BRASIL E MUNDO

Índice de atividades turísticas cresce 7,6% em novembro

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O índice de atividades turísticas no país cresceu pelo sétimo mês consecutivo. Entre outubro e novembro do ano passado, o índice subiu 7,6%, impulsionado pelos serviços de alojamento e alimentação, que avançaram 9,1%, e pelo segmento de transporte aéreo, que teve alta de 6,8%.

No acumulado dos últimos sete meses, o setor já registra um ganho de 120,8%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta quarta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e reforçam a contribuição do turismo ao desenvolvimento econômico nacional.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, credita os resultados à retomada do turismo em todo o país, de forma segura e responsável. “O índice de atividades turísticas cresceu pelo sétimo mês consecutivo, a taxa de desemprego interrompeu, no trimestre agosto-outubro, uma sequência de quedas, e a movimentação nos aeroportos de todo o país tem aumentado dia após dia. Esses são fortes indicativos de que a retomada está em andamento e que o setor está se recuperando.”

O sétimo aumento seguido do indicador foi registrado em nove das 12 unidades da Federação onde ele é analisado, com destaque para Bahia (11,8%), Pernambuco (11,8%), São Paulo (11,0%), Goiás (9,9%) e Rio de Janeiro (5,4%).

Com informações do Ministério do Turismo

Fonte: Brasil.gov

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BRASIL E MUNDO

Lançado novo Plano de Educação no Dia Nacional do Jogo Limpo

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No Dia Nacional do Jogo Limpo, nesta sexta-feira (15), a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) lança o novo Plano de Educação. O documento traz um conjunto de estratégias e atividades a serem desenvolvidas em 2021, sempre levando em conta o contexto do novo coronavírus e os Jogos de Tóquio. São quatro pilares que nortearão as ações: Educação baseada em valores, Sensibilização e conscientização, Acesso à informação e Educação Antidopagem. O plano estabelece ainda as metas e o público-alvo a serem alcançados durante o ano.

Em conformidade com a Agência Mundial Antidopagem (WADA, na sigla em inglês), as ações em educação são prioritárias para a ABCD, conforme explica a secretária Nacional da Autoridade Brasileira, Luisa Parente. “O nosso objetivo com o plano é estimular e reforçar o compromisso da comunidade esportiva com a ética e a prevenção.”

Foi seguindo essa estratégia de disseminação de conhecimento para conscientizar a comunidade esportiva que o Dia Nacional do Jogo Limpo foi escolhido para o lançamento do novo Plano de Educação. “É uma maneira de gerarmos visibilidade a uma data importante para a consolidação da cultura da antidopagem, sensibilizando atletas, pessoal de apoio, entidades e familiares a se engajarem em prol do Jogo Limpo”, pontuou Fernanda Bini, diretora técnica da ABCD.

Jogos de Tóquio

Parceria com os comitês Olímpico do Brasil (COB) e Paralímpico Brasileiro (CPB) otimiza recursos humanos e financeiros, pela proximidade e fácil acesso aos atletas brasileiros de alto rendimento que treinam visando aos Jogos de Tóquio neste ano. O conteúdo obrigatório para o público prioritário inclui artigos do Código Mundial Antidopagem, do Código Brasileiro Antidopagem, ambos renovados este ano, além do Padrão Internacional de Educação, história da dopagem no esporte, estrutura e atuação da ABCD, consequências da dopagem na saúde, entre outros temas.

Para o público-alvo prioritário, há metas qualitativas de aproveitamento e desempenho no aprendizado do conteúdo que é obrigatório segundo o Padrão Internacional de Educação da WADA e o Código Brasileiro Antidopagem (CBA). Os atletas que representarão o Brasil nos Jogos de Tóquio passam por avaliações e, caso não atinjam o mínimo necessário, poderão refazer os cursos quantas vezes for preciso.

A perspectiva da ABCD é que, no fim do ano, todas as metas do Plano de Educação sejam atingidas, sempre considerando o contexto do cenário esportivo em meio à Covid-19. “Nós, ao final das ações, queremos ter massificado o conteúdo antidopagem para um público bem mais amplo, melhor identificado e contabilizado por nós”, projetou Luisa Parente.

Campanha Jogo Limpo

A campanha Jogo Limpo, promovida pela ABCD, tem como objetivo o compartilhamento de informações, desde os atletas de base até os treinadores, para que todos saibam as regras antidopagem e como evitar as substâncias e métodos proibidos. São ações de publicidade e divulgação da hashtag Jogo Limpo. A iniciativa ganha importância ainda maior neste momento em que a internet é a principal plataforma para as ações educativas por conta do novo coronavírus.

A ABCD também promove o programa de adesão ao Jogo Limpo, que tem 291 entidades esportivas. São 46 olímpicas, sete paralímpicas, 102 de esportes não olímpicos, quatro ligas e 132 clubes. Além disso, o Comitê Olímpico do Brasil (COB), o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) integram a lista.

“A ideia é gerarmos um compromisso ativo com a comunicação antidopagem das entidades, um engajamento sério, para assumir o tema da antidopagem como parte integrante do planejamento esportivo de cada entidade, pois todas são submetidas ao Sistema Brasileiro Antidopagem”, explicou Luisa Parente. O programa de adesão ao Jogo Limpo tem critérios e requisitos para os participantes, como informações nos sites e compartilhamento nas redes sociais.

Acesse o novo Plano de Educação

 

Com informações do Ministério da Cidadania

Fonte: Brasil.gov

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