BRASIL E MUNDO

Jairinho alega que tinha ‘saudável relação afetiva’ com Henry

Publicados

em


source
Em defesa contra cassação de mandato na Câmara, Jairinho alega que tinha 'saudável relação afetiva' com Henry
Renan Olaz/CMRJ

Em defesa contra cassação de mandato na Câmara, Jairinho alega que tinha ‘saudável relação afetiva’ com Henry

Jairo Souza Santos Júnior, o Dr. Jairinho (sem partido) , apresentou, nesta sexta-feira, sua defesa ao Conselho de Ética da Câmara de Vereadores do Rio , que avalia a cassação de seu mandato. No documento, assinado pelo advogado Berilo Martins da Silva Neto, o parlamentar afirma que mantinha “saudável relação afetiva” com Henry Borel , de 4 anos. Jairinho e a namorada, Monique Medeiros da Costa e Silva, mãe do menino, estão presos há 43 dias e são acusados pelo homicídio da criança .

No dia 9 de maio, em cumprimento ao Regimento Interno da Câmara , Jairinho foi afastado do cargo de vereador por estar há mais de 1 mês sem cumprir as funções parlamentares. Ao argumentar contra a perda definitiva do mandato, a defesa do médico afirma que a medida seria um “verdadeiro instrumento de resposta ao clamor social, por até o momento sequer houve julgamento”. O advogado alega ainda que o processo de cassação é “açodado”, “carece de qualquer base legal” e tem “arrimo em matérias jornalísticas”.

“Com o devido respeito, mas a Câmara de Vereadores está, nitidamente, justificando os meios pelos fins, impulsionada pela tradicional voz das ruas, se diminuindo em seu papel, que é a defesa do Estado Democrático de Direito”, pontua Berilo da Silva Neto. O documento cita também uma suposta “espetacularização a qual o caso está submetido”, que estaria tornando “refém o poder legislativo carioca”.

No dia em que foi preso, Jairinho acabou expulso de seu antigo partido, o Solidariedade . O processo de cassação também foi aberto na mesma data dentro do Conselho de Ética, do qual Jairinho fazia parte até então. Seu substituto, o vereador Luiz Ramos Filho (PMN) , foi escolhido como relator do caso.

– Vamos analisar criteriosamente a defesa de Jairinho para decidir se é necessário convocar testemunhas. Ainda que o vereador renunciasse ao mandato, não paralisaria o processo de cassação – frisou Ramos Filho.

Você viu?

Agora, o Conselho tem um mês para realizar as diligências que julgar necessárias, prazo que pode ser estendido em mais 15 dias. Depois, o relator tem cinco dias úteis para dar o parecer pela procedência ou arquivamento da representação contra Jairinho, que tem como base a quebra do decoro parlamentar.

Em seguida, o parecer do relator é submetido à deliberação do Conselho de Ética, novamente em até cinco dias úteis, considerando-se aprovado se obtiver a maioria absoluta dos votos dos seus sete integrantes.

Concluída a tramitação no Conselho, caso haja a aprovação de um parecer favorável à cassação, o processo é encaminhado à Mesa Diretora da Câmara e incluído na Ordem do Dia. A perda de mandato é decidida em votação aberta no Plenário, sendo necessários votos de dois terços dos 51 vereadores, o equivalente a 34 parlamentares.

Comentários Facebook
Propaganda

BRASIL E MUNDO

Sucessor de Merkel será escolhido hoje; o que esperar das eleições na Alemanha

Publicados

em


source
 Angela Merkel
Reprodução

Angela Merkel



A Alemanha vai às urnas neste domingo (26) para escolher o sucessor da chanceler Angela Merkel, após ela ocupar o cargo por 16 anos. As pesquisas indicam vitória do SPD, de Olaf Scholz. Estas deverão ser as eleições mais concorridas dos últimos anos no país.

A questão ambiental é uma das que mais tem marcado a campanha eleitoral. As greves climáticas no país têm sempre muita participação e vários movimentos têm colocado o tema nas ruas para que não seja ignorado.



O “Fridays for future” é um desses movimentos e Leonie Bremer é uma das ativistas que mais se tem destacado na luta contra as alterações climáticas.São três os candidatos que podem ocupar o lugar que vai ser deixado por Angela Merkel.

Com as pesquisas a separá-los por pouco pontos, nenhum parece entusiasmar muito os alemães, que estão divididos entre Armin Laschet, da CDU de Merkel, Olaf Scholz, do SPD, atual ministro das Finanças no governo de coligação, e Annalena Baerbock dos Verdes.

Nos últimos três debates entre os principais candidatos, Olaf Sholz foi considerado vencedor numa pesquisa feita imediatamente após a discussão.

Ganhe quem ganhar, parece ser certo que vão ser necessários pelo menos três partidos para formar governo, já que dificilmente se repetirá a coligação que agora está no poder entre a CDU e o SPD.

Democratas cristãos e sociais-democratas parecem não se entender e procuram aliados. Os Verdes aparecem como boa solução, nos dois casos, mas ainda não se sabe quem será o terceiro partido a fazer parte do governo.Sete partidos têm representação parlamentar.

A Alemanha tem uma espécie de clausula de barreira sobre a entrada na câmara de debates, e os partidos precisam atingir 5% dos votos para evitar que partidos extremistas, por exemplo, consigam eleger parlamentares.

* Com informações da RTP – Rádio e Televisão de Portugal

Fonte: IG Mundo

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana