Agilidade e produtividade na prestação jurisdicional

Macrodesafio - Promoção da Sustentabilidade

Macrodesafio - Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e de proteção de dados

Fonte: CNJ

Comentários Facebook
Propaganda

JUSTIÇA

Encontro de Segurança e Inteligência reúne Justiça Eleitoral na quinta e sexta

Publicados

em

Compartilhe

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) realiza, na quinta (30/6) e sexta-feira (1º/7), o 2º Encontro Nacional de Segurança e Inteligência da Justiça Eleitoral, no auditório do edifício-sede do TRE-PR, em Curitiba. Vão participar juízas e juízes das 186 zonas eleitorais do Paraná, forças de segurança e polícias judiciárias de órgãos públicos de todo o país.

No evento, serão apresentados painéis sobre inquéritos policiais eleitorais, segurança institucional de candidatas e candidatos nas eleições, inteligência, segurança e combate à desinformação no processo eleitoral.

Serviço

2º Encontro Nacional de Segurança e Inteligência da Justiça Eleitoral
Quando: quinta (30/6) e sexta-feira (1º/7), das 8h às 17h
Onde: Auditório do TRE-PR – Rua João Parolin, 224 – Prado Velho – Curitiba (PR)
Inscrições: Moodle TRE-PR

Fonte: TRE-PR

Macrodesafio - Aprimoramento da gestão de pessoas

Fonte: CNJ

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

Mais Lidas da Semana