economia

Inflação desacelera em abril e fica em 0,60%, mas fica acima da meta em 12 meses

Publicados

em


source
Combustíveis puxam o índice em abril
Arquivo/Agência Brasil

Combustíveis puxam o índice em abril

O IPCA-15 , considerado uma prévia da inflação oficial do país, ficou em 0,60% em abril, segundo divulgou o IBGE nesta terça-feira (27). Em março, o indicador registrou alta de 0,93% .

No acumulado dos últimos 12 meses , o IPCA-15 aponta alta de 6,17% . O resultado ultrapassa o teto da meta estabelecida pelo Banco Central para 2021, que é de 5,25%.

Segundo especialistas ouvidos pela Reuters, era esperado uma alta de 0,68% em abril.

Analistas estimam que a inflação está dando sinais de acomodação em patamares mais baixos com a atenuação da alta dos preços dos combustíveis. Em fevereiro e março, o índice ganhou força e acelerou, puxado pelos reajustes da gasolina.

No início de abril, contudo, a Petrobras anunciou a redução do preço do diesel, uma queda de 3,2%.

Por outro lado, o preço dos medicamentos, que tiveram um reajuste de 10,08% no início deste mês, pressiona o bolso do consumidor.

Comentários Facebook
Propaganda

economia

Com expectativa de alta na taxa de juros, Tesouro Selic tem aumento de procura

Publicados

em


source
Banco Central reajustou a taxa Selic para 4,25% a.a
Isabella Siqueira

Banco Central reajustou a taxa Selic para 4,25% a.a

A busca pelo  Tesouro Selic , título atrelado à taxa básica de juros do Tesouro Direto, também está em alta. A participação desse papel nas vendas da plataforma cresce mês a mês desde fevereiro, com a expectativa de aumento da Selic .

Porém, o Tesouro IPCA ainda é bem mais vantajoso que o Tesouro Selic para objetivos além da reserva de emergência, aquele dinheiro para ser usado diante de imprevistos, recomendam consultores financeiros.

“O Tesouro Selic deve ser apenas para a pessoa que quer liquidez para a reserva de emergência ou está pensando em retirar o dinheiro daqui a alguns meses. Ao olhar para um horizonte maior, de alguns anos, títulos que vão pagar a inflação mais uma taxa real têm melhor rendimento”, afirma Michael Viriato, coordenador do laboratório de finanças do Insper.

Quem está ficando para trás nas vendas do Tesouro Direto são os títulos prefixados , aqueles que oferecem uma taxa combinada na hora da aplicação caso o investidor fique com o dinheiro investido até a data de vencimento. A participação desses papéis nas vendas da plataforma cai a cada mês desde janeiro, o que é natural em épocas em que há projeção de avanço na inflação e na Selic. A estimativa é que eles gerem menos retorno.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana