BRASIL E MUNDO

INSS amplia prova de vida por meio digital

Publicados

em


A ampliação da prova de vida digital do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi anunciada nesta terça-feira (23). Agora, 5,3 milhões de pessoas em todo o país poderão utilizar o serviço que retira a exigência do deslocamento até as agências para garantir o recebimento de benefícios do instituto. A comprovação é feita por meio de reconhecimento facial.

Segundo o secretário especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, Bruno Bianco, o serviço será ampliado gradativamente, já que o INSS tem 36 milhões de beneficiários. A prova de vida digital foi iniciada em agosto do ano passado como um projeto-piloto, do qual participaram cerca de 500 mil beneficiários de todo o país.

A prova de vida deve ser feita pelo aplicativo Meu gov.br. Já o aplicativo Meu INSS deverá ser usado pelo segurado para acompanhar o resultado da prova de vida após fazer o procedimento.

Os segurados do INSS que recebem o benefício por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético devem comprovar que estão vivos todos os anos. O ato é uma forma de garantir segurança para o próprio cidadão e evitar fraudes e pagamentos indevidos de benefícios.

Identificação por biometria

O serviço com o uso de biometria facial digital utiliza o reconhecimento dos traços do rosto para concluir a etapa do processo de identificação. O usuário precisa ter biometria cadastrada na Justiça Eleitoral ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Por isso, foram selecionados segurados que tenham carteira de motorista ou título de eleitor. É importante também ter celular com câmera fotográfica.

O serviço foi desenvolvido pelo INSS em parceria com a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, do Ministério da Economia; a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev); e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Passo a passo

No aplicativo Meu Gov.br, os segurados serão encaminhados para fazer a biometria facial.

Após permitir o uso da câmera do celular, o usuário utilizará dados da CNH para fazer a captura facial. É preciso, então, fotografar o rosto dentro da área circular indicada e a validação estará concluída.

O Meu Gov.br pode ser baixado na Play Store e na App Store

Meu INSS pode ser baixado na Play Store e na App Store

Fonte: Brasil.gov

Comentários Facebook
Propaganda

BRASIL E MUNDO

Com formato inusitado, verme marinho bizarro viraliza nas redes sociais; veja

Publicados

em


source
Com formato peculiar, verme acabou chamando atenção nas redes sociais e viralizando
Reprodução

Com formato peculiar, verme acabou chamando atenção nas redes sociais e viralizando

Imagens compartilhadas por uma mergulhadora australiana na última terça-feira (23) em um grupo nas redes sociais deram início a um divertido debate sobre a  aparência inusitada de um verme marinho encontrado por ela nas profundezas do oceano.

Na publicação, aparecem duas imagens de  um estranho verme marinho do filo Priapulida e que tem formato que se assemelha com um órgão genital masculino. O próprio nome do grupo ao qual pertence faz referência ao termo, uma vez que provém do grego Priapus e significa “deus fálico “.

“Jamais imaginei que as pessoas pudessem se interessar por essas fotos, mas elas acabaram viralizando. A verdade é que eu pensei muito antes de publicá-las porque elas poderiam parecer um pouco rude. Agora, depois de vê-las compartilhadas em diversas páginas non Facebook, quero ver até onde podem chegar”, brincou Josie Jones, autora das imagens do verme fálico .

Como era de se esperar, junto com o compartilhamento das fotos, vieram as piadas. Brincando com a similaridade, alguns disseram que ele se parecia com um brinquedo sexual e questionaram “onde vão as pilhas”, enquanto outros apontaram que os animais marinhos iriam “se divertir com ele”.

Fonte: IG Mundo

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana