mato grosso

Indea cumpre determinação da Anvisa e suspende agrotóxico em MT

Publicados

em

Em cumprimento à determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Coordenadoria de Defesa Sanitária Vegetal do Indea de Mato grosso emitiu manifestação técnica orientando a suspensão imediata da comercialização, distribuição e importação de produtos agrotóxicos que contenham o ingrediente ativo carbendazim em sua composição, a partir de 22 de junho de 2022, no território mato-grossense.

A Anvisa determinou na terça-feira (21.06) a suspensão cautelar da importação, fabricação, comercialização e distribuição do ingrediente ativo carbendazim, e produtos técnicos que contenham esse ingrediente ativo em todo o território nacional, enquanto aguarda a conclusão da reavaliação toxicológica do carbendazim.

“A suspensão cautelar tem por objetivo evitar que os agrotóxicos à base do carbendazim continuem disponíveis no mercado até a conclusão da reclassificação toxicológica, bem como estudos quanto aos riscos que o produto pode representar à saúde humana”, afirma a coordenadora de Defesa Sanitária Vegetal, Silvana Amaral.

A medida cautelar não se aplica aos produtores rurais que já possuem esses produtos em sua posse. Porém, não devem ser efetuadas novas aquisições, pois a comercialização e distribuição estão suspensas.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Propaganda

Mato Grosso

Agosto Dourado: Hospital prepara uma programação especial para celebrar a campanha

Publicados

em

O Hospital Beneficente Santa Helena (HBSH), referência em maternidade e atendimento às gestantes, realizará uma programação especial para celebrar o Agosto Dourado, mês de luta pelo incentivo à amamentação.

Durante o mês será feito um trabalho com foco nesse assunto que envolverá colaboradores e pacientes. O evento, organizado pela Coordenação de Enfermagem da unidade, contará com a participação da equipe multiprofissional e tem como público-alvo as gestantes e puérperas em atendimento, afim de disseminar informações que irão orientá-las na hora da amamentação.

A programação se iniciará com uma roda de conversa sobre aleitamento materno e em seguida uma apresentação da artista Thereza Antunes, que através da personagem Dra. Martistela Furtado, levará entretenimento e informação de forma lúdica. Para encerrar o dia, será servido um lanche seguido de sorteios de brindes.

Dando sequência à programação, nos dias 24 e 25 será exposta uma Estação de Amamentação, que está aberta para visitação das 08h às 10h, das 14h às 16h e das 19h às 20h30.

A gerente de enfermagem, Vanusa Cirstina, explica que serão cinco estações sobre: Posições para aleitamento, pegada correta do bebê, evolução do estômago do bebê, extração manual do leite materno, armazenamento do leite materno.

E, para finalizar, no dia 26 de agosto, às 14h, será realizada uma live com o tema “A importância do aleitamento materno para fortalecimento do vínculo e nutrição infantil”, ministrada pela Psicóloga Mara Rubia e pela Nutricionista Danielly Venuti.

Às 14h30, acontecerá o encerramento e o último sorteio de brindes para as participantes. Além de todas essas ações, o hospital está preparando uma decoração que faça alusão ao tema e que chame a atenção para a importância do assunto.

“Nosso objetivo com essa ação é tirar todas as dúvidas sobre o tema, orientar essas mães e auxiliar no processo de amamentação, para que ele se torne o mais fisiológico e natural possível”, explicou Vanusa.

Vanusa lembra que “a amamentação precoce estimula a contração do útero e de seus vasos, atuando como profilaxia das hemorragias pós-parto”. Entre os benefícios para a mãe, vale destacar ainda a redução da incidência de cânceres de mama, ovário e endométrio.

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

TECNOLOGIA

MATO GROSSO

Política Nacional

Mais Lidas da Semana